Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Altevir

[Resolvido] Conexao Via ADO com SQL Server

Recommended Posts

Bom Dia !!!

Sou novo aqui no forum, gostaria de uma ajuda, pois tambem sou iniciante em programaçao VB (Utilizo Microsoft Visual Basic 6), estou com a seguinte duvida:

Declarei um modulo de conexao, como publico e tambem uma funçao que verifica os textbox de um formulario, e atraves desses, efetua a conexao com o banco de dados...

 

Public Conn As New ADODB.Connection

 

Function Conectaserver()

 

On Error GoTo trataerro

 

Dim Servidor As String, Usuario As String, Senha As String, Banco As String

Servidor = Form_Conexao.Servidor

Banco = Form_Conexao.Banco

Usuario = Form_Conexao.Usuario

Senha = Form_Conexao.Senha

 

 

Dim Conn As New ADODB.Connection

Set Conn = New ADODB.Connection

With Conn

.Provider = "SQLOLEDB.1;Persist Security Info=True"

.ConnectionString = "Data Source=" & Servidor & ";User ID=" & Usuario & ";Password=" & Senha & ";Initial Catalog=" & Banco

.Open

End With

 

MsgBox "Ok, Conexao Efetuada. ", vbInformation, "Informaçao"

 

Unload Form_Conexao

 

Sair:

Exit Function

 

trataerro:

MsgBox "SQL Server Inexistente, ou Acesso Negado. ", vbCritical, "Erro"

Form_Conexao.Servidor = ""

Form_Conexao.Banco = ""

Form_Conexao.Usuario = ""

Form_Conexao.Senha = ""

Form_Conexao.Servidor.SetFocus

 

Resume Sair

 

End Function

 

até aqui tudo bem, porem, como poderia fazer agora para que o Formulario que tenho como principal ( que tem Menus para acessar outros Formularios, Valide essa conexao ( Conn ), pois terei que usar essa conexao para trabalhar com os Recordsets que tenho nos outros formularios (Inclusao, Alteraçao, Exclusao de Registros, etc ) e nao precise toda vez que acessar o programa, ficar informando os dados para conexao no formulario Form_Conexao, ja pensei em criar um arquivo texto como Config.ini no C: da maquina, ja tentei e consegui, mas nao sei como ler esse arquivo texto criado linha a linha e pegar as informaçoes e chama-las no formulario de conexao toda vez que eu acessar o programa????

 

Agradeço se alguem puder ajudar, se precisar envio o codigo do arquivo texto que estou gerando no C: da maquina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui resolver, encontrei alguns codigos para Criar 2 Modulos no Visual Basic (APIs), e com esses consigo tanto ler um arquivo .ini, como escrever (gerar\alterar) o mesmo.

Sendo assim ja consegui resolver o problema da minha conexao, e deixando a conexao com o banco de dados como publica, podendo usa-la em qualquer formulario.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.