Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando Web

[Resolvido] Direitos Autorais sobre Imagens

Recommended Posts

Boa tarde ae pra todos...

Bom sou um pouco leigo nessa area de imagens então vamos lá!!

Quero saber como funciona o direito sobre imagens, ex:

Crio um job no photoshop, então o trampo ficou bom e quero comercializalo na web, como faço pra dizer que aquela imagem é minha, funciona + ou - como uma patente? E aonde eu faço isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode simplesmente mandar pra net um jpg ou coloque uma marca d'gua na imagem de modo que não possa ser retirada, e desde que você tenha o psd original você é o dono autentico dessa imagem que você fez.

agora abrir um processo por causa de uma simples imagem já é outra coisa, muito burocratica, não tenho certesa mas acho que o copyright te da os direitos sobre imagens também, mas só agencias grandes se preocupam com isso, hoje em dia existe muitos bancos de imagem que liberam gratuitamente imagens entre outros.

Compartilhar este post

Link para o post

você pode deixar uma assinatura tua na img.. ou entao integrar uma tipografia legal juntamente com uma marca d'agua

agora, se você fizer por exemplo uma textura, dai você pode deixar seu nome e pedir para quem for usar deixar os seus creditos na imagem :)

nao existe uma forma concreta de patentear img pela net afora.. ateh pk um designer tem um acervo ilimitado de trabalhos e ficaria dificil impraticavel sair patenteando todas

você tbm pode reduzier a qualidade da img final para q ninguem tenha interesse de copiala (mas isso eu nao aconselho, ja q sua arte e o q lhe define.. falta de qualidade vai te comprometer como designer)

e lembresse sempre de guardar o psd da img original, pois este e o UNICO meio de comprovar q a img e sua e foi você quem trabalhou nela

abraz

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, então vou sempre deixar minha assinatura nos meus jobs!!

Mas ja que entramos no assunto, qual a melhor maneira de comercializar os meus trabalhos? E quais os melhores sites para se fazer isso? E éssa é a ultima, prometo!!! A quanto posso vender + ou - um job meu???

Compartilhar este post

Link para o post

essa questao de comercializar eh bem relativo.. nao eh tao facil comercializar imagens aleatorias, pra você dar uma de freelancer você precisaria cria logotipos e coisas do genero, você teria q ter pelo menos a indicaçao de alguem pra quem você trabalhou e que gostou do teu trabalho..

pela net eh mais dificil contando q você ainda eh anonimo no ramo, pk depois q ganhar nome as pessoas automaticamente vao te procurar =]

quanto a preço, isso ai varia pelo trabalho q te deu e pelo tempo q gastou, nao sei dizer direito pk depende do q você esta fazendo.. banners, logos, cartazes, panfletos, arte grafica.. etc

um bom site para se comercializar artes proprias eh o DEVIANT-ART

Compartilhar este post

Link para o post

Essa preocupação é bastante pertinente amigo.

Mas olha, se um dia um cara usar uma imagem minha num comercial ele ta frito pq eu provo que a imagem é minha e ganho um troco sobre o safado.

hehehhe

ai se isso acontecesse.

Amigo, desencuca com isso. Faça suas iamgens e mande bala

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.