Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MIC_DUARTE

Curso Java - Classes e Objetos

Recommended Posts

Declarando uma classe com um método e instanciando um objeto de uma classe

 

 

Iniciamos com um exemplo que consiste em classe GradeBook. A classe GradeBook (declarada no arquivo GradeBook.java) será utilizada para exibir uma mensagem na tela que dá boas-vindas ao instrutor do aplicativo de notas.

 

// Declaração de classe com um método

public class GradeBook
{
// exibe uma mensagem de boas-vindas para o usuário GradeBook
public void displayMessage()
{
System.out.println( " Welcome to the Grade Book ! " );
} // termina o método displayMessage
} // fim da classe GradeBook

 

 

A palavra-chave public é um modificador de acesso.

A declaração de método começa com a palavra-chave public para indicar que o método está 'disponível para o público' - isto é, pode ser chamado de fora do corpo da declaração de classe por métodos de outras classes. A palavra-chave void indica que esse método realizará uma tarefa mas não retornará (isto é, não devolverá) nenhuma informação para seu método de chamada ao completar sua tarefa.

 

No segundo exemplo a declaração de classe GradeBookTest contém o método main que controlará a execução do nosso aplicativo. Qualquer classe que contém main declarado pode ser utilizada para executar um aplicativo.

 

// Cria um objeto GradeBook e chama seu método displayMessage

public class GradeBookTest
{
// método main inicia a execução de programa
public static void main( String args[] )
{
// cria um objeto GradeBook e o atribui a myGradeBook
GradeBook myGradeBook = new GradeBook();
// chama método displayMessage de myGradeBook
myGradeBook.displayMessage();
} // fim de main 
} // fim da classe GradeBookTest

 

 

 

Saída:

Welcome to the Grade Book !

 

 

Cada nova classe que você cria torna-se um novo tipo em Java que pode ser utilizado para declarar variáveis e criar objetos. Os programadores podem declarar novos tipos de classe conforme necessário, essa é uma razão pela qual Java é conhecida como uma linguagem extensível.

 

A variável myGradeBook é inicializada com o resultado da expressão de criação de instância de classe new GradeBook(). A palavra-chave new cria um novo objeto da classe especificada à direita da palavra-chave (isto é, GradeBook). Os parênteses à direita de GradeBook são necessários, porque em combinação com um nome de classe, representam uma chamada para um construtor, que é semelhante a um método, mas é utilizado no momento em que um objeto é criado para inicializar os dados do objeto.

 

Assim como podemos utilizar o objeto System.out para chamar os métodos print, printf e println, agora podemos utilizar myGradeBook para chamar o método displayMessage. Essa chamada de método difere das anteriores, que exibiam informações em uma janela de comando - todas aquelas chamadas de método forneciam argumentos que especificavam os dados a serem exibidos.

myGradeBook indica que main deve utilizar o objeto GradeBook que foi criado.

O método displayMessage tem uma lista vazia de parâmetros - isto é, displayMessage não requer informações adicionais para realizar sua tarefa. Por essa razão, a chamada de método especifica um conjunto vazio de parênteses depois do nome de método para indicar que nenhum argumento está sendo passado para método displayMessage. Quando o método displayMessage completa sua tarefa, o método main continua a executar, até o término do programa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderiam ter colocado os créditos nos exemplos do Paul J. Deitel e Dr. Harvey M. Deitel, no livro Java:Como Programar. Fora esse deslize, muito bom o site. Muito utilizado pelos professores da faculdade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.