.Gustavo. 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2009 Boa tarde, queria um conselho de vocês. Principalmente se tiver alguém que já tiver passado por isso. No início de novembro do ano passado comecei a trabalhar para uma empresa através de home office. Uma empresa já com algum tempo de mercado e com vários funcionários, muitos deles trabalhando localmente na sede da empresa. Seria um trabalho com horário fixo e salário mensal. Chegando no final de Novembro, me pediram os dados da minha conta para fazerem o depósito. Passei para eles. Depois recebi um e-mail informando que já haviam transferido o dinheiro para a minha conta. Esperei alguns dias, e o dinheiro não apareceu na minha conta. Depois de várias tentativas de contato com a empresa para ver o que havia acontecido e recebi um e-mail do sócio do responsável me dizendo que o responsável da empresa não estava e que aconteceu algum erro na transferência e o dinheiro voltou para eles. Por ser uma transferência entre bancos (DOC) e como já tive esse tipo de problema antes, achei normal. Conferi os dados da minha conta com eles e então resolveram fazer um saque/depósito na minha conta. Esperei mais alguns dias e nada. Até aí já passava da metade de dezembro. De novo enviei vários e-mails querendo saber o que tinha acontecido. Recebi uma resposta do responsável no dia 23 de dezembro. No e-mail ele dizia que estava de férias, que eu deveria tratar estes assuntos com o sócio dele e que até dia 05 de janeiro a empresa estaria de recesso e eu nao tinha que trabalhar. Continuei tentando entrar em contato com o sócio. Quando recebi uma resposta já era janeiro, no e-mail o sócio dizia que nao conseguiu tempo para fazer o depósito. No dia 5 voltei para o trabalho, nenhuma das minhas senhas de acesso funcionava, apenas o e-mail continuava funcionando. Tentei por vários dias entrar em contato com alguém, enviei e-mail para todos da empresa, ninguém me respondeu. Resolvi dar um tempo, no final de janeiro decidi perturbar eles tanto que teriam que me responder. Enviei um e-mail atrás do outro. Algum tempo depois, no mesmo dia, o sócio apareceu on-line no msn. Ele declarou explicitamente que não gostava de mim e me passou o telefone do responsável, para eu conversar com ele. Liguei várias vezes e sempre estava fora de área. Depois de um e-mail ligeiramente mal educado de minha parte, consegui mais uma reposta. O responsável pedia meu telefone para me ligar. Nunca recebi essa ligação. Durante os meses de fevereiro e março, o responsável combinou comigo, várias vezes, horários para conversarmos pelo MSN, estive on-line em todos eles, mas ele nunca apareceu. No mês de abril enviei apenas alguns e-mails, mas não tive nenhuma resposta. E agora estou aqui pedindo para vocês uma dica do que fazer. Me desculpem se o texto ficou extenso, mas é apenas um resumo de tudo que aconteceu. Queria saber de vocês o que me aconselham a fazer. E se alguém aqui já tiver passado por isso, se puder, conte como resolveu seu problema. Eu tenho salvos aqui todos os e-mails que mandei e recebi desde o meu primeiro dia de trabalho, todos os históricos de conversas no Messenger e todos os trabalhos que desenvolvi nos dois meses que trabalhei. Acredito que isso ajudará bastante no caso de algum tipo de ação legal. Obrigado pela atenção de todos, e mais uma vez peço desculpas pela extensão do texto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Maio 7, 2009 Se você tem como comprovar tudo o que relatou aqui, o melhor é falar com um advogado para mover uma ação trabalhista nas pequenas causas mesmo... lá ao menos terá a chance de fazer um acordo amigável e encerrar o caso por ali mesmo ou então entrar com uma ação cobrando o que é devido (pondo os honorários advocatícios na conta da empresa tb). Pelo menos é o que eu faria. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2009 E ai Gustavo beleza, antes de tudo entre em contato com os responsáveis pela empresa, deixe bem claro que você quer fazer um acordo para acabar com este mal estar, explique que caso o acordo não seja fechado que você ira entrar com um processo para recebimento deste dinheiro na justiça. Já deixe bem claro isso ao cliente pois isto já será um ponto a seu favor pois mostara ao Juiz que você tentou fazer um acordo mais sem sucessos. Já que você tem todos os emails gardados isto é um ponto forte a seu favor, além disso tente identificar os dias em que você falou ou recebeu a ligações deles, isto também será um ponto forte a seu favor. Você fechou ou assinou algum tipo de contrato com ele, em um dos emails ficou especificado o que você faria? eles te mandaram informações de quanto iria te pagar? Por ser uma empresa já é um outro ponto a favor de sua pessoa. Em relação ao acordo como eu disse tente fazer agora, pois entrando na justiça você tera dor de cabeça e pode te da um pouco de dor de cabeça. Porém se for entrar mesmo com o processo entre em contato com um advogado explique tudo certinho a ele e diga que você quer receber o dinheiro, além disso acredito que de para você tirar uns danos morais sobre isso, diga ao advogado que você estava precisando do dinheiro e que esta má fé por partes dos caras lá te impediu de fazer alguma coisa importante. Boa sorte ae. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Maio 8, 2009 mais uma dica, nao faça isso sozinho. vá juntamente com um ou 2 advogados procure um escritório jurídico se você realmente nao deve nada, conseguirá fechar um acordo amigável. se nao houver acordo e se os advogados forem bons, tentarão arrancar uma indenização no mínimo "razoável" mas pense bem se quer fazer isso, pois um processo judicial é desgastante e ganha quem exercer mais influência $ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Gustavo. 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2009 Boa tarde, obrigado pela ajuda. Gostei muito da resposta de todos. @ Chrnos: Tenho como comprovar sim. Eu pensava em conversar com um advogado mesmo, mas estava desanimando porque tendo que pagar o advogado quase não compensava para mim. ... (pondo os honorários advocatícios na conta da empresa tb).Não sabia que podia fazer isso. @ Patrique: Já tentei chegar em um acordo, mas não resultou em nada. Abaixo parte do e-mail que enviei: Boa tarde, já são quarenta e cinco dias de e-mails não respondidos e ligações não atendidas. Eu não acredito que estejam agindo de má fé comigo, mas devido a tudo isto não me resta outra coisa a pensar. Vou aguardar por uma resposta até o final da semana que vem. Se não obtiver alguma resposta favorável, serei obrigado a recorrer a outros meios para conseguir a atenção de vocês. Eu me refiro a meios legais. Não é uma ameaça, mas depois de tudo, infelizmente, não me restam opções. . . . Espero que me compreendam e fico no aguardo de uma resposta. Atenciosamente, Gustavo A. Costa Não houveram ligações. Todas as vezes que tentei sempre recebi a mensagem "celular desligado ou fora da área de cobertura", já passei meu telefone para eles também mas nunca recebi nenhuma ligação. Quanto ao contrato aconteceu assim: Vi um anúncio da empresa na internet, procurando um programador. Enviei um e-mail para a empresa. O responsável da empresa retornou pedindo que eu o adicionasse no Messenger. Conversamos um pouco e ele me passou um teste. Fiz o teste e enviei para ele. Conversamos mais no Messenger e combinamos o salário e o horário, e me pediu para enviar um e-mail para o rh deles com o que combinamos. Abaixo e-mail que enviei: Olá, conforme conversei com o ***, estou enviando meus dados. Nome Completo: Gustavo Alves Costa RG: *** CPF: *** Data de Nascimento: *** Endereço: *** CEP: *** Telefones: *** Conversei com o *** e ficou definido: salário R$ ***,00, horário segunda a sexta das 10hs às 16hs. Se estiver faltando algum dado entre em contato. Atenciosamente, Gustavo A. Costa E então recebi um e-mail com os meus dados de acesso(e-mail, extranet, ...) e os procedimentos da empresa. Depois disso comecei a trabalhar normalmente. ... diga ao advogado que você estava precisando do dinheiro e que esta má fé por partes dos caras lá te impediu de fazer alguma coisa importante.Eu queria fazer um vestibular agora no começo do ano, mas como a universidade fica em outro estado não fiz porque não tinha condições. E além disso fiquei devendo o cartão de crédito por três meses. Acho que isso deve ajudar bastante. Agora já estou decidido a entrar com o processo, vou falar com um advogado. @ himon: Acho que não vou conseguir um acordo. Como disse acima já tentei e não deu em nada. Tenho um adovogado em mente, não sei se ele é bom, mas pelo menos sei que ele gosta de uma "boa briga". Vou conversar com ele e ver se fico com ele mesmo. ------------------------- Muito obrigado a todos. A ajuda de vocês foi de grande valor para mim. Agora já sei o que fazer. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Maio 9, 2009 Se tu tentou chegar em um acordo e mesmo assim os caras não tomaram vergonha, tua vantagem é grande cara, procure mesmo um advogado, ele vai te falar o procedimento certinho de tudo o que você precisa juntar e também vai te auxiliar em que processos jogar nesta empresa, reuna todo o material e explique detalhadamente para o advogado, o problema nesta caso é que a empresa é de outra cidade, não sei agora se tu pode entrar com o processo na sua cidade ou se tem que entrar na dele... mais procure o advogado que ele vai te ajudar e auxiliar no que fazer. Boa sorte ae, e da proxima vez tente fazer um contrato de prestação de serviço com amabas as partes assinando e autenticando firma no cartório, isto lhe dara mais segurança. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Patrique 0 Denunciar post Postado Maio 9, 2009 Mais Katieiro, caso a firma seja condenada pela justiça a propria empresa tera que arcar com todos os custos, tanto da parte deles quanto da parte dele, o problema neste caso é juntar o máximo de provas possível e ver se é realmente o necessário, se um caso destes acontecesse comigo eu socava processo neles sem dó. O problema neste caso é ser realista e verificar se realmente o que se tem em mãos é o necessário. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
.Gustavo. 0 Denunciar post Postado Setembro 4, 2009 Boa tarde galera, entrei em contato com um advogado e conversei com ele, ele me pediu que enviasse todo o material que eu tinha para ele. Depois de enviar ele me respondeu o seguinte: PREZADO GUSTAVO: Mlehor analisando sua causa, verifiquei que ainda não existe uma lei que aceite este material que me foi envaido como prova em juízo. Está tramitando um projeto de lei no congresso, para que cópias de e-mail, seja aceito como prova, entretanto, nada de concreto existe na legislação, por incrível que pareça. Desta forma, ingressar em juízo, iremos perder tempo que para mim custa caro. Alguém discorda disso? Tem alguma recomendação para me fazer?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Setembro 4, 2009 para que cópias de e-mail Você tem os e-mails originais ou você copiou o conteúdo para um outro documento? Acho interessante procurar outro advogado e conversar. não sei agora se tu pode entrar com o processo na sua cidade ou se tem que entrar na dele... O patrique comentou isto, e apenas para esclarecer, você pode entrar na sua cidade, o que pode ser uma vantagem para você, pois o representante da empresa teria que se deslocar até a sua cidade para comparecer às audiências, o que facilitaria um acordo. Em resumo, procure outro advogado para confirmar estas informações. Carlos Eduardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Setembro 5, 2009 Alguém discorda disso? Tem alguma recomendação para me fazer??está certo o que ele disse emails e arquivos digitais não provam nada. "qualquer pessoa" pode adulterar cabeçalhos, conteudo, etc.. Mas mantenha esse arquivos e mesmo assim entre com alguma causa judicial, sem abertura de processo. Caso outra pessoa acuse essa mesma empresa, a justiça desconfiará e dará maior atenção ao caso. Mas não recomendo entrar com processos nem nada disso. Não sei a forma como você está conversando com esse pessoal. Se estiver tentando conversar via email, está errado. Marque uma reunião e converse pessoalmente. Mas lembre-se, não vá sozinho. Vá junto com outra pessoa, mesmo que seja apenas para acompanhá-lo. Leve um mini-gravador para registrar toda conversa. Se falarem algo que os incrimine, você terá provas legítimas. Evite entrar em conflito, não acuse ninguem, não ameace ninguém. Cuide das palavras que pronuncia, nao use eufemismos, ironia, nada.. Procure entender a razão do outro lado e conforme a sua percepção, fale no momento oportuno. Muitas vezes não poderá expressar aquilo que deseja, e nem deve, pois trata-se de uma negociação. Se demonstrar descontrole emocional, perderá a razão. Um simples olhar ou um suspiro, pode demonstrar o que você pensa, mesmo que não esteja pensando realmente. Esteja preparado em relação a forma como o outro lado o intrepretará e esteja ciente de que podem não ter uma mente sadia para conversação, pois se aceitarem uma conversa, estarão aguardando-o com as mãos cheias de pedras. Resumindo, haja de forma "política" e no primeiro momento que perceber que não há como conversar, não insista. Peça licensa e vá embora com educação. Isso evitará, por exemplo, quaisquer tipos de retaliações a nível pessoal. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Setembro 5, 2009 Primeiramente, tente fazer o que o hinom sugeriu. A melhor opção é tentar resolver numa boa a situação. Apenas reforço o que o hinom colocou, que o faça pessoalmente e acompanhado. Você não tem nenhum amigo advogado que possa ir com você? Caso não consiga resolver assim, vejo 2 opções. - Procure o sindicato da sua região. É possível que eles não queiram te dar a orientação por você não ser sindicalizado, mas tente conversar. - Procure o fórum trabalhista com estes documentos e peça ORIENTAÇÃO, não entre com ação ainda. A justiça do trabalho fornece esta ajuda caso você não tenha advogado. O que provavelmente vai acontecer é que eles vão te indicar um advogado que esteja sempre por ali. Os advogados não gostam muito de pegar causas 'pequenas', com valores pequenos... Vamos simular... Imagine que o salário combinado seria de R$ 1.000,00. Admissão: 01-Nov-2008 Afastamento: 20-Dez-2008 Motivo do afastamento: Dispensa sem justa causa Salário base: 1.000,00 Aviso prévio: indenizado Valor a ser pago: $ 2.093,35 Obs.: Além do valor da rescisão, o empregado tem direito à multa de 40% sobre o valor do fundo de garantia. Fonte: http://www.calculoexato.com.br/adel/trabalhistas/rescisao/ Além disto, em função no atraso do pagamento, incidem multas e correções e a multa do art 477 da CLT, que tem valor da maior remuneração recebida. Art. 477. É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa. Fonte: http://www.dji.com.br/decretos_leis/1943-005452-clt/clt477a486.htm Apenas um relato, a justiça do trabalho 'pensa' de uma forma diferente. Ela analisa o que realmente ocorria, independentemente da documentação. Exemplifico... Um vendedor de uma empresa recebe a título de comissão 5% sobre as suas vendas (integra base salarial e portanto, tem incidência de todos os encargos trabalhistas). Na hora de pagar, a empresa faz vários recibos como se os pagamentos fossem prêmios, contendo uma cláusula em que o vendedor concorda que o pagamento é feito a título de premiação e não integra seu salário (não integra base salarial e não tem incidência de vários encargos). Se o vendedor entrar na justiça dizendo que os recibos são fachada, para mascarar o pagamento de comissões, mesmo tendo esta cláusula, o juiz pode entender (e normalmente entende) que são comissões. Existe até um termo técnico sobre isto, mas eu não me lembro qual é e não encontrei. Em função disto, creio eu que o e-mail em que você passa os seus dados e eles respondem com suas senhas de acesso, seriam prova importante para demonstrar ao juiz a situação como ocorreu. Outra coisa seria tentar buscar informação de outras pessoas que tiveram problema parecido, para demonstrar que é uma prática comum da empresa. Em resumo era isto. Carlos Eduardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites