Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

scmcarlos

[Resolvido] Load_cycle_count

Recommended Posts

Bom dia.

Muitos não saberão acerca do problema ( ou não) da vida útil que um disco rígido está destinado a ter, através do aumento significativo de Load_Cycle_Count, na gestão do sistema de energia.

Posso dizer que sou usuário Linux (Ubuntu 8.10 e Fedora 10) e nos dois casos consegui resolver a questão com a ferramenta essencialmente para Linux, HDPARM, que existe também um executável para windows, mas que no meu caso não funciona, talvez por o meu disco ser SATA.

Posso dizer que o aumento de ciclos diários anda á volta de 150 por 9h de funcionamento, e embora todas as configurações de energia estejam feitas para não poupar energia com a alimentação de rede, o aumento continua a ser significativo.

Em Linux, e ao contrário o que se pensava inicialmente ( que "matava" o HD, especialmente o Ubuntu) com o simples comando- #hdparm -B 128 /dev/sda, consigo que os ciclos aumentem residualmente por dia, e monitorizando a temperatura do disco, verifico um comportamento normal.

Deixo aqui um link de um artigo, ( entre muitos) que explica bem o que realmente é este problema, e saber se alguém terá resolvida a questão no windows vista ou xp.

http://blogetilico.wordpress.com/2007/11/0...s-hds-gnulinux/

Pode ser paranóia ou não, mas acho útil estar atento á questão, para não sermos apanhados desprevenidos com os nossos dados no HD, e basta instalar a ferramenta smartmontools ( mesmo para Windows) e controlarmos entre outros parâmetros do HD, o aumento do Load_Cycle_Count.

Obrigado e boas pesquisas. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.