Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiggsTronic

Foto granulada

Recommended Posts

Olá.

Sou novíssimo no mundo da fotografia. Por isso, desculpe c minha pergunta for estupida.

Seguinte. Eu quero tirar fotos numa sala iluminada apenas por duas lâmpadas fluorescentes. O quarto deve ter uns 12x6 m.

Coloquei um lençol branco esticado atras do assunto, para facilitar o recorte no photoshop.

Regulei o ISO em 1600 800. Várias intensidades de Flash. No visor da camera a foto tava boa. na hora d abrir no PC, vi q tava toda granulada.

Onde eu errei?

Eu não tenho aqui agora a regulagem total da camera na hora das fotos, mas se for ajudar no "diagnóstico" eu posto as informações mais tarde.

Abraços.

Aguardo resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não foi um erro... isso é normal

foi na escolha do ISO... acima de 600 granula mesmo, qnto maior o ISO maior será a intensidade de granulação

ainda mais na falta de luz ele fica mais evidente.

você deve escolher a maior abertura possível da sua lente.. por exemplo F/2.8 ...... você deve escolher uma velocidade baixa para que tenha mais exposição de luz, o problema se você baixar muito a velocidade, exeplo 1/10 a foto irá ficar tremida..... se for um objeto que irá ficar estático.. pode ser nessa velocidade mesmo, agora se for pessoa aconselho de 1/40 pra mais.

faça testes com a maior abertura e as velocidades mais baixas começando no ISO400 ...se ficar boa OK...senão vá aumentando o ISO para 600... 800 e veja se ficou boa

vai depender muito da sua câmera, se for compacta.... sem um flash de estúdio vai ser impossível conseguir uma foto sem granulação

se for uma reflex, geralmente até ISO800 ela granula pouco... a minha (Sony A200) até 1600 granula pouco se tiver uma luz boa, acoma disso ex: 3200 granula um pouquinho

se sua configuração já tinha sido dessa maneira... o jeito é aumentar a luz, tente colocar mais luz no local.... ou então aproxime a luz do assunto/objeto

espero ter ajudado... qualquer coisa poste denovo

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu fazer uma pergunta de novato.

Se eu abrir muito a lente, quer dizer q vou explodir a foto?

esse lance de ISO, velocidade, Luz.

Fiz um curso básico a poucos dias, mas tá f*** de entender isso.

achar o equilibrio entre lente aberta, velocidade e ISO é o chato da fotografia.

Mas sem isso, nada d fotos bonitas. Me dá uma dica ai pra entender isso.

Vi tuas fotos no flickr. Luzes perfeitas.

Eu kero ser assim kando crescer. rs

Vlw kra.

fico aguardando umas dicas maneiras.

Compartilhar este post

Link para o post

explodir ?? O.o

você quis dizer ESTOURAR né ?? ...... sim, é relativo... quanto mais se abre a lente mais luz entrará nesta, lembrando que aumentar na marcação numérica é o contrário

F/2.8 é maior abertura, enqnto F/32 seria uma abertura bem fechada

chato da fotografia ???

caracass.... ISSO É A FOTOGRAFIA..... com isso é que você faz as composiçoes de subexposto, superexposto, contraluz

a regra inicial e se você fez o curso E PRESTOUUUUU ATENÇÃO é o fotômetro, sem ele você não irá conseguir se guiar

depois de um tempo você acostuma e já bate o olho em um lugar e sabe mais ou menos a configuração, no começo eu penava

mais hoje eu chego em um lugar, olho o que quero fotografar e como quero fotografar, se do jeito que estou vendo, mais claro, mais escuro, sombras, estourado

e você acostuma tanto (igual andar de carro) que já sabe uma configuração média (alguns profissionais conseguem fazer uma leitura da luz quase exata -- QUASE!), depois é só acompanhar o fotômetro da sua câmera e ver se está entrando mais ou menos luz, se estiver faltando luz (-) você tem que compensar abrindo mais a lente

por exemplo.......... você está na sua sala, vai tirar uma foto... coloca a configuração ISO 400 - f/5.6 - f/100

mais o fotômetro acusa que está faltando luz, a barriha irá para o lado (-) ... cuidado algumas câmeras são o contrário =D

você então terá que conseguir mais luz para aquela cena.

ISO ???

não... tente sempre compensar primeiro com velocidade e abertura, pois quanto maior o ISO mais granulada será sua foto, não queremos isso

o que fazer?

se sua lente permitir você deve abrir mais ainda.... por exemplo, minha lente vai até f/2.8 ... então a configuração ficaráa ISO 400 - f/2.8 - 100

mais ainda está escuro, por ser uma foto dentro de casa aonde não tem uma luz tão intensa, como conseguir mais luz ?

VELOCIDADE ?

talvez.... estamos em velocidade 100... se você baixar mais , por exemplo 30 conseguirá mais luz, só que qualquer movimento na câmera irá causar aquelas famosas tremidas e borrões

sua lente já está na maior abertura f/2.8 e sua velocidade no limite para não tremer F60, então qual os 2 únicos recursos que te sobram ?

- usar flash (mas nessa suposição não queremos foto com flash, queremos com luz ambiente)

- aumentar o ISO

nesse caso o ISO é o último recurso (neste caso viu), pois o restante já está no limite (se assim posso dizer), então você troca o ISO de 400 para ISO 800 e o fotômetro irá subir e chegar no 0 (zero)

sua foto agora está com uma luz boa, o que acontecerá é que dependendo da sua câmera um ISO 800 pode deixar bemmmmmmm granulada sua foto, já com câmeras profissionais (dSLR) o ruído é menor

a minha câmera por exemplo, em lugar com luz boa consigo usar até 1600, a noite com pouca luz 3200 granula bastante já

só que as vezes é melhor uma foto granulada do que perder aquele momento.

bom espero ter ajudado com essa simulação prática, eu recomendo você ler alguns artigos e tutoriai para entender melhor a técnica de compensação

http://forum.imasters.com.br/index.php?showforum=218

(nesse link voce encontrará 5 aulas muito bem elaboradas que te explicará e reforçará mais o que eu tentei explicar)

Compartilhar este post

Link para o post

Coxão,

tirou onda. mandou muito.

Ótimo post.

Jám deu uma booa melhorada nas minhas fotos.

Mas ainda estou apanhando para configurar a mákina. é nova, ainda naw acostmei.

nunca tive makina com muito botão pra apertar. acho q isso ta atrapalhando um pouco.

mas tb naw kero aprender nos modos automaticos. kero aprender a calibrar makina na mão.

Muuuuito bom o post.

vai ajudar muita gente ainda.

Ainda vou ser assim. Olhar pra um ligar e ver mais ou menos q calibragem certa da makina

[;)]

Abraços kra.

kalker dúvida venho postar dnovo

Compartilhar este post

Link para o post

sim, é uma boa câmera.... só saber tirar o proveito maximo dela

olha achei umas dicas de fotografia no blog de uma amiga minha que é fotografa

da uma olhada lá, vai ajudar bastante

http://www.dicasdefotografia.com.br/aprend...far-em-7-licoes

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima apostila.

Já estou lendo.

Vou imprimir pra poder carregar comigo, kando eu for sair pra treinar bater fotos

Muito bom material.

Brigadão pelo link.

Se tiver mais coisa desse nível, me manda ;)

Abraços cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.