Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kania

Cadastro em varias categorias de uma só vez

Recommended Posts

Salve salve rapaziada,

pessoal estou precisando de uma ajudinha para montar um INSERT de categorias e subcategoirias.

É assim estou remodelando um site onde o cliente já possui mais de 700 categorias e mais de 700 subcategorias.

Quando é efetuado um cadastro é escolhido em que categoria e em que subcategoria este registro vai ficar, neste momento o site do cliente quando efeuta um novo cadastro ele da a opção de escolher somente uma categoria e uma subcategoria.

O que me foi solicitado é que agora na hora de cadastrar fosse possive escolher se o novo registro vai pertencer a mais de uma categoria e a mais de uma subcategoria.

Ex.

Vou cadastrar um Hospital, então ele vai pertecer a categoria HOSPITAL e subcategorias

Hospital Pediátrico

Hospital Cirurgico

Hospital Clínico

Hospital do Coração

e assim por diante.

bom estou analizando como fazer isto? Pois estas categorias e sub estão listadas no banco de dados e são inclusas novas categorias e subcategorias conforme a necessidade.

Se os registros fossem lineares no banco de dados, como quando vamos fazer um sistema de login com niveis de acesso e dizemos de o usuário tem ou não direito de acesso aquela pagina, mas ai são 10,20 itens e não mas de 700 e crescendo conforme a necessidade.

Alguém já fez algo deste tipo, ou sabe como fazer?

O que já sei, que vou ter que criar um formulário com opções de caixa de seleção, onde o usuário vai selecionando as subcategorias em que o registro vai pertencer, o meu preoblem é como colocar estas informaçõe no BD.

pensei em ver se dava para ir cadastrando todas separadas por virgula (,) e depois ver se tem como recuprar estas informações do BD levando em conta que cada virgula separa o id da subcategoria.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ate da para fazer cadastrando tudo e sepando por virgula mas é melhor gerar registros para cada ocorrencia será mais simples de gerenciar depois

Compartilhar este post

Link para o post

Opa MArio, beleza, então, você sabe se tem como eu gertar apenas um insert e dar um loop para que enquanto houver registros ele va duplicando os cadastros no bd.

Ex. O usuário selecionou uma categoria e mais 7 subcategorias, isto teria que gerar 7 registro dentro do bd, o sistem dar um loop e ir inserindo o mesmo ID de cliente porem com os dados das subcategorias diferntes para cada novo registro inserido, conforme as opçoes seleciondas pelo usuário?

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que sim

de onde ele puxa os dados para inserir?

Compartilhar este post

Link para o post

estou pensando em algo assim:

O usuário vai cadastrar um novo cliente, ele prrenche um formulário onde terão todos os dados deste cliente, e então teremos campos do tipo check-box para ele selecionar as subcategorias que o serviço vai estar incluso, a categoria nãos erá necessário esclher pois uma vez que ele escolha por exemplo a subcategoria Pediatra, automáticamente ele será cadastrado na categoria Médico, porem ele poderá também escolher a subcategoria Atendimento de urgencia e ai a categoria seria Hospitais, por exemplo.

Estou pensando em criar um banco de dados onde teria os campos.

IdCliente

IdCategoria

IdSubCategoria

Porem como falei anteriormente não sei como mandar cadastrar varias vezes nesta tabela o mesmo registro informando que este cliente pertence a varias categorias e subcategorias.

Compartilhar este post

Link para o post

você poderia fazer um for, nele e ir inserindo dinamicamente, tipo:

qtd_produtos = split(Request.Form("qtd_produtos"),",")
produtos= Split(Request.Form("produtos"), ",")

For i = 1 To Request.Form("produtos").Count

Response.write request.form("produtos")(i)&"<BR>" & request.form("qtd_produtos")(i)&"<BR>"
SQL = "INSERT INTO lista (lista_prodID,lista_quant) Values ('"&request.form("produtos")(i)&"','"&request.form("qtd_produtos")(i)&"')"

Compartilhar este post

Link para o post

Olá xanburzum, antes de qualquer coisa obrigado pela sua resposta.

fera não entendi muito o seu conseito, poderia me explicar?

Veja usei seu exemplo para fazer um teste simples e ver como o For esta funcionando.

Montei um form

<form id="form1" name="form1" method="post" action="Testa_form.asp">
  <p>
	<label>
	  <input type="checkbox" name="1" id="1" />
	</label> 
	Item 1
</p>
  <p>
	<label>
	  <input type="checkbox" name="2" id="2" />
	</label>
  Item 2</p>
  <p>
	<label>
	  <input type="checkbox" name="3" id="3" />
	</label>
  Item 3</p>
  <p>
	<label>
	  <input type="checkbox" name="4" id="4" />
	</label>
  Item 4</p>
  <p>
	<label>
	  <input type="checkbox" name="5" id="5" />
	</label>
	Item 5
  </p>
  <p>
	<label>
	  <input type="submit" name="button" id="button" value="Submit" />
	</label>
  </p>
</form>

e na pagina de resposta coloquei o seu código somente modificando os nomes dos campos do form para o request.

<%
Um = split(Request.Form("1"),",")
Dois = Split(Request.Form("2"), ",")

For i = 1 To Request.Form("1").Count

Response.write request.form("1")(i)&"<BR>" & request.form("2")(i)&"<BR>"
Next
%>

Porem como eu esperava deu erro, ai não consegui entender como funcionária sua idéia.

Veja terei varios campos no form do tipo checkbox, estes por sua vez estarão separados por categoria e subcategoria e o usuário irá selecionar estas subcategorias conforme sua necessidade.

Pelo que entendi da sua idéia seria listar com o request.form todos os itens que tem no formulário preenchido, isto?

Bom ai entra ou detalhe, porque estes campos no formulário quero ver se faço dinâmicamente, pois os item estão dentro do BD também, então para não ter que ficar digitando a mão um a um, vou simplesmente lista-los a partir do BD, com o valor do campo sendo o ID da categoria e subcategoria e nome na ferente do campo da mesma forma.

Ai vem a outra pergunta, como vou montar um request.form dinâmico para que seja possivel também recuperar estes dados, para economizar memória e tempo pensei em somente recuperar os campos que foram selecionados, ae não todos que estão no BD, é possivel?

Ou seja se o cara selecionou 5 subcategorias, ele vai dinâmicamente criar os request.form daqueles 5 campos que forma ticados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.