Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos L. Mendes

[Resolvido] mySQL Stand Alone

Recommended Posts

Olá amigos!

Seguinte, estou desenvolvendo uma aplicação cliente servidor.

Do lado servidor vou usar o mySQL server mesmo.

Do lado cliente, precisava de um banco de dados no estilo Access. Portátil, leve e que não obrigue os usuários da minha aplicação a instalarem um servidor de banco de dados em suas máquinas.

Lembrando que preciso de algo que não exija licenças.

Pensei até em usar o Base (Open Office), mas após muitas pesquisas, desisti. Parece que não tem como conectar uma aplicação nele.

Então estudei mais e descobri o mySQL stand alone.

Contúdo, ainda não entendi muito bem como funciona, quais são as características técnicas, como gerar a conexão entre meu aplicativo e ele e como distribuir.

Também fiquei em dúvida quanto a licença.

Parece que existe uma biblioteca que precisamos usar e criar um módulo para realizar a conexão.

Essa biblioteca é distribuida sobre a GPL, assim, todo o software desenvolvido com essa biblioteca precisa ser regulado pela GPL também.

Bom, a dúvida nesse ponto é: O meu sistema inteiro terá que ser GPL se eu usar esse recurso ou posso liberar apenas o módulo de conexão que intermediará o processo como GPL????

Poderiam me ajudar em tantas dúvidas???

Agradeço muito a todos!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual eh o problema dos clientes se conectarem ao servidor remoto, e pq você quer ter um banco local em cada cliente?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o problema é que nem sempre meus usuários estarão online. E mesmo assim precisarão armazenar informações de forma agil, segura e integra.

Depois, quando estiverem online, poderão fazer a descarga das informações no servidor remoto.

Por isso, eu preciso de um DB remoto e um local.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desconheço a existencia de um MySQL Stand Alone... talvez o Wagner se ler o post possa te informar melhor.

De qualquer jeito, se você quer fazer isso aih eu recomendo usar o SQLite, que ja eh uma tecnologia confiavel, madura , conhecida e com ACID (caso seja necessario).

Compartilhar este post

Link para o post

Putz!!!! Já havia ouvido falar do SQLLite, mas não lembrava!!!

Sabe me dizer se a licença do SQLLite é BSD???

PS: Baixei e estava verificando as características do SQLLite.

Acho que ele ainda não atende às minhas necessidades!

Na verdade, eu precisava de algo mais protegido... O arquivo *.db que ele gera é legível...

Tanto a estrutura do banco quanto os dados ficam muito vulneráveis...

Poderia armazenar os dados criptografados, mas isso iria tomar muito tempo de processamento. Não seria ideal!

Além disso, não consigo limitar com senha..

Eu precisava de uma aplicação bem semelhante ao Access na questão segurança. Não precisa ser extremamente seguro, mas preciso limitar o acesso com senha. Preciso também que os dados não fiquem legíveis ou pelo menos fiquem confusos dentro da base...

Bom, de qualquer forma, obrigado! Gostei do SQLLite.. já visualizei muitas situações em que esse cara vai ser muito util!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hey, pessoal!!! Não está resolvido esse tópico!!!

Por favor, re-abram!!!

Ainda preciso de um banco de dados que atenda às minhas necessidades! O SQLite que fora sugerido não atende!!!

Preciso de um banco com acesso mais controlado!

Que não permita o fácil acesso à sua estrutura ou dados!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo,

Não existe um "MySQL Standalone". A questão de ser ou não standalone é inerente à maneira na qual é feita a instalação e a utilização do MySQL.

No Windows ele pode ser instalado como um serviço, sendo controlado pelo próprio sistema operacional para que faça o seu start e shutdown.

No Linux/Unix, ele roda como um processo e suas várias threads - no Windows também temos threads, so que não são aparentes.

Caso você precise no Windows ou no Linux rodar o MySQL de forma "standalone" ou seja, manualmente, basta chamá-lo através da linha de comando:

shell> mysqld

Desta maneira eu posso desabilitar e habilitar vários recursos globais e de sessão, como iniciar uma sessão com o key_buffer size com 20MB de tamanho ou mesmo inabilitar o InnoDB com a opção --skip-innodb ou ainda desabilitar as grant tables --skip-grant-tables (cuidado com isso):

shell> mysqld --sort-buffer-size=512000 --net-buffer-length=512000 --max-allowed-packet=512000

Consultando o no Linux os processos ativos (comando ps -aux) ou o gerenciador de tarefas do Windows, você achará uma referência ao MySQL rodando.

Quanto ao seu projeto, coloque o MySQL para rodar e pronto, já que ele é GPL e é justamente o que você procura.

Esqueça dos pêlos, porque ovo não tem pêlo, ok?

Grande abraço, precisando, continue o post!

Abraço Giesta!! Gente boa... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif

Happy MySQL'ing! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.