Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cris BLA

Som On/off, Botão para desativar sons de todos os botões

Recommended Posts

olá, estou fazndo um site e nele tem 6 botões, e todos eles tem um som ao passar o mouse em cima deles..

oq eu gstaria d fazer é criar um outro botão com um ícone q ao clicar ele desativaria os sons dos outros botões e ao msm tmpo ele mudaria o ícone para q a pssoa entendesse q se clicar novament os sons retornarão aos botões...

espero q eu tnha sido clara.. e alguem possa me ajudar..

Obs.: não sei nada d action script, pr isso preciso dos mínimos detalhes..

obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que se usar o stopAllSounds, vai parar todos os sons que estiverem tocando no momento, não os que podem vir a tocar com a ação do botão.

Eu criaria uma variável do tipo Boolean

var isSound:Boolean = true

Nos seus botões você usa:

seubt.onRollOver = function () {
   if(isSound) {
	  seusom.start();
   }
}

No botão para tirar o som, você usa:

botaosom.onRelease = function () {
   isSound ? isSound = false : isSound = true;
}

Com isso, você cria uma variável que vai controlar, se ele starta o som no rollOver dos botões ou não.

Abrs

Compartilhar este post

Link para o post

cmo eu disse.. eu nao entendo nada d action script..

vou explicar mlhor.. tenho 6 botões cm sons diferentes..

e o botão para tirar o som tb tem q mudar ao ser clicado, e mudar sua função q será tocar sons dos botões qnd clicado d nv..

acho q se alguem quiser me ajudar tera d ter mta paciencia, ja q to usando flash sem saber AS..

agradeço a paciencia d qm tiver ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Bom então recomendo que você vá fazer alguns tutoriais básicos do www.gotoAndLearn.com

Lá ensina a fazer botões etc...

Existem tutoriais que ensinam tbm no youtube ... entre outros.

Ai você apenas tem qeu colocar as ações que o Italo já disse para resolver seu problema.

No mais GOOGLE neles :)

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei fazer botões, o site já está pronto só falta esse último botão q eh especial..

acntece q eu não entendi nada desse tal de: "Eu criaria uma variável do tipo Boolean" q ele falou..

Compartilhar este post

Link para o post

Então Cris, essa variável do tipo boolean, é um tipo de variável que só possui dois valores, true ou false. Ela declarada sem valor, é do tipo false.

Está variável irá controlar, se quando você passar o mouse no botão, irá tocar o som ou não.

Se ela for true, vai tocar o som, se a variável foi false, não tocará o som.

Então, declaramos nossa variável de controle como true, ou seja, todos os botões estão com os sons liberados:

var isSound:Boolean = true;

Depois disso, iremos programar o botão. Devemos fazer uma condição usando "if" que funciona da seguinte maneira:

//se a condição abaixo for verdadeira, ele irá mostrar true, se a condição for false, irá mostrar false.
//o "if" é conhecido por "se senão"

//lendo está condição abaixo ficaria da seguinte forma: se condicao = true trace(true) senão trace(false);
if (condicao ){ 
   trace("true");
}
else {
   trace("false);
}

Só uma breve explicação para você entender melhor, agora vamos aos botões:

//seubt é a instancia do seu botão, usando uma ação de onRollOver
//dentro dessa função de onRollOver, nós temos uma condição, igual expliquei acima.
//lendo a condição:
//se isSound = true, start no som, senão, não faz nada
seubt.onRollOver = function () {
   if(isSound) {
	  seusom.start();
   }
}

Acima nos fizemos uma condição para ele verificar se nossa variável do tipo Boolean, isSound, é true. Se ela for true, dará start no som, se ela for false, não vai acontecer nada.

Agora vamos para o botão que habilta e desabilita o som.

Ele que irá controlar nossa variável isSound, e atribuir true ou false para ela.

Lembrando que, quando ela for true, o som toca, quando ela for false, o som não toca.

//instancia do botão com a ação de onRelease (click)
//na condição if, verificamos se o isSound é true, se ele for true, caímos na primeira condição, é sinal que o som pode tocar, então precisamos desativá-lo, setamos para isSound false;
//se isSound for false, caímos na condição do else (senão), ou seja, nosso som, não está tocando, então setamos true, para ativá-lo.
botaosom.onRelease = function () {
   if(isSound) {
	  isSound = false;
   }
   else {
	  isSound = true;
   }
}

Entendeu agora? rs

Compartilhar este post

Link para o post

italo, agradeço a sua ajuda,

eu fiz um outro botão colei o código q você colocou aq..

colei o outro código no botão q já está pronto substitui onde tinha q ter nome do botão..

mas infelizmente eu não to sabendo onde enfiar esse 1° código..

nem sei se tô fazndo nada direito tb..

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.