Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ZioNN

Busca simples em arquivos estáticos. Qual a melhor maneira?

Recommended Posts

Bom dia colegas,

Gostaria de saber qual é a melhor solução para se fazer um sistema de busca interno para um site estático, ou seja, que não utiliza banco de dados?

Ou utilizar o google é realmente a melhor solução? Neste caso, existe algum forma de customizar a aparência da busca do google e a tela de resultados, para que o sistema pareça interno ao site?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse lance do google é melhor procurar no fórum de SEO, esse tipo de assunto, agora se quer fazer buscas dentro do site pode usar elementos DOM + ASP

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Ted,

A minha solução preferida seria usar ASP mesmo, sem google. Poderia me esclarecer melhor, conceitualmente falando obviamente, como seria feito essa busca utilizando o DOM mais o ASP? COnhece algum bom tutorial ou site onde posso encontrar informações detalhadas sobre isso?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Já pensei em fazer isso, mas não fiz ainda por falta de tempo. Fica aí a dica... você pode criar uma tabela somente para a busca e um sistema para indexar seu site. Esse sistema percorreria todos os links do seu site de tempo em tempo, armazenaria a url da página e o conteúdo entre <body></body> no banco de dados. Mas antes de armazenar, ele removeria todo o html deixando somente a área do conteúdo.

A busca seria feita somente nessa tabela com conteúdo armazenado. Assim se ganha mais tempo do que fazer uma busca que percorre o servidor dinamicamente ou uma busca que "varre" todas as tabelas do banco de dados.

Seria útil também para fazer busca em sites que possuem várias páginas estáticas.

Mas é claro que isso não se compara a busca do Google. Se puder usar ela, com certeza é melhor, a menos que você melhore bastante a minha idéia. rs

Sobre customizar a aparência da busca do Google é possível alterar alguns detalhes, mas o layout se não me engano é padrão. Se você usar a ferramente gratuita, aparecerá os links patrocinados. Se pagar, esse link sai.

Veja um exemplo de busca personalizada no site: www.cifraclub.com.br (faça uma busca e verá como fica)

Compartilhar este post

Link para o post

hargon, obrigado pelas dicas. Testei a barra do cifraclub e os resultados, obviamente, são muito precisos, porém o layout não tem nada a ver com o projeto que estou tocando. Se tivesse uma forma de customizar essa saída, seria muito bom, mesmo que pagando.

A princípio, me parece mais simples optar pelo google pago mesmo (se não for caro demais) até encontrar uma solução customizável. Desenvolver algo do zero com a relevância do google não está me parecendo algo viável a curto prazo :unsure:

Se tiver algo a acrescentar, por favor.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

quem souber como fazer, tem que acessar o serviço de indexação do iis, todas as infos estão lá dentro, só que eu não sei como :(

Compartilhar este post

Link para o post

Como seria isso gaúcho?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.