Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vagner Bucioli Scala

SQL Injection

Recommended Posts

Pessoal...Sofri uma invasão num Admin usando ACESS, mesmo tomando o cuidado de usar o Replace("Aspas Simples")!! Daí resolvi ler um pouco mais sobre o SQLInjection e fiz alguns testes em dois BDS diferentes...retirei o Replace("Aspas Simples") nos dois casos só pra fazer os testes...

Numa aplicação q usa SQLServer, realmente a vulnerabilidade é gigantesca! Só com o comando ' or 1=1-- consegui burlar a senha! Depois usei o ' having 1=1-- e de posse do nome da tabela consegui até incluir um novo administrador e senha nela e em seguida loguei na area restrita com ela!

Depois fiz o mesmo teste numa aplicação usando ACESS, só q os resultados obtidos são diferentes! Conforme abaixo:

SQLServer :

COMANDO ' or 1=1--

- Consegui burlar a senha e acessar a area restrita

' having 1=1--

Consegui Pegar o nome da tabela e depois injetar Um novo Admin e senha nesta tabela

' ; INSERT INTO minhatabela VALUES('iporto','1984')-- CONSEGUI INCLUIR UM user e senha depois de ter conseguido pegar o nome da tabela com o comando having!!

NO ACESS

COMANDO ' or 1=1--

- MENSAGEM DE ERRO: "Syntax error in string in query expression 'tbUser = '' or 1=1--' and tbSenha = '''. ELE ATÉ TROUXE OS NOMES DAS COLUNAS, TBUSER E TB SENHA (É UMA BRECHA...MAS NÃO TROUXE O NOME DA TABELA E NEM DEIXOU LOGAR)

' having 1=1--

- Syntax error in string in query expression '1=1--' and tbSenha = '''. NÃO TROUXE NENHUMA INFORMAÇÃO RELEVANTE

' ; INSERT INTO minhatabela VALUES('iporto','1984')-- MENSAGEM DE ERRO: "Characters found after end of SQL statement. " E NÃO GRAVOU NA TABELA!

DETALHE: Foi só retornar o Replace(AspasSimples) q consegui evitar os comandos acima

Enfim...nos meus testes o SQLServer me pareceu bem mais vulnerável ao Injection q o ACCESS!! engraçado como q o cara conseguiu invadir mesmo eu usando o Replace("AspasSimples") e ainda usando o ACCESS!! o cabra deletou meu bd inteiro! sorte q eu tinha um back dele de uma semana atrás! Gostaria de algumas dicas voltadas pro ACCESS... Alguem sabe alguns comandos q funciona no ACCESS pra me precaver?

Grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais somente o tratamento de Aspas Simples não garante a sua segurança, eu particulamente fiz uma function e com ela eu nunca tive problema com invasão, inclusive já fiz uns testes e nenhum sql injection conseguiu burlar o sistema.

Segue abaixo a function

function Limpa_Form(campo)
		campo = Replace(campo,"'","'")
		campo = replace(campo,"'","''")
		campo = replace(campo,"'or'1'='1","''")
		campo = replace(campo,"'or'1'='1'","''")
		campo = replace(campo,"' or '1'='1","''")
		campo = replace(campo,"' or '1'='1'","''")
		campo = replace(campo,"' or 1='1","''")
		campo = replace(campo,"' or 1=1'","''")
		campo = replace(campo,"--","''")
		campo = replace(campo,"insert","''")
		campo = replace(campo,"drop","''")
		campo = replace(campo,"delet","''")
		campo = replace(campo,"xp_","''")
		campo = replace(campo,"select","''")
		Limpa_Form = campo
End function

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Patrique estrela, o problema de tratar dessa forma é que algumas vezes deixamos de ter "conteúdo". Imagine um sistema de fórum que não permita a inclusão de "DROP", "INSERT", "DELET", "SELECT" e outros?

A VALIDAÇÃO dos campos que serão utilizados na SQL é muito importante. Faça o Replace das aspas simples por duas aspas simples, VALIDE cada campo de seu form para o tipo de dado do campo do BD e verifique também se existe para seu BD os "caracteres de escape" (//,\,|) para que uma determinada palavra ou caractere não seja interpretada pelo BD.

Compartilhar este post

Link para o post

É...a sugestão do Patrique está bem completa! só não entendi muito bem o problema que o Salgado falou..., tipo pra que alguem vai querer colocar uma palavra reservada, tipo Drop, Select, Delet como usuário ou senha?? Com certeza deve ser alguém mal intencionado..penso eu.

A sugestão da validação dos campos é bem legal! No próprio form... tipo um Javascript p/ tratar o campo pra q não receba estes valores! Fazer mais ou menos assim:

IsSóString(user) e IsNumeric(senha)

Daí só texto pro campo user e a senha aceitando só valores numéricos..fica bem legal tb! Até um simples "maxlength" no Input tb já dá uma quebrada! Mas daí o cara pode executar o Injection via Query também! Mas até aí é outra situação..onde os Replace entram! É aquele tal negócio..quanto mas você puder dificultar melhor!

Agradeço aos colegas!

Compartilhar este post

Link para o post
É...a sugestão do Patrique está bem completa! só não entendi muito bem o problema que o Salgado falou..., tipo pra que alguem vai querer colocar uma palavra reservada, tipo Drop, Select, Delet como usuário ou senha?? Com certeza deve ser alguém mal intencionado..penso eu.
Não necessariamente é alguém mal intencionado, imagine criar um sistema de Blog que será disponibilizado par acadastros externos, um surfista que não manja nada de programação pode criar um usuário: Surfista e senha: dropador. Aqui mesmo no fórum, tudo bem que estamos em PHP, mas os sistemas em ASP não bloqueiam o cadastro dessas palavras.

A sugestão da validação dos campos é bem legal! No próprio form... tipo um Javascript p/ tratar o campo pra q não receba estes valores! Fazer mais ou menos assim:

IsSóString(user) e IsNumeric(senha)

Daí só texto pro campo user e a senha aceitando só valores numéricos..fica bem legal tb!

Agradeço aos colegas!

Com certeza, validação via JS e também no ASP.

Compartilhar este post

Link para o post

sempre uso essa:

Anti-SQLInject

Function SafeSQL(sInput)
  TempString = sInput
  'sBadChars=array("select", "drop", ";", "--", "insert", "delete", "xp_", "#", "%", "&", "'", "(", ")", "/", "\", ":", ";", "<", ">", "=", "[", "]", "?", "`", "|") 
  sBadChars=array("select", "drop", ";", "--", "insert", "delete", "xp_", "#", "%", "&", "'", "(", ")", ":", ";", "<", ">", "=", "[", "]", "?", "`", "|") 
  For iCounter = 0 to uBound(sBadChars)
	TempString = replace(TempString,sBadChars(iCounter),"")
  Next
  SafeSQL = TempString
End function

E para usar na SQL

SQL = "SELECT * FROM Cal_Events WHERE Cal_EventID = " & SafeSQL(request.querystring("eventID"))

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o salgado

se fizermos as verificacoes necessarias nao ha necessidade de excluir palavra nenhuma

Compartilhar este post

Link para o post

A solução que adotei no meu sistema foi fazer um select usando apenas o usuário, se encontrar, eu verifico se a senha está correta.

Fica mais ou menos assim:

SELECT senha FROM usuario WHERE email = 'e_mail_que_usuario_digitou'
If (senha_do_recordset == 'senha_que_usuario_digitou')
...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.