Gaede 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2009 Olá Pessoal, estou com o seguinte probleminha: Tenho as seguintes colunas em um DBGrid: Nome, Telefone, Email, Cargo e Setor. As colunas Nome, Telefone e Email devem ser gravadas na tabela PESSOAS(como uma nova pessoa), e as Colunas Cargo e Setor devem ser gravadas na tabela PESSOASCONTATOS(que é um relacionamento com a tabela PESSOAS). Na hora do Post esses dados devem ser dirigidos para as duas tabelas ao mesmo tempo. Estou usando tecnologia de acesso a dados BDE, alguém tem alguma ideia? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Avatar 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2009 Experimente criar uma TQuery (aba BDE) e lançar o teu sql de consulta (select * from pessoa,cargo where pessoa.codigocargo = cargo.codigo - ou qualquer coisa semelhante a isto). Coloque um DataSource (TDataSource, aba Data Access) e vincule este com a sua Query. Vincule no teu DBGrid com o DataSource. Não se esqueça de abrí-lo ao acessar o form que tem o DBGrid... Ah, vale mencionar que o atributo AutoEdit do seu datasource precisa estar True para que você possa criar novos registros e alterar os dados das colunas. Você pode alterar esta permissão dinamicamente (i.é, controlar o valor deste atributo em tempo de execução). Forte abraço, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gaede 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2009 Desde já agradeço. Para ser mais específico: este Grid é um join da tabela PESSOA com a tabela PESSOASCONTATOS. A chave de relacionamento entre elas é Cod_Pessoa. Quando eu descer uma linha do Grid(para inserir um novo registro), o programa deverá criar uma nova PESSOA e usar as colunas Nome, Telefone e E-mail. Ao mesmo tempo, a tabela PESSOASCONTATOS deverá criar um novo registro com o Cargo e o Setor desta pessoa criada. mais uma vez agradeço a todos pela atenção Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Abril 16, 2009 A única forma de fazer o que quer é dar dois inserts seguidos, um em cada tabela, visto que não existe como dar um único insert em duas tabelas. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites