Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GuilhermeLeobas

[Resolvido] Formatação

Recommended Posts

Opa galera http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

E o seguinte, estou com umas duvidas relacionado a formatação e HD.

Existem 2 maneiras de formatar, certo?

• E a que todo mundo faz, e so colocar o cd na bandeja do leitor e formatar.
  • Essa segunda e que eu estou com duvida, pelo que eu sei e uma formatação mais tecnica que zera o HD todo, ao contrario da 1º que so muda a linha de inicialização do Hd, por isso que existem programas que recuperam os arquivos deletados.

Queria saber mais detalhes sobre a 2°

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conforme o aviso existente no fórum de origem deste post, não é permitida a postagem de dúvidas nesta área, motivo pelo qual este tópico será movido para o fórum principal deste assunto.

Tópico Movido

Origem: Artigos, Tutoriais e Matérias (Hardware) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Destino: Hardware - Geral

Compartilhar este post

Link para o post

É o seguinte.

Quando você compra o HD, ou o PC, o seu HD vem zerado (no caso do PC, só vem com o Windows e drivers).

O zerado que eu falo é zerado pelo motivo do procedimento preencher todo o HD com zeros (que na informatica não vale nada, nulo). Isto é feito no caso que queira vender o HD, ou apagar qualquer vestigio definitivamente do seu HD. A formatação normal apenas limpa o espaço do HD para que possa ser sobrescrito por outro arquivo. Há muitas ferramentas para o Formatamento definitivo.

Atenção:Procedimento muito perigoso, pois pode perder permantentemente seus dados sem qualquer chance de recuperamento.

O programa mais baixado no Baixaki que eu achei é o Active@ Kill Disk.

Os unicos jeitos de formatar o HD completamente é se você colocar o HD em outro computador, ou formatando uma partição, dps formatando a outra.

Se eu não to enganado, eu ouvi falar que você só fica seguro se quebrar o HD a marretadas. rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa por ter aberto o topico na parte de artigos, achei que estava no forum principal.

E o seguinte, pelo que eu me lembre existem comandos no dos que zeram o HD ( /Fdisk ) mais me parece que essa e a formatação logica e so exclui as partições.

à minha duvida e em relação a formatação fisica, ela so e feita por fabricantes?

Como ela e feita?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa por ter aberto o topico na parte de artigos, achei que estava no forum principal.

E o seguinte, pelo que eu me lembre existem comandos no dos que zeram o HD ( /Fdisk ) mais me parece que essa e a formatação logica e so exclui as partições.

à minha duvida e em relação a formatação fisica, ela so e feita por fabricantes?

Como ela e feita?

Isso mesmo killer ™ pelo que já li a Formatação Física é o processo onde os setores e trilhas do disco são demarcados e numerados. Isso é feito na fábrica, com equipamentos especiais... porem tem os Low Level Format e Zero Fill...

* Qual a diferença entre Low Level Format e Zero Fill?

Nenhuma, ambos fazem a mesma coisa. Em alguns softwares de alguns fabricantes, a opção low level format pode é retornar alguns erros, por isso é mais recomendável usar a opção zero fill se a mesma estiver disponível no software usado.

Antigamente, Low Level Format era um método que fisicamente criava e definia as partes onde dados seriam armazenados, como trilhas, setores... e por isso, era muito complicado e normalmente só feito na fábrica. Hoje, Low Level Format chega a significar o mesmo que o Zero Fill (apesar de os mais conhecidos saberem diferenciar o LOW LEVEL FORMAT de tempos atrás com o novo Low Level Format de hoje, que tem nome mais conhecido de Zero Fill) onde o disco rígido preenche todo o disco com zeros novamente, fazendo com que o mesmo fique muito parecido com um disco que saiu da fábrica. Normalmente quando está fazendo Zero Fill, o disco já executa um utilitário de teste para confirmar o sucesso do processo.

* Isso estraga o disco rígido?

O disco rígido lê e escreve dados. O zero fill nada mais faz do que escrever "zeros" no disco rígido. Ou seja, não estraga o disco rígido.

Vale um parênteses aqui, pois os fabricantes não recomendam ficar fazendo zero fill direto, e sim somente quando necessário, ou quando algum software de diagnóstico aconselhar o procedimento.

* Como saber quando fazer o Zero Fill?

Use sempre um programa de diagnóstico do fabricante do seu disco rígido para analisar o disco rígido em busca de problemas. As vezes, um bad block pode ser reparado pelo software sem necesitar de um zero fill.

* Zero Fill apaga meus dados?

Diferente da formatação lógica, em NTFS ou FAT 32, por exemplo, o Zero Fill vai zerar seu disco rígido, ou seja, vai realmente deletar seus dados, sendo praticamente impossível a recuperação deles com um software depois. Por isso, antes de tentar fazer o Zero Fill, faça backup dos seus dados.

O Zero Fill pode ser uma opção para alguns usuários que estão querendo vender o seu disco rígido mas temem que o comprador possa tentar vasculhar o disco para ver o que o usuário antigo tinha no disco (como dados confidenciais).

* Zero Fill pode renascer o meu disco rígido?

Normalmente sim, se o mesmo tem problemas no disco, e não físicos como problemas mecânicos. Normalmente se o Windows estiver corrompido a ponto de não restaurar, ou até um vírus no setor de boot, alguns bad blocks, com o Zero Fill, você pode fazer o seu disco voltar a funcionar normalmente (mas vale lembrar que depende do problema. Zero Fill não é milagroso).

* Tenho mais de uma partição. Posso escolher em qual partição fazer o Zero Fill?

Não, não é possível escolher a partição. O Zero Fill trabalha no disco todo, ou seja, ou é o disco todo, ou nada.

Formatação de Baixo Nível (Low Level Format ou Zero Fill)..

Ha!! Para quem tem duvidas sobre Como usar o fdisk da Microsoft aqui tem um belo tutorial: Como usar o fdisk da Microsoft http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Edvan

Resolvido

Valeu grande killer ™ qualquer coisa estamos aí... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

PROBLEMA RESOLVIDO!

Caso o autor necessite que o tópico seja reaberto basta enviar uma Mensagem Privada para um Moderador com um link para o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.