Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alexandre_Cruz

Primeiros passos no .ASP

Recommended Posts

Bem, como disse no tópico anterior, estou começando no asp, seguindo uma recomendação a mim feita.

Como não tenho bases nem se quer imagino por onde devo começar. Alguém pode me detalhar o que devo estudar, por onde começar, o que é mais facil, o que é mais dificil e etc..

Se me responderem estarão me ajudando muito, Abs, Alexandre

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá novo ASPeriano, seja bem vindo....

1º você deve saber O que é ASP?

Active Server Pages, são páginas que possuem um conteúdo dinâmico, que, com extensão .asp, normalmente são constituídas de uma combinação de Scripts e tags HTML. O código ASP é executado no servidor, que devolve ao cliente apenas páginas no padrão HTML, o que viabiliza seu acesso de qualquer browser e a proteção do código. Uma aplicação asp, ainda pode vir a possuir linhas de códigos Client-Side scripts, que são códigos de programas processados pela estação Cliente. Geralmente, estes códigos cuidam apenas de pequenas consistências de telas, validação de dados, etc.

Contudo, a utilização deste tipo de script pode trazer problemas devido á incompatibilidade de interpretação do código por alguns browsers. Em contrapartida, existem os códigos que como já mencionei, são processados no servidor, ou seja, Server Side Scripts. Neste caso, o servidor é que tem que se preocupar em interpretar os códigos e devolver as respostas. A linguagem padrão para se trabalhar com ASP é o VBScript ou seja Visual Basic Script.

Que programa usar para programas em ASP?

Os arquivos asp são do tipo texto(ASCII), fazendo com que qualquer editor de textos comum, como o NotePad (Bloco de Notas) possa ser utilizado como ambiente de desenvolvimento. Existem ainda outros ambientes como o MS-Visual Studio que torna mais fácil esta programação, mas que ainda assim exige conhecimentos do programador.

Pré-Requisitos:

As páginas asp para que funcionem, necessitam de um servidor da Microsoft como o IIS (Internet Information Server)

Comentários:

Os comentários em ASP são delimitados por aspas simples, ou seja, por (‘). Assim, todo o resto da linha após o (‘) será considerado como um comentário.

Operadores Aritiméticos:

Como operadores aritméticos, podemos utilizar:

+ Adição

- Subtração

* Multiplicação

/ Divisão

Divisão inteira

^ Exponenciação

Operadores de comparação

Como operadores de comparação, podemos utilizar:

= Igualdade =

<> Desigualdade <>

> Maior que >

< Menor que <

>= Maior que ou Igual a >=

<= Menor que ou Igual a <=

IS Equivalência de Objetos IS

Usando variáveis:

A declaração de uma variável em asp é feita da seguinte forma:

Dim VARIAVEL

Onde VARIAVEL é o nome dado por você á mesma.

primeiro code:

<%@ Language=VBScript %>
<html>
<head>
<title>Primeira Página ASP</title>
</head>
<body>
<% 
'Declaração das Variáveis
Dim a
Dim b
Dim resultado

'Atribuição dos valores ás variáveis
a = 10
b = 5

'Soma dos valores das variáveis
resultado = a + b

'Atribuição do texto a ser exibido
texto = "O resultado da soma de " & a &_
" + "& b &" = "& resultado &""

'Código asp
Response.Write("Hello Word!") & "<br>"
Response.Write ("O resultado da soma de " & a &_
" + "& b &" = "& resultado &"")
%>
</body>
</html>

depois ja vai estudando

Estruturas de Decisão,objetos do ASP (Request ,Response.Session,Application,...),variaveis de ambiente,global.asa,cookies,banco de dados,linguagem SQL,etc...

e tendo duvida...

posta aki

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que em relacao a linguagens programacao nao ha nada melhor do que comprar um bom livro e comecar a estudar, pois acho que as apostilas nao sao um bom caminho, apesar de existirem algumas boas. Depois e correr bastantas sites e rodar scripts e assim vai aprender rapido. Pelo menos e minha opiniao

Compartilhar este post

Link para o post

um livro bom é aquele Aprenda em 24 Horas Active Server Pages, muito bom, entre outros, como aquele faça um ecommerce em ASP, da WROX saun muito bons tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.