Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

manga

Tornar um campo de Data = vazio

Recommended Posts

Pessoal,Tenho um código para atualizar dados em um tabela, que contem diversos campos tipo data. O problema é que pode acontecer de um campo tipo data ficar em branco. Quando isso acontece, a instrução de UPDATE não funciona.Já tentei fazer data = '', data = "", data = ## e não funciona.Alguém sabe a sintaxe para fazer isso?ValeuManga

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O campo já está setado para "Não Requerido". O problema está na sintaxe do UPDATE, pois se o campo do form estiver em branco a instrução fica +ou- assim:

connect.execute "UPDATE tbl_conta SET dt_conta = '"" WHERE id = "& id &""

Como o campo é tipo data, dá incompatibilidade de tipo de dados. Eu precisava saber qual a sintaxe para passar uma data vazia pelo UPDATE

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Manga... Posso estar erado... mas acredito que você não tem como atualizar um campo que está vazio... portanto uma ideia é fazer uma verificação e se estiver vazio você usa o insert... Espero ter ajudado...um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentou colocar "0" ou um caracter "§" na hora de fazer o select usa um replace.empyt já tentou?Se o campo estiver vazio não faz update Pode usar addnew no if bof trueSinceramente ainda não tive este problema é uma dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera valeu a força. Deixa eu tentar explicar melhor:Tenho um form para atualizar dados em um BD Access. Nesse form tem alguns campos para datas. Em alguns casos pode acontecer de eu precisar excluir uma data que existe no BD, deixando o campo vazio.Queria fazer isso só com UPDATE, mas acho que vou ter que usar DELETE também...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Manga...Tentei aqui.. mas realmente acho que não tem como fazer isso... outra ideia é fazer o seguinte....Faz uma regra assim: se o campo tal for vazio então campo é igual a "::va::" (ou um replace...)e na hora de fazer o select você faiz outra regra... Se rs("campo") = "::va::" então campo do form é igual a " " ...Acho que vai ficar meio complexo... mas não sei se tem outra maneira.... Se você achar posta ai que pode ser interesante para mais pessoas... Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de pastar um pouco descobri a sintaxe para deixar um campo tipo data vazio:

SET data = Null

Bem mais simples do que eu imaginava

Valeu a força, galera!

Um Abraço,

Manga

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.