Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

educadorgustavo

[Resolvido] Incompatibilidade do Firefox 3 com layout sem spacer.

Recommended Posts

Bom pessoal, criei um layout no FW CS4, fatiei e exportei para o DW CS4.

A questão/problema é que, aparentemente, o Firefox 3 não abre adequadamente um layout sem os espaçadores "transparentes" do FW, pois o layout fica todo desconfigurado, mesmo o DW mostrando estar "normal". O IE 8 também mostra o layout corretamente.

Alguém já teve este tipo de problema? Há solução?

Já exportei as fatias sem o spacer.gif e ocorreu o mesmo problema.

Já exportei com a opção de tabelas aninhadas mas também não deu certo.

O problema de não querer o spacer.gif é que ele ocupa um espaço considerado na margem superior e lateral do layout.

Preciso que o layout fique "colado" na região superior dos navegadores, mas a linha (td) gerada pelo FW na região superior não permite isso.

E tem mais, as colunas laterais que cercam o layout com o spacer adicionam px a mais na largura. Ou seja, planejei um layout de 1000px mas o FW me empurra 1030px!

Já tentei reduzir diretamente no código a largura das colunas laterais gerada pelo FW, mas NADA acontece.

Acho muito esquisito.

Afinal, tem algum jeito de deletar esses espaçadores (essas tabelas e colunas adicionais) sem afetar o nosso layout?

Ou então, tem como deixar a altura da linha e a largura da coluna do space.gif com apenas 1px?

Ps.: Sem tableless, ok?!

Desde já, agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que pena que tu não esta fazendo em tableless :P

Cara tenta deletar os espacer e pintar a celula. Mas provavelmente não vai funcionar, ele vai entortar.... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Seguinte, se tem espacers, geralmente é para "segurar" a tabela, tirando eles entorta tudo mesmo logo de cara já se vê, se não no vizualizador do Dreamweaver, nos browsers.

O seu layout é muito complicado?

Quando eu fazia sites tabelados, e usava o fatiamento do FW eu fazia assim.

Lances mais complicados você exporta aos poucos, tipo: exporte o topo do site, depois o menu, depois o conteudo e por fim o rodapé. Tudo separado no FW.

Seria mais ou menos assim:

No Fireworks em seu layout:

Ctrl+C no topo > file > New document, (na janela que se abrirá clica direto em ok, pois a medida já esta certa, geralmente). Depois é só colar o topo, fatiar e exportar.

No Dreamweaver:

Antes de puxar a exportação pelo dreamweaver, crie um novo documento e crie a estrutura tabelada primeiro, exemplo: um layout de topo, menu na esquerda conteúdo ao lado e rodapé. Tabela de 3 linhas por 2 colunas. Depois clique no botão de juntar a tabela, (não me lembro o nome direito e nem onde fica, mas é selecionar e algum botão do properties), una as colunas da primeira linha e do rodapé. Ai agora é a chave do negócio, defina o tamanho desta tabela e exporte o fatiamento do topo na primeira linha de sua tabela. Mas lembre-se as colunas tem que estar já unida.

Essa tabela que você criou seria o que vai controlar o seu site e não fazer ele estourar, provavelmente te dará melhor controle, seria o famoso div pai em tableless, porém nem tudo é a prova de erros... ^_^

Verifique também o canvas no fireworks, qual a medida, pois é muito estranho estar passando 30px na exportação, como você mencionou. Verifique direito, de preferência dê um crop na medica desejada para garantir, pois pode haver algo ultrapassando a medida, sei lá... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

Ai falow, qualquer coisa é só postar!

Compartilhar este post

Link para o post

fiquem tranquilos eu encaminhei os posts para o seguint post:

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=345562

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de comentar e não fugir do assunto, se o spacer.gif é uma imagem transparente de 1px, por que os navegadores (FFox e IE) deixam-na com cor?

Para checar isso, basta adicionar um background com uma cor diferente das bordas do layout construído no Fw.

Será que não tem jeito de deixá-la realmente "transparente"? Ou será que meu Fw está bichado :blink:

Voltando ao nosso papo...

É... tô ligado também nessas questões de semântica (segundo Houaiss - teoria abstrata da significação ou da relação entre os signos e seus referentes (em oposição à sintaxe e à pragmática), e constituindo com estas uma semiótica http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif - deu medo!).

Entendo perfeitamente o que disse, você está certo! Mas vamos refletir sobre algumas coisas...

1º Pesquisas de marketing indicam que a maioria esmagadora das pessoas, quando buscam algo nos buscadores, encontram o que precisam logo nos primeiros resultados da busca. E os websites que apareceram ali, no começo, apareceram por causa da semântica? Não! Apareceram porque: 1- investiram na publicidade, ou 2- tem o conteúdo (em texto) que o internauta digitou no buscador. É fato! Quer ver? Digite no Google "gelo expresso" O segundo link é do explendoroso design http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif do website Diskgelo. Ele não apareceu lá por causa da sua semântica, mas porque pagou para estar lá e, 2, o conteúdo do website possui o texto que digitei.

2º Acessibilidade: Você já acessou a Microsoft ou o UOL com um Smartphone? Eu já. É uma merd! Por mais que algumas empresas queiram vender a imagem de "total acessibilidade do website", o fato é que uma quantia mínima da sociedade precisa disso, aliás, não precisa, é mais uma questão de modismo e estrelismo. Quanto aos programas para deficientes visuais, eles se baseiam (também) nos textos (title) que nomeiam uma imagem, logo, basta dar um nome e um título coerente com a imagem que um deficiente visual consegue situar-se por meio desses programas. Aliás, existe uma empresa que oferece gratuitamente um tipo de plugin que ao ser instalado no website favorece a leitura das páginas. Outra, transforma o texto em linguagens de sinais (libras), mas vem cá... quantos websites oferecem isso aos seus clientes? Só os que realmente precisam - publico alvo.

Tenho vários outros argumentos, mas para finalizar, vou sintetizar o que penso:

1º Um website pode ser até construído Word e ser o 1º da lista do Google.

2º O discurso, semântica = + velocidade é fato, mas irrelevante para a maioria dos websites e das pessoas.

3º Valorizo muito as pessoas que sabem programar para internet (webmasters), mas observo que a maioria das empresas não necessitam dos seus serviços complexos.

Ok!?

Mas responda a pergunta do spacer.gif, beleza?!

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a imagem transparente ela dá realmente problemas principalmente no IE6, e existe um "hack" que colocando-o "arruma" isso.

Creio que o problema não esta na imagem, e sim na forma que o navegador encara essas imagens com transparência. Isso é um problema antigo, e se procurar você irá encontrar inumeros artigos explicando como solucionar esse problema.

Leia esse.

Em relação ao debate, agente continua amanhã esta muito interessante, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Mas estou com muito sono, devido a uma correria total aqui.... :D

Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.