Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nknk

Urls amigáveis 'falsos'

Recommended Posts

Eu tenho uma preocupação a respeito de algumas técnicas que podem ser usadas como urls amigavéis. Gostaria de saber se isto é realmente importante e se precisa gerar alguma código que verifiquei, em php.

 

Por exemplo o link do artigo com o título Segurança na internet sem fio

www.meusite.com/artigo/1/seguranca-na-internet-sem-fio

 

Alguém mal-intencionado pode linkar algo como

 

www.meusite.com/artigo/1/site-malicioso

 

ou um erro no indexador.

 

Isto é realmente preocupante, precisa fazer a verificação para este tipos de urls? Algo como, pegar a variável titulo e verificar se corresponde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hm... nao saberia como evita isso em php ... mas eh tipo

www.meusite.com/artigo/1/seguranca-na-internet-sem-fio

dai a pessoa descuidada le rapido ou nen le so clica e eh levada pra otra pagina com o mesmo layout e tal ... dai pra completa la ela digita senhas e tal ... isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele quer dizer isso:

www.meusite.com/artigo/1/seguranca-na-internet-sem-fio

 

A última seção da url, que só serviria para SEO e ter um link amigável, mas que de fato poderia ser qualquer coisa:

www.meusite.com/artigo/1/blablabla

www.meusite.com/artigo/1/--------videos-for-free

Mas ainda assim levaria ao mesmo artigo, pois a variável importante é o nº.

 

 

É mais ou menos o problema que o G1 teve com aquele artigo onde modificaram o link para dizer algo como "fulano se f****" e ficou super famoso na internet, bla bla bla

 

Cara, eu acho importante verificar se essa variável é igual à esperada sim, por via das dúvidas sabe, evitar qualquer sorte de difamação do site e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem que verificar se o artigo existe

Isso depende de como você programou o sistema. Se for o nome de um arquivo, use file_exists, por exemplo. Ou verifique se o artigo existe no BD... enfim, depende de como fez o sistema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele quer dizer isso:

www.meusite.com/artigo/1/seguranca-na-internet-sem-fio

 

A última seção da url, que só serviria para SEO e ter um link amigável, mas que de fato poderia ser qualquer coisa:

www.meusite.com/artigo/1/blablabla

www.meusite.com/artigo/1/--------videos-for-free

Mas ainda assim levaria ao mesmo artigo, pois a variável importante é o nº.

 

 

É mais ou menos o problema que o G1 teve com aquele artigo onde modificaram o link para dizer algo como "fulano se f****" e ficou super famoso na internet, bla bla bla

 

Cara, eu acho importante verificar se essa variável é igual à esperada sim, por via das dúvidas sabe, evitar qualquer sorte de difamação do site e etc...

Dany X,

 

Já vi pessoas fazendo brincadeira com título e url amigável do G1, mas não sabia que ocorreu este caso famoso. Enfim, minha preocupação é em relação a isto. A solução é bem simples, mas não a minha dúvida era saber até que ponto é necessário, talvez para um site como g1, sim, para a maioria não. Existe formas mais otimizadas mas uma bem simples seria, pegar a variável e ver se bate com o título, isto é, transformando o título para uma forma amígavel também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu imaginei que fosse o caso disso mesmo... pq lembrei do incidente do G1 (http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL919804-6174,00-LINK+FALSO+DE+REPORTAGEM+DO+G+CIRCULA+PELA+INTERNET.html ) quando alguem divulgou o link http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL919...DEU+BONITO.html como se fosse http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL919...+DE+MORRER.html

 

isso só serve para SEO, o que eu costumo fazer, é não colocar o id como principal... e sim a propria url, e o id só servir para confirmação...

 

no select você faz: select * from tabela WHERE id = $id AND url LIKE '$url'

 

com isso você resolve praticamente todos os problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso faria a checagem via javascript

 

pois o banco de dados já vai retornar na própria página o titulo original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.