aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 galera entrei nessa amteria ontem e ainda nao tenhu a menor ideia de como fazer. eu estou estudando no meu novo trampo e pra piorar a situação quem me explica esta em cliente hoje entao estou perdido e sem ter para quem recorrer. eu nao tentei nada ainda pois nao tenho a menor ideia por onde começar! se eu tiver uma base de um dos exercicios eu acho que consigo desenvolver os outros! Exercício 1 ☺ Escrever um algoritmo para armazenar valores inteiros em uma matriz (5,6). A seguir, calcular a média dos valores pares contidos na matriz e escrever seu conteúdo. Exercício 2 ☺ Escrever um algoritmo para ler uma matriz (7,4) contendo valores inteiros (supor que os valores são distintos). Após, encontrar o menor valor contido na matriz e sua posição. Exercício 3 ☺ Escreva um algoritmo que lê uma matriz M(5,5) e calcula as somas: a) da linha 4 de M. B.) da coluna 2 de M. c) da diagonal principal. d) da diagonal secundária. e) de todos os elementos da matriz. f) Escreva estas somas e a matriz. esses sao os 3 primeiros e sao os mais simples, se alghuem puder ajudar eu agradeço. estou trabalhando no visualg. eu quero faze-los mas para isso preciso de uma base apenas ou de um unico exercicio para me servir como base! grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 serio temos tantos, tantos, tantos exercicios de matriz aki.. de uma pesquisada interna e depois retorne com alguns rabiscos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 bom eu comecei a fazer mas esta dando erro Para i de 1 ate 5 faca Para j de 1 ate 6 faca Escreva("Digite um valor para a matriz") Leia (m[i,j]) fimpara fimpara //verifica se é par para i de 1 ate 5 faca Para j de 1 ate 6 faca se (m mod i) =0 entao d<- d+1 fimse fimpara fimpara por enquanto esta assim. estou me referindo ao exercicio 1 e para prosseguir como eu faço? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 eu e um parceiro do trampo fizemos essas duas opçoes e ambas deram errada a opção dele foi essa abaixo: algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 24/4/2009 // Seção de Declarações var valo:vetor [1..5,1..6] de inteiro vet:vetor[1..30] de inteiro valo_pares, med_valo:inteiro i, j, k:inteiro inicio // Seção de Comandos valo_pares<-0 med_valo<-0 para i de 1 ate 5 faca para j de 1 ate 6 faca escreval("digite os valores") leia(valo[i, j]) fimpara fimpara para k de 1 ate 30 faca se (valo[i] mod 2 =0) entao k<-valo[i] se (valo[j] mod 2 =0) entao k<-valo[j] fimse fimse fimpara fimalgoritmo ve qual esta indo pelo caminho mais correto e nos oriente por favor! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 vamos lah, a partir do 1º.. você fez certo a parte da leitura ai na verificação é parecido olha: se (m[i][j] mod i) =0 entao e uma dica se você achar viavel pra você, ao invez das variaves chamarem 'i' e 'j' use 'lin' e 'col', ai fica + facil pra você ;D []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 ta quase pronto, ainda falta eu conseguir armazenar os numeros para que o algoritmo de certo! corrija para mim fazendo favor e muitoobrigado por ter me ajudado! algoritmo "semnome" // Função : // Autor : Rapha T. Reis // Data : 27/4/2009 // Seção de Declarações var M: vetor [1..5,1..6] de inteiro i,j,k,D: inteiro media: real inicio //sessão de comandos media<- 0 k<-1 D<-0 para i de 1 ate 5 faca para j de 1 ate 6 faca escreva ("entre com os valores da matriz: ") leia (M[i,j]) se (M[i,j] mod 2)=0 entao k<- M[i,j] D<-D+1 fimse fimpara fimpara media<- k/D escreva ("Você digitou: ", D,"números pares, a média deles é: ", media) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 aeeeeeee \o/ consegui!! ficou assim! algoritmo "exercicio 1 cap 16 matriz" // Função : // Autor :Raphael T.reis // Data : 27/4/2009 // Seção de Declarações var M: vetor [1..5,1..6] de inteiro i,j,k,D,t: inteiro media: real inicio //sessão de comandos media<- 0 k<-1 D<-0 t<-0 para i de 1 ate 5 faca para j de 1 ate 6 faca escreva ("entre com os valores da matriz: ") leia (M[i,j]) se (M[i,j] mod 2)=0 entao k<- M[i,j] D<-D+1 t<-t+k fimse fimpara fimpara media<- t/D escreva ("Você digitou: ", D," números pares, a média deles é: ", media) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 soh se recorde que indice de vetor uni e bidimensional começa do 0 e naum do 1. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 ok. eu ja consertei! =] de uma olhada no segundo exercicio eu to fazendo usando essa base verifique se esta correto! =] algoritmo "exercicio 2 cap 16 matriz" // Função : // Autor : // Data : 27/4/2009 // Seção de Declarações // Escrever um algoritmo para ler uma matriz (7,4) contendo valores inteiros (supor que os valores são // distintos). Após, encontrar o menor valor contido na matriz e sua posição. var M:vetor [1..7,1..4] de inteiro lin , col:inteiro posicao, menor: inteiro inicio // Seção de Comandos menor<- 0 posicao<-0 //escreva e leia os valores da matriz para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca escreva ("entre com os valores da matriz: ") leia (M[lin,col]) fimpara fimpara //encontre o menor valor e sua posição menor<-M[1] para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca Se (m[lin,col] < menor) entao menor <- m[lin, col] posicao<-lin, col fimse fimpara fimpara escreva ("O menor elemento de M é",menor , "e a sua posição é",posicao) fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 sobre o segundo exercicio o meu esta ficando dessa forma: algoritmo "exercicio 2 cap 16 matriz" // Função : // Autor : // Data : 27/4/2009 // Seção de Declarações // Escrever um algoritmo para ler uma matriz (7,4) contendo valores inteiros (supor que os valores são // distintos). Após, encontrar o menor valor contido na matriz e sua posição. var M:vetor [1..7,1..4] de inteiro lin , col:inteiro posicao, menor: inteiro inicio // Seção de Comandos menor<- 0 posicao<-0 //escreva e leia os valores da matriz para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca escreva ("entre com os valores da matriz: ") leia (M[lin,col]) fimpara fimpara //encontre o menor valor e sua posição menor<-M[1,1] para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca Se (m[lin,col] < menor) entao menor <- m[lin, col] posicao<-lin, col fimse fimpara fimpara escreva ("O menor elemento de M é",menor , "e a sua posição é",posicao) fimalgoritmo verifique se esta correto! grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 jah disse pra você os indices começam do '0' e naum do '1'.. sei q é meio complicado no começo +.... é assim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 em visualg se começar com 0 da erro! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 serio? naum sabia... + entaum td bem comece do 1 jah q no visualg é assim(diz você), + qlqr outra linguagem saiba q começa do 0 ok? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 ok. eu preciso agora conseguir apenas colocar para receber a posição correta no exercicio 2. tem como me ajudar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 o segundo exercicio ficou assim: algoritmo "exercicio 2 cap 16 matriz" // Função : // Autor : // Data : 27/4/2009 // Seção de Declarações // Escrever um algoritmo para ler uma matriz (7,4) contendo valores inteiros (supor que os valores são // distintos). Após, encontrar o menor valor contido na matriz e sua posição. var M:vetor [1..7,1..4] de inteiro lin , col:inteiro posicao,posicao1, menor: inteiro inicio // Seção de Comandos menor<- 0 posicao<-0 posicao1<-0 //escreva e leia os valores da matriz para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca escreva ("entre com os valores da matriz: ") leia (M[lin,col]) fimpara fimpara //encontre o menor valor e sua posição menor<-M[1,1] para lin de 1 ate 7 faca para col de 1 ate 4 faca Se (m[lin,col] < menor) entao menor <- m[lin, col] posicao<-lin posicao1<-col fimse fimpara fimpara escreval ("O menor elemento de M é", menor) escreval ("e a sua posição é: linha", posicao) escreval ("coluna:", posicao1) fimalgoritmo agora vou iniciar o 3° valew pela ajuda ate o momento! =] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 é ao mew ver ta certinho o segundo ;D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 eu nao estou conseguindo fazer o exercicio 3, eu nao sei como fazer para ele somar apenas a linha! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 pra ler uma linha soh é soh você manter ela constante assim: lin <- 4; para col de 1 até 4 faça soma <- soma + vetor[lin][col]; fim_para deu pra ter uma noçaum?? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
aphaaa 0 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 sim sim.. vou tentar! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 27, 2009 ops editei o codigo.. onde tava lin no loop era pra ser col ;D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites