Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Neji

Asp/Asp.Net

Recommended Posts

Boas pessoal queria apenas vos fazer uma pergunta, eu podia muito bem fazer uma pesquisa e procurar sobre as diferenças entre asp.net e asp qual as vantagens e desvantagens qual o mais difícil, e o mais fácil de usar ou qual o melhor para trabalhar o que posso fazer com um e não com outro, podia procurar e com certeza encontrar isso na Internet mas de certeza que não irei encontrar uma resposta com base na experiência de varias pessoas ou então dificilmente encontrava por isso agradecia que me dessem a vossa opinião.

agradecimentos desde já. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

asp

é um ambiente de processamento no servidor

é escrito por scripts

é interpretado

nao é orientado a objeto e a eventos

asp.net

é um ambiente de processamento no servidor

é escrito por linguagens

é compilado e interpretado pelo .net framework

é orientado a eventos e a objetos sendo quase igual ao visual basic e similar ao estilo de programacao do delphi.

é possivel desenvolver em qualquer liguagem que gere o CLR (commom Language runtime) e um IL (intermediate Lanaguage) , para que o frameworkpossa invocar a respectiva biblioteca da linguagem

você conhcendo ASP, facilita muito o aprendizado em ASP.Net, você pode programar em VB.Net, C#,C++,ACCuCobol, etc etc etc

Algums benefícios da ASP.NET :

Páginas ASP.NET são compiladas - Quando uma página ASP.NET é requisitada ela é compilada e vai para o cache do servidor ; são assim carregadas mais rápidas

Páginas ASP.NET são construidas com controles de interface do lado do servidor : Controles de interface básicos (TextBox , Label , etc...) ; Controles de validação , Controles de Dados (DataGrid, etc..) , Controles mais complexos ( Calendários , ad rotator , etc..)

ASP.NET é parte do .NET Framework - O .NET Framework torna disponível mais de 3000 classes que podem ser usadas para as aplicações ASP.NET . Classes para gerar imagens, enviar email, etc... Como a ASP.NET faz parte do .NET Framework todas essas classes podem ser usadas dentro de uma página ASP.NET

ASP.NET é totalmente orientado a objeto

Com o Visual Studio .NET o ambiente integrado permite criar uma página apenas arrastando e soltando os controles no formulário Web

Exemplos:

O mesmo codigo para exibir as horas: em ASP e ASP.NET

Em Asp:

<HTML>
<BODY>
<%
If Hour(Date) > 12 Then 
Response.Write("Boa Tarde")
Else
Response.Write("Bom Dia")
End If
%>
<BR>São <%=Time%>
</BODY>
</HTML>
Em Asp.Net

<%@ Page Language="VB" %>

<script language="VB" runat="server">
Sub Page_Load(Sender AS Object, E as EventArgs)
If Hour(Now) >= 12 Then 
resposta.text= "Boa Tarde"
Else
resposta.text= "Boa Dia"
End If
resposta.text = resposta.text & "<br> São " & Now()
End Sub
</script>

<HTML>
<BODY>
<asp:label id="resposta" runat="server"/>
</BODY>
</HTML>

mas o Grande ASP, é muito forte e tem varios sistemas, você usando-o corretamente com o ADO/RDS, você consegue

muitos resultados parecidos com o .Net

Compartilhar este post

Link para o post

xanburzum muito obrigado é que eu fiz a escolha errada no inicio do ano e agora arrependo me pois o asp.net tem mais recursos que o asp e nos trabalhos nota-se bem a diferença podias me aconselhar algum tutorial de asp.net se não te importas?

Compartilhar este post

Link para o post

nao acredito, que tenhas tido um escolha errada, naun, como te falei, o ASP você consegue ótimos resultados, mas me mande uma MV que tenho o livro da Wrox Beginning ASP.NET 3.5 in VB 2008,Professional ASP dot.NET 2.0, entre outros...

Compartilhar este post

Link para o post

nao se trata de escolha certa ou errada

se trata do projeto em questao

ha projetos que você faz rapido com asp

ha outros que você reslve coisas com php que nao sao possiveis no asp

claro que a gente pode optar pela liguagem que nos da mais recursos, mas cabe analisar a necessidade do projeto

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade, a impôrtancia de uma modelagem de dados bem definida até os mínimos detalhes, como os campos de relacionamentos, um velho ditado diz, que um relacionamento bem definido é a alma do aplicativo, pois daí saem todas as consultas e operações com o banco, influenciando diretamente na otimização e performance do aplicativo , um projeto bem estruturado, uma gestao administrativa , financeira forte, isso para grandes projetos, você consegu fazer particamente tudo com o ASPower

Compartilhar este post

Link para o post

pois mas pelo pouco que sei, em asp.net é permitido arrastar objectos assim torna-se muito mais fácil a manipulação dos objectos e menos tempo perdido

ps: xanburzum mandei mensagem

Compartilhar este post

Link para o post

em php tem N funcoes nativas que em asp seriamos obrigados a usar grandes blocos de if

assim como .net tem pros

como disse, depende da necessidade do projeto em questao

o .net nao é um substituto do asp

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

em asp.net é permitido arrastar objectos assim torna-se muito mais fácil a manipulação dos objectos

Como assim? Você diz arrastar objetos para a página ao invés de digitar código?

Se for isso, esqueça... desenvolver assim não vale apena. O ideal é desenvolver sabendo o que foi feito, o que cada linha, cada tag, comando, significa.

Compartilhar este post

Link para o post

tb nao entendi muito o que ele disse...

mas se for isso, o dream permite movimento de obj e pode ser ate em html

Compartilhar este post

Link para o post

so que se o resultado for codigo padrao DW nao vale a pena

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.