Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quitZAUMMM

[Resolvido] Conectando Java no Mysql

Recommended Posts

Galera camelei um pouquinho pra aprender sozinho, + é coisa facil por isso gostaria de postar esse mini-tutorial..

caso alguem veja algum erro.. naum deixe de falar hein ;D

 

Conectando Java no Mysql

 

Bom... vou mostrar como conectar o Java, demorei pra conseguir, mais é coisa simples.

Nas IDE’s é só você baixar o *.jar e adicionar ele no PROJETO, vou mostrar como conectar sem usar as IDE’s ou seja usando o DOS mesmo.

 

Vamos baixar o mysql e o conector mysql.

Mysql: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.1.html

Escolha o Sistema Operacional e baixe o Installer.

Conector: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.1.html

 

Obs: Para fazer os downloads precisa de registro, mais isso é de menos

 

Se não me engano quando você baixa o mysql ele vem com a senha e usuário padrão.

Usuário: root

Senha: root

 

Agora vamos começar a configurar:

Para evitar problemas jogue o *.jar nesse diretório: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_01\lib\ext (bom naum sei o caminho da maquina de vocês)

Vá no ícone do ‘meu computador’, clique com o direito, na aba ‘avançado’ cliquem em ‘Variáveis de Ambiente’ e na variável do sistema q chama CLASSPATH de um editar e no final cole o caminho completo de onde está o *.jar, (C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_01\lib\ext\mysql-connector-java-5.1.7-bin.jar)

 

Vamos ver se roda:

Primeiro ative o ‘mysqld’ q está na pasta onde você baixo o Mysql.

Agora abra o bloco de notas e vamos um pouco pros códigos:

 

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;

public class Conexao{
	public Connection conexaoMysql(){
		String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/test";
		String login = "root";
		String senha = "root";
		try{
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver").newInstance();
			Connection conexao = DriverManager.getConnection(url, login, senha);
			return conexao;
		}catch (Exception ex){
			return null;
		}
	}
}

Agora vamos criar uma classe para testar essa conexão:

import java.sql.*;

public class ConexaoMysql {
  public static void main(String args[]){
	Connection conexao = new Conexao().conexaoMysql();
	if (conexao != null) System.out.println("Conexao efetuada com sucesso!");
	else				System.out.println("Houve um erro na conexão!");
  }
}

Se aparecer Conexao Efetuada com sucesso, parabéns conseguiu conectar, caso de problema de coxexão, verifique se o caminho do *.jar esta certinho no CLASSPATH e tambem se você ativo o Mysqld como disse.

 

Pronto ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo tuto mesmo

 

muito util

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela contribuição, estarei movendo para a área de dicas ok.

 

Um grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, mal por ter postado em area errada xD!

 

É q qnd procurei na net como fazer isso, naum achei um tutorial completinho dizendo como fazia, e sim fui pegando partes de um aki outro ali..

espero q possa ajudar muita gente ;D

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera camelei um pouquinho pra aprender sozinho, + é coisa facil por isso gostaria de postar esse mini-tutorial..

caso alguem veja algum erro.. naum deixe de falar hein ;D

 

Conectando Java no Mysql

 

Bom... vou mostrar como conectar o Java, demorei pra conseguir, mais é coisa simples.

Nas IDE’s é só você baixar o *.jar e adicionar ele no PROJETO, vou mostrar como conectar sem usar as IDE’s ou seja usando o DOS mesmo.

 

Vamos baixar o mysql e o conector mysql.

Mysql: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.1.html

Escolha o Sistema Operacional e baixe o Installer.

Conector: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.1.html

 

Obs: Para fazer os downloads precisa de registro, mais isso é de menos

 

Se não me engano quando você baixa o mysql ele vem com a senha e usuário padrão.

Usuário: root

Senha: root

 

Agora vamos começar a configurar:

Para evitar problemas jogue o *.jar nesse diretório: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_01\lib\ext (bom naum sei o caminho da maquina de vocês)

Vá no ícone do ‘meu computador’, clique com o direito, na aba ‘avançado’ cliquem em ‘Variáveis de Ambiente’ e na variável do sistema q chama CLASSPATH de um editar e no final cole o caminho completo de onde está o *.jar, (C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_01\lib\ext\mysql-connector-java-5.1.7-bin.jar)

 

Vamos ver se roda:

Primeiro ative o ‘mysqld’ q está na pasta onde você baixo o Mysql.

Agora abra o bloco de notas e vamos um pouco pros códigos:

 

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;

public class Conexao{
	public Connection conexaoMysql(){
		String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/test";
		String login = "root";
		String senha = "root";
		try{
			Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver").newInstance();
			Connection conexao = DriverManager.getConnection(url, login, senha);
			return conexao;
		}catch (Exception ex){
			return null;
		}
	}
}

Agora vamos criar uma classe para testar essa conexão:

import java.sql.*;

public class ConexaoMysql {
  public static void main(String args[]){
	Connection conexao = new Conexao().conexaoMysql();
	if (conexao != null) System.out.println("Conexao efetuada com sucesso!");
	else				System.out.println("Houve um erro na conexão!");
  }
}

Se aparecer Conexao Efetuada com sucesso, parabéns conseguiu conectar, caso de problema de coxexão, verifique se o caminho do *.jar esta certinho no CLASSPATH e tambem se você ativo o Mysqld como disse.

 

Pronto ;D

olá amigo, estou com um problema e me perece que você irá poder me ajudar.

desenvolvi um aplicativo java para inserção em banco de dados. usei o mysl frot para criar as tabelas e o EasyPHP (Apache,PHP,Mysql) pois estou desenvolvendo uma web para consulta deste dados. Mas voltando ao aplicativo Java, eu usei mysql-connector-java-5.1.7 (ja faz um tempo que baixei, não sei se esse é JDBC, num sei o ue é, pois na epoca me lembro de um tutorial me pedia para instalar tal .jar), extrair para a pasta LIB do JDK, certo no projeto JAVA importei o .JAR e tudo beleza (ah, utilizo o Netbeans 6.5). Fiz a conexao através da aba Serviços>Banco de Dados. Tudo OK. Posteriormente fui desenvolvendo o aplicativo, uma classe para conexão e outra (uma tela) para inserção dos dados. Tudo OK tb. Consigo inserir dados perfeitamente.

Certo, o problema é que agora, minha chefe me pediu para mais de um PC ter acesso ao banco, ou seja cada um PC pode inserir dados. Certo, meu procedimento foi o seguinte:

Copiei o código do aplicativo que fiz para a outra máquina, peguei o mysql-connector-java-5.1.7 e também coloquei na pasta lib da outra maquina e tentei fazer uma conxao pela aba serviço, em banco de dados coloco nova conexao, usando o Mysql/Conector J/driver e passo os parametros, soh que agora coloco como host o IP da maquina que está o banco no servidor. Acusa que é impossivel estabelecer tal conexão.

Já fiz:

1 Desativei os firewall das duas máquinas (nada funcionou)

2 Criei uma exção para a porta 3306 na maquina do servido (nada funcionou)

 

Então te pergunto, o que pode ser? to com uma duvida, esse drive que uso (.jar) ele é de 8,6 Mb, e estou vendo aqui agora que alguns foruns recomendado um outro que é 27Mb, o seu link va para a pagina, mas la tem diversos. Se for o diver, como faço para desistalar um e inslar o outro (sendo que o que eu uso aparece conector J e outro também é conector J)? Me ajude ai por favor!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que o erro não está no driver e sim na conexão com o mysql.

Faça um teste.

 

Instale o MysqlFront na máquina que não tem o servidor Mysql e tente fazer a conexão com os mesmo parametros usados na aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que o erro não está no driver e sim na conexão com o mysql.

Faça um teste.

 

Instale o MysqlFront na máquina que não tem o servidor Mysql e tente fazer a conexão com os mesmo parametros usados na aplicação.

poxa cara valeu pela atnenção ai, decobri o que era, depois de muita pesquisa. Era o seginte, por regra o server mysql gara um usuario root, localhost.

entao eu fiz o seguite, creio um novo usuario (root2) com todos os previlégios, assim como o root, em host coloquei %, isso permite o acesso de qualquer maquina, poderia definir um ip especifico tambem, e i mais importante, no arquivo de configuração do mysql, la tem o ip localhost (127.0.0.1), ai tive que tirar este e colocar 0.0.0.0. Mais uma vez, vlw pela atenção ae. Se alguem tiver alguma dúvida como esta eh oh mandar um email pra mim, talvez posso audar (ab3lha@gmail.com)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.