Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Quitanda

Action Return

Recommended Posts

Seguinte, sou novato em flash e estou criando um site na raça.

Tenho um botão que, dentro dele há um MC. Esse MC é iniciado simplesmente ao passar o mouse sobre o botão e o que vemos é uma imagem descendo de fora para dentro do palco.

Gostaria que ao tirar o mouse de cima do botão o MC voltasse ao lugar de origem sem "sumir" e sim fazendo o caminho contrario, descendo ao passar o mouse no botão e subindo ao retirar o mouse do botão. Entendido?

Tem algo a ver com a action "return"? Como utilizo?

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao fórum Quitanda.

Se a animação deste MC for feita pela timeline (frame), basta efetuar a animação ao contrário no evento "onRollOut".

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, espero contar sempre com vcs.

Então, eu já tinha pensado nisso. Esse on rollOut eu aplico no botão certo? Só que meu MC já tem uma action que é a stop. Se não tiver essa action ele vai ficar indo e voltando sem parar saca? Porém com essa action stop ele não executa o resto da animação.

É assim: tem a descida do objeto no palco que para com a action stop (nesse momento estou com o mouse sobre o botão). Se tiro a action stop ele fica repetindo o movimento. Se mantenho e tento colocar outra action junto, seja play, seja return, simplismente não vai. Acredito que seja porque a primeira action seja stop. Alguma luz? Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos imaginar que este MC (animação) tenha 10 frames. Então vamos incluir a animação ao contrário (claro que tem outras formas de se fazer isso).

Entre no modo de edição deste MovieClip, selecione do 1º ao 10º frame e copie;

Selecione o 11º (que vai estar vazio) e cole os frames que copiou;

Sua animação agora terá 20 frames;

Selecione do 11º ao 20º frame e através do botão direito do mouse selecione a opção "reverse frames";

Se der um "play" pela timeline, a animação deverá ir e voltar com o efeito reverso que acabamos de aplicar;

Tudo Ok, coloque um "stop();" no frame 1, 10, 11 e 20.

Agora nos botões:

No evento "rollOver", anime este MC : "meuMC.gotoAndPlay(1);" - Vai animar do 1 ao 10º frame e parar;

No evento "rollOut", anime este mesmo MC, mas agora iniciando do frame 11 : "meuMC.gotoAndPlay(11);".

(onde "meuMC", é a instância do seu "MovieCLip").

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta sofrido aki viu...

Tentei de todo jeito, mas creio que minha falta de experiência está me induzindo ao erro.

As questões são as seguintes:

1º Meu MC tem de estar dentro do botão, tipo em "Over" ou em "Down" ou não precisa e a action "gotoAndPlay" faz uma "busca" dentro da biblioteca do arquivo? (Detalhe que tentei de ambas as formas, qual a correta?)

2º Devo aplicar os eventos "RollOver" e RollOut" direto no botão, certo? Posso ter dois eventos dentro do mesmo botão?

Será que é mais ou mesno isso?

on (rollOver) {

site_map.gotoAndPlay(1);

}

on (rollOut) {

site_map.gotoAndPlay(6);

}

????????

Se for, há algo errado, pois não funfa. Quando passo o mouse sobre o botão ele reage normalmente, ou seja, muda de cor. Isso é o botão se comportando normal,ok. Mas o MC não aparece.

Eu tinha colocado o MC direto dentro do botão na frame "Over", e qdo eu passava o mouse no botão o MC aparecia normal, mas sem o efeito de voltar qdo tirava o mouse. Depois fiz a "repetição inversa dos frames" e ai ele ia e voltava, exatamente como eu queria só que só com o mouse sobre o botão e até repetidamente. Com as actions "stop();" nada acontece, só o botão reage como botão mesmo, nada de MC na tela.

Desculpa a ignorância, de repente a solução tá na minha cara, mas gostaria de toda a ajuda possivel aki do iMasters pra ir desenvolvendo esse site que é um projeto pessoal, porém muito grande e de impacto. Quando eu terminar, terei muita satisfação em dar thanks pela ajuda nos créditos do site.

:)

Mas preciso evoluir um pouco aki, que tá difícil...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.