Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago.serra

fdisk DOIDÃO

Recommended Posts

Olá pessoal,Há muito tempo atrás, postei nesse mesmo fórum minha dúvidas quanto ao GRUB... pq q eu não conseguia bootar o XP de jeito algum??? (usando Red Hat 9). Cheguei até a trocar ele pelo LILO, mas o problema era o mesmo; então, veio a luz de olhar no fdiskExistiam 4 partições:hda1 - Linuxhda2 - FAT32 extendida (ou algo do tipo)hda3 (acho q é 3, ou 4, sei lá) - Linux SWAPhda5 - FAT32O problema é que eu tentava bootar pela hda5, mas não ia de jeito algum. Descobri que a hd2 estava localizada no mesmo local (i.é, as duas apontam pro mesmo lugar). Consegui até montar a hd5 e vi que todos os arquivos estão lá.Tentei apagar a hd2, mas a hda5 ia junto, como q por "milagre". Redifini a partição na esperança de que bootasse, mas até agora nada. Tenho marcado o início e o fim da seção onde, "virtualmente", ela se encontra. O que estou errando? Devo chama-la de hda2 ou hda5? Qual o tipo de arquivo que deve ser atribuido?HELP!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Tiago, o problema é que esse disco está com 2 partições primárias, 1 extendida e uma unidade lógica dentro da extendida.hda1==>Primáriahda2==>Extendidahda5==>Unidade lógica dentro da hda2hda3==> PrimáriaUm HD só pode ser dividio em até 4 partições primárias, por isso se usa esse recurso de criar uma extendida que comporta até 255 unidades lógicas. O Linux começa a nomear as unidades lógicas a partir do "5", pois deixa até o "4" reservado pra partições primárias, usando ou não. Não há nada de errado com o particionamento do seu HD e sempre se refira a unidade como hda5, pois hda2 poderia ter ainda dentro dela hda6, hda7, hda8...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo... mas pq não boota por ela?

Cole uma cópia do seu /etc/lilo.conf aqui pra eu dar uma olhada. Ouvi dizer que o lilo no RH é meio falho por isso o padrão dele é o grub, mas como você já não estava conseguindo, vamos ver pelo lilo. quando você digita lilo no console dá algum erro?

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, esqueci de copiar o arquivoVocê não poderia jogar o seu aí (se estiver fácil)?

Ok, só que o meu é do Slackware, há umas variações de distro pra outra, use só como base
# LILO configuration file# generated by 'liloconfig'## Start LILO global sectionappend="hdc=ide-scsi"boot = /dev/hda#compact        # faster, but won't work on all systems.prompttimeout = 300default=slack# VESA framebuffer console @ 1024x768x256vga = 773# Normal VGA console# vga = normal# VESA framebuffer console @ 1024x768x64k# vga=791# VESA framebuffer console @ 1024x768x32k# vga=790# VESA framebuffer console @ 1024x768x256# vga=773# VESA framebuffer console @ 800x600x64k# vga=788# VESA framebuffer console @ 800x600x32k# vga=787# VESA framebuffer console @ 800x600x256# vga=771# VESA framebuffer console @ 640x480x64k# vga=785# VESA framebuffer console @ 640x480x32k# vga=784# VESA framebuffer console @ 640x480x256# vga=769# ramdisk = 0     # paranoia setting# End LILO global section# Linux bootable partition config beginsimage = /boot/vmlinuz #entrada para o slackware  root = /dev/hda7  label = slack  read-only # Non-UMSDOS filesystems should be mounted read-only for checkingother= /dev/hda8 #entrada para o damn small  label = damn# Linux bootable partition config ends# DOS bootable partition config beginsother = /dev/hda1  #entrada para o windows  label = win98  table = /dev/hda# DOS bootable partition config ends

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.