Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dimarcinho

random "ponderal"

Recommended Posts

eh os seguinte, tenho a uma tabela com os seguintes camposid (auto-numeração)Imagem (texto)Peso (numerico)tipo, keria selecionar uma imagem e colocar para aparecer randomicamente.... até aí tranquilo.... porem, quero o peso faça diferença, ou seja, qto maior o peso, maior a probabilidade de aparecer a imagem com o talex.:Imagem - Peso-------------------Garotas - 80Bebes - 10Bebidas - 10no caso, as Garotas teriam uma probabilidade de 80% de serem escolhidaso q quero saber, eh a logica para incluir este "peso" no Rnd()gostaria apenas de saber a LOGICA, pois programo em ASP e colocar um codigo em php eu posso me complicarintao, algo do tipoSe vetor(x) > que bla bla.... etcespero que alguem me ajude, pq preciso mto saber disso !!!![]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal essa dúvida...nunca ouvi falar isso em php, mas me interessa muito se alguém tiver essa resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

eu andei pensando alguns minutos.. uns 5min (lol) é provavel q haja possibilidade de se fazer isso, mas ate agora n achei uma solucao.. mas andei pensando...como pesar as opcoes aleatorias? uma vez q eh aleatoria ele busca numeros qulqr, uma vez q você qr q ele pondere para uma opcao especifica ele deixa de ser 100% randomico... pq você esta descartando as opcoes de nivel inferior...o q eu saberia fazer eh talvez.. nivelar as exibicoes para que fosse selecionadas akelas q n tiveram mta exibicao evitando repeticao... mas acho q n ajuda.. verei se arranjo uma solucao...

Compartilhar este post

Link para o post

cara, continua randomico simpense no seguinte exemplo:imagine 1 dado de 6 faces, onde 4 delas sao azuis e 2 delas sao amarelasvocê joga o dado pro alto. Ti pergunto: qual cor vai cair? Resposta: Nao sei.porém, matematica mente sabemos q existe 67% de chance de sair azul e 33% de chance de sair amareloeh isso q eu kero fazer.... eu tenho as porcentagens e kero fazer um random em cima disso!!vou procurar um professor de estatistica pra ver !!!!! descobrindo a resposta, eu posto pra voces!!![]´s

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas como que você vai aumentar as possibilidades de uma saida? so aumentando a chances dele sair, digamos..A 60% e B 40%AABBAABBAAeh um meio, você estaria aumentando, mas n eh um metodo real de se ampliar a porcentagem de saida..

Compartilhar este post

Link para o post

ueh, mas eh isso q eu kero, aumentar a chance se sair, ou seja, aumentar a probabilidade de sairessa semana pergunto pro professor na faculdae eu trago a resposta pra galeraisso eh mto bom, pq a partir disso, você pode criar varios sistemas aleatorios, mas com preferenciaspor exemplo, seu site possui banners de divulgação de festaspoderíamos criar um pekeno codigo, para q a medida q a data da festa fosse chegando perto, a porcentagem de aparecimento do banner aumentaria....bom, dei um exemplo de banner, mas jah existem codigos e sistemas prontos para estesmas a idéa eh boa e pode se usada de diversas formas !!![]´s a todos!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aí, cara, entre no Código Livre , nesse código o cara fala que você pode escolher quais banners aparecem mais freqüentemente, como você tá querendo só a lógica da coisa, você pode dá uma estudadinha, e se descobrir algo interessante, põe aqui pra gente,

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aew Camarada!Sem dúvida sua dúvida está causando polêmica. MAs vale a pena corrermoos atr´s da resposta uma vez uqe temos patrocinadores e banners para mostrar em nossas páginas.bem, se eu me deparasse cdom esse problema faria assim:atribuia o peso para cada figura, assim como você fez... então montava um sisteminha masi ou menos desta maneira:Fig1 -- peso 8 ( 0 a 10)Fig 2 -- peso 2 ( 0 a 10)Fig4 -- peso 3( 0 a 10)Fig 5 -- peso 5 ( 0 a 10)Entao montava um array com todas essas imagens respeitando o número de repetiçloes de cada uma, ou seja , se o peso é 8 ela seria repetida 8 x na rray, assim tendo a chance 8x maior de ser seleciobnada pelo random:seleciono registro por registro das figuras e vou montando o array sorteia com o nome das mesmas:figura 1 // registroinicio = 0enquanto inicio <= pesodafig façasorteia[total] = nomefig;totao=total+1;inicio = inicio +1;return total;fim_whiledai era só ir pegando da onde parou o total e continuar a montar a matriz com as demais figuras . No fibnal teremos uma matriz com varias figuras repetidas de acordo com seu peso. Assim podemos efetuar o random e termos a certeza que o PESO influiu em sua escolha.Bem, eu faria desse jeito.Ate mais.

Compartilhar este post

Link para o post

é....faz sentido...agora me tire uma dúvida...como eu poderia efetuar um random num array? pode ser besta, essa pergunta, mas eu realmente não sei!!!

Compartilhar este post

Link para o post

No indice dele!!!você pega o valor no randon e joga no indice!!!Usando a mesma ideia mas de jeito diferente, você poderia dar um select e repetir no array a quantidade de vezes referente ao peso, usar o random pra trazer um número e jogar no indice!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.