borsatti 2 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 gente.. estou a desenvolver um banner para uma agenda telefonica.. os cara me passaram o tamanho é 4cm x 4,6cm no fireworks tem a resolucao.. eu coloco oq? 72 ? 300? é para impressao.. como q eu faço.. nunca fiz nada p impressao só para web.. me ajudem plz.. que tamanho eu faço p sair esse tamanho no papel! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
leomarriel 7 Denunciar post Postado Abril 25, 2009 Primeiramente Boa Noite! bom ai vai uma mini tutorial que fiz as preças, e no final estarei postando uma breve explicação doque seria e a diferença de resoluções ;D... 1º ETAPA SEGUE A IMAGEM ABAIXO.. 2º ETAPA TROCAR A OPÇÃO DE PIXEL PARA CENTIMETERS, CLICANDO NO PONTO INDICADO PELA IMAGEM ABAIXO. >>>>>> 4º ETAPA COM O "WIDTH" e "HIGHT" EM CENTIMETERS, SELECIONAMOS A OPÇÃO "RESOLUTION" 5º ETAPA E COLOQUE EM "300" ou DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE, (veja afundo logo abaixo no artigo) DE UM "OK" E PRONTO. Bom ai está o minituto, más se você quiser estudar mais afundo para não se embolar, e entender mais como funciona, você poderá está lendo este pequeno texto logo abaixo explicando cada fato! -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Artigo: Pixels, resolução e coisas afins É muito comum as pessoas se preocuparem com a resolução na hora de prepararem arquivos de imagens. Mas conhecer apenas a resolução é irrelevante se não soubermos, também, o tamanho em centímetros que a imagem vai ocupar. Esta ênfase na resolução provocou uma troca de prioridades: o mais importante não é conhece-la, mas sim as dimensões dos arquivos em número de pixels. A resolução é apenas um rótulo, um atributo, que não altera em nada o arquivo, ainda que condicione o tamanho final que a imagem será impressa. Portanto, somente terá sentido no momento da impressão. * Quando me referir a impressão, estarei pressupondo também a exibição em monitor de computador. Ambos são modos de exibição, ainda que usem sistemas distintos. Tipos de Imagens Vetorial Existem dois tipos de imagens digitais: as vetoriais e as bitmaps. Uma imagem vetorial é descrita por linhas plotadas num sistema de coordenadas cartesianas. Permite redimensionamento em qualquer escala sem perda de qualidade, pois somente no momento da impressão ela é convertida em um bitmap adequado as características do equipamento - impressoras jato de tintas, laser e outras imprimem bitmaps, pois imprimem seqüências de pontos dispostos em linhas e colunas, cuja freqüência, por sua vez, definem a resolução da impressora. A este processo de conversão de vetorial para bitmap chamamos de rasterização, e é executado por um RIP – Raster Image Processor. A imagem acima mostra uma ilustração vetorial, com e sem o preenchimento de cor. Como as imagens vetoriais são definidas matematicamente, ocupam pouco espaço em disco. São utilizadas principalmente nas fontes de texto, como este que você está lendo agora, gráficos, ilustrações e preenchimento em dégradé. Mas para descrever imagens, como as obtidas por fotografia digital é necessário outra técnica, o bitmap. Bitmap A imagem obtida por fotografia digital ou escaneada é um bitmap, ou seja, mapeada por bits. Quer dizer que a imagem está organizada em uma série de linhas e colunas formadas por pixels. Cada pixel (picture element) possui apenas uma cor e não possui uma dimensão fixa: o tamanho será atribuído ao pixel no momento da impressão. O tamanho de uma imagem digital está definido no número de linhas e colunas que a forma. A margarida abaixo, por exemplo, tem 116 colunas e 119 linhas de tamanho, Em um total de 13.804 pixels. Para sabermos o tamanho em bytes que o arquivo vai ocupar, basta multiplicar o número de pixel da imagem pela quantidade de bytes necessários para descrever cada pixel. O arquivo da margarida possui apenas 10 kB devido à compressão JPG. Agora, veja as dimensões em pixels de imagens obtidas com algumas câmeras e backs digitais, sem interpolação. Phase One PowerPhase – 5000 X 7200 = 36 Mpixels Phase One H 20 – 4080 x 4080 = 16 Mpixels Kodak DCS 760 – 3032 x 2008 = 6 Mpixels Leica Digilux Zoom – 1280 x 1024 = 1,3 Mpixels Minolta Dimage 7i – 2560 x 1920 = 5 Mpixels Nikon D1 – 2000 x 1312 = 2,6 Mpixels Olympus D-490z – 1600 x 1200 = 1,9 Mpixels A grande pergunta é: qual a máxima dimensão que posso imprimir os arquivos gerados por estes equipamentos? Para responder devemos saber qual a resolução indicada para bitmaps na impressora que vai ser utilizada para imprimi-las. É importante salientar que a resolução do equipamento deve ser maior que a resolução dos bitmaps. Resolução Resolução pode significar duas coisas: 1. A capacidade que um sistema de captura/reprodução de imagens tem para reproduzir detalhes. Quanto maior a resolução, mais pormenores podem ser reproduzidos por um determinado sistema (por sistema compreendo todas as partes envolvidas para captura da imagem: ccd, lentes, software). Este alvo é utilizado para medir a resolução de equipamento fotográfico digital e permite avaliações como: o equipamento x é capaz de reproduzir 18 linhas por centímetro na vertical, 17 na horizontal... 2. A segunda definição é a que nos interessa. A resolução de uma imagem é o número de pixels impressos ou exibidos por unidade de medida, sendo a polegada utilizada com mais freqüência. A fórmula da resolução é: Resolução = p/i Sendo: p: número de pixels da largura da imagem i: largura de impressão da imagem, em polegadas Isto quer dizer que uma imagem na sua forma digital não possui, tecnicamente, uma resolução. Pode ser atribuído um valor de resolução que está relacionado com o tamanho que se deseja imprimir. Se desejar que uma imagem de 600 pixels de largura seja impressa em 3 polegadas ela terá 200 pixels; e se for impressa em 6 polegadas terá 100 dpi. No primeiro caso a imagem está apropriada para uma impressão em jornal, no segundo para um banner. Assim, existe uma proporcionalidade inversa entre as dimensões de uma impressão e a resolução. Aumentando o tamanho da impressão diminui a resolução, e vice-versa. DICA: Uma resolução bastante comum para impressão de arquivos em offset, e suficiente para 95% dos trabalhos de alta qualidade, é 254 dpi. Para saber que tamanho em centímetros imprimirá um arquivo nesta resolução, basta dividir o número de pixel por 100. Por exemplo, nessa resolução uma imagem de 1800 x 1200 pixels imprime um arquivo de 18 por 12 cm. Para cada sistema de impressão existe uma resolução ideal. Resoluções acimas dela resultarão arquivos maiores sem ganhos de qualidade, menores resultarão em perda de definição de detalhes e pixelização (jaggies). A tabela abaixo apresenta resoluções comuns para cada sistema de impressão. Impressoras jato de tinta 300 dpi - 72 dpi Impressoras jato de tinta 600 dpi - 200 dpi Impressão offset 60 l/cm - 254 dpi Impressão offset 54 l/cm - 232 dpi Impressão offset 40 l/cm - 175 dpi Obs.: A resolução de impressão de uma imagem deveria ser ppi (pixel per inch). Mas caiu no uso comum o termo dpi, que serve, a rigor, para medir a resolução de impressoras (dots per inch). Exibição em monitores Para a exibição de imagens em tela de computadores, como para a internet, não há o menor sentido em nos preocuparmos com a resolução. Devemos ficar atentos apenas às dimensões em pixels da imagem, para sabermos o tamanho relativo que ela ocupará na tela. Por exemplo, vamos supor uma imagem de 400 x 300 pixels exibida em uma página da web, em monitores idênticos (a dimensão da tela, 14, 15, 17, 19 ou 21” é irrelevante) mas com diferentes configurações de pixels: http://www.photosynt.net/ano2/03pe/questao/12_pixels/fotos/imagem_esq.jpg Tela: 640 x 480 pixels Imagem: 400 x 300 pixels -- http://www.photosynt.net/ano2/03pe/questao/12_pixels/fotos/imagem_dir.jpg Tela: 800 x 600 pixels Imagem: 400 x 300 pixels Não importa que resolução em dpi esteja configurada a imagem, ela vai sempre ocupar o mesmo tamanho relativo às dimensões de exibição da tela. Naquelas configuradas para 640x480 a imagem vai ocupar cerca de 1/3 do espaço; na tela 800x600, vai ocupar 1/4. Observe que os menus e as paletas de ferramentas também alteram proporcionalmente de tamanho, pois também são bitmaps. Alguns termos e expressões usados neste artigo: Anti-aliasing Recurso utilizado para minimizar os aparecimento de jaggies. Cria pixels com valores intermediários para minimizar os “degraus” em um bitmap. Não pode ser utilizado em bitmap lineart, o que explica a alta resolução que aqueles devem ter para que os pixels não fiquem evidentes. No exemplo, circulo e traço sem e com anti-aliasing, em tamanho natural e 500%. V. Interpolação. http://www.photosynt.net/ano2/03pe/questao/12_pixels/fotos/antialiasing.jpg Arquivos a traço Alguns tipos de arquivo bitmap que não utilizam o recurso de anti-aliasing devem possuir a mesma resolução da impressora. Estes são os bitmap do tipo lineart, ou traço. Eles são, a rigor, apenas brancos ou pretos (ou transparente e preto, ou qualquer combinação que envolva apenas duas tonalidades). São utilizados para reproduzir logotipias, desenhos a bico de pena, e outros que não apresentem meios-tons. Estes arquivos são 36 vezes menores que um arquivo RGB de mesmo número de pixels e compactam mais. Compressão Técnica utilizada para reduzir o tamanho de arquivos, para facilitar o transporte e armazenagem. Existem várias formas, com e sem perda de dados. O formato de arquivo TIFF usa a LZW por não perder informações. O JPG usa taxa de compressão variável, desde as que provocam perdas desprezíveis de dados até os que alteram profundamente a imagem, gerando arquivo bem menores que a LZW. Jaggies Pixelização, quando a existência dos pixels, os “degraus” observados sobretudo em linhas inclinadas, se tornam visíveis a olho nu. Interpolação Recurso utilizado para aumentar artificialmente a quantidade de pixel que forma a imagem. Com esta técnica não se ganha mais detalhamento, mas evita-se o aparecimento de jaggies. Qualquer escala Quer dizer que a imagem pode ser reproduzida desde o tamanho de um selo até um outdoor, com a melhor qualidade que o equipamento impressor é capaz de gerar. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Créditos: por Egidio Pandolfo Versão original em: http://www.photosynt.net/ano2/03pe/questao...ixels/index.htm ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Espero ter ajudado! ;D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
leovbranco 0 Denunciar post Postado Abril 25, 2009 gente.. estou a desenvolver um banner para uma agenda telefonica.. os cara me passaram o tamanho é 4cm x 4,6cm no fireworks tem a resolucao.. eu coloco oq? 72 ? 300? é para impressao.. como q eu faço.. nunca fiz nada p impressao só para web.. me ajudem plz.. que tamanho eu faço p sair esse tamanho no papel! Vamos ver se lhe ajudo! Bom o problema de tamanho, quando você abre o fireworks onde está pixels, dá pra mudar pra centimentros numa boa quando a isso não tem problema, a resolução use 300, agora aconselho você a usar o illustrator para impressão, eu faço isso porque o fw não é recomendado para impressões, e já que usa fw não irá encontrar dificuldades em usar o illustrator. Espero que tenha ajudado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
leomarriel 7 Denunciar post Postado Abril 25, 2009 gente.. estou a desenvolver um banner para uma agenda telefonica.. os cara me passaram o tamanho é 4cm x 4,6cm no fireworks tem a resolucao.. eu coloco oq? 72 ? 300? é para impressao.. como q eu faço.. nunca fiz nada p impressao só para web.. me ajudem plz.. que tamanho eu faço p sair esse tamanho no papel! Vamos ver se lhe ajudo! Bom o problema de tamanho, quando você abre o fireworks onde está pixels, dá pra mudar pra centimentros numa boa quando a isso não tem problema, a resolução use 300, agora aconselho você a usar o illustrator para impressão, eu faço isso porque o fw não é recomendado para impressões, e já que usa fw não irá encontrar dificuldades em usar o illustrator. Espero que tenha ajudado! Positivo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites