Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Davi Brito

Fazendo Conexão entre Delphi 7 e Firebird

Recommended Posts

alguém poderia me ajudar pois estou tentando migrar do Interbase para o Firebird mas naun consigo fazer nada... quais componentes eu deveria usar. Só sei que é usando o dbExpress, o DataSource e o Provider. Alguém poderia me ajudar ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguém poderia me ajudar pois estou tentando migrar do Interbase para o Firebird mas naun consigo fazer nada... quais componentes eu deveria usar. Só sei que é usando o dbExpress, o DataSource e o Provider. Alguém poderia me ajudar ???

Use os componentes da paleta InterBase

IBDataBase - configure a conexao nele

IBTransaction

IBDataSet - SQL

IBQuery - SQL

Todos esses funcionam com firebird.. eu uso os compo dessa paleta

Compartilhar este post

Link para o post

Esta área não é a correta para postar dúvidas.

Tópico movido.

De: iMasters Fóruns » Programação » Delphi » Artigos, Tutoriais e Matérias (Delphi)

Para: iMasters Fóruns » Programação » Delphi

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal aí moderador... é que sou novo aqui . Mas giovanne, o IBDataBase não está encontrado o arquivo .fdb que é o arquivo Firebird, ele só reconhece o .gdb . Tem alguma configuração que antecede o linkamento do IBDataBase com o arquivo .fdb ???

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiu resolver seu problema com os links?

Compartilhar este post

Link para o post

cara eu consegui fazer a conexão usando somente os componentes da paleta Interbase (primeiro link). O segundo link me fala pra utilizar dbExpress, consegui conectar traquilo, mas minha dúvida em cima do dbExpress é em fazer as inserções e alterações no banco usando os componentes (Provider, ClientDataSet e SQLDataSet). O Provider eu nunca usei e nem sei pra que serve, o ClientDataSet eu já havia usado mas não quando conecto ele ao provider... resumindo, só conseguir manipular o banco firebird usando a paleta do Interbase, será que é problemático ??? aqui funcionou, consegui fazer inserções, alterações e tudo... mas estou inseguro em usar um componente que é pro Interbase no Firebird

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei, o firebird nasceu da última versão free do interbase (ou algo assim), e sempre que usei componentes da aba Interbase com ele não tive problemas. Quanto ao dbexpress, ele é um pouco mais chatinho mas dá pra trabalhar com o firebird de boa com ele (infelizmente no pc do meu trampo não tenho ele instalado, pois usamos apenas ADO). Quando fiz um projeto em casa com dbExpress, eu usava mais a query dele que outros componentes para os meus sqls (eu particularmente prefiro trabalhar com as TQuerys da vida que outros componentes).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.