Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SagaZ8

Performance, Trace, Gargalos

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Comecei a pouco tempo a me aventurar no uso do SQL Server 2005. Estou desenvolvendo uma aplicação para esse banco que a performance é essencial para seu uso. Mas agora me surgiu dúvidas de como monitorar a execução no banco de dados. Estou procurando muito na rede ferramentas para esse tipo de atividade, até onde pude perceber, a mais utilizada é o SQL Profiler mas que apresenta uma curva de aprendizagem lenta. Então, afim de encurtar esse tempo, gostaria de saber qual a ferramenta que vocês mais utilizam para verificar a performance, realizar trace e encontrar os gargalos do processamento no banco ? Conhecem algum tutorial sobre esse tipo de atividade voltado ao SQL Server 2005 ? Podem indicar ?

Agradeço desde já qualquer resposta !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SagaZ8

Performance é um assunto extremamente importante e complexo. Isso porque a boa performance depende de vários fatores como: gerenciamento de disco, memória, configuração do bd, criação e manutenção de índices e assim por diante.

Duas ferramentas excelentes para identificar gargalos e possíveis melhorias no bd é o profiler já citado por você, e o Database Engine Tuning Advisor. Esse último, faz parte do pacote de features do SQL Server tb. Veja essa matéria, pode ser útil. http://technet.microsoft.com/en-us/library/ms166575.aspx

No momento, aconselho você a utilizar os itens que eu citei acima como ponto de partida para uma pesquisa mais profunda e detalhada sobre performance no SQL Server. ok?

Espero ter ajudado.

[]’s

Fernando Silveira

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando, realmente é um assunto delicado e envolve muitas variáveis. Estarei verificando o Database Engine Tuning Advisor e o SQL Profiler postando os meus resultados no tópico.

Obrigado pelo auxílio !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.