Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 11, 2009 Boa noite, Estou fazendo um projeto com um grupo de TI de onde estudo. Queria pedir alguma ajuda e dicas sobre criar um site p/ hospedagem. Então aqui vai: Tem um usuário cadastrado no site e ele cria um pasta(para ser seu site) com um nome escolhido: var/www/nome Ficando: http://www.meusite.com.br/nomeE dou acesso por FTP à ele, mas somente dessa pasta p/ cima, não podendo voltar a pasta www. Como fazer isso automaticamente? Também gostaria de dar a ele acesso a uma tabela do Mysql, também sem dar acesso as outras. Abraços e obrigado. Ringeril Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diego Macêdo 6 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Antes de tudo, qual é o sistema operacional utilizado no servidor? Já para gerar a pasta, cliente FTP com restrição e o banco de dados, você vai gerar através de comandos no sistema operacional, tipo um bat (windows) ou um script no linux. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Diego, é utilizado o Linux. Não entendi o que quis dizer com um script no linux, poderia me explicar melhor? Abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Will Fernando 2 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Não entendi o que quis dizer com um script no linux, poderia me explicar melhor? o diego quis dizer tipo executa os comandos de linha no terminal ... por exemplo mkdir , chmod , ls , vi ... para fazer isto atravez do php você pode utilizar o exec() ou o system() ... outra opção é você utilizar as proprias funcoes php que fazem isto tambem... por exemplo para criar uma pasta você pode utilizar o mkdir() ou o ftp_mkdir().. segue os links do para o manual abaixo links: http://www.php.net/manual/en/function.exec.php http://www.php.net/manual/en/function.system.php http://br.php.net/function.mkdir http://php.oregonstate.edu/manual/en/function.ftp-mkdir.php valww espero ter ajudado *HUHU post 400 ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 é um pouco trabalhoso fazer isso manualmente existem softwares como o webmin, cpanel, plesk, etc. mas pessoalmente não recomendo utilização desses softwares caso você disponha tempo e queira realmente aprender a dominar os recursos do sistema quer prosseguir manualmente ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Will Fernando, Agora entendim já havia usado o mkdir para criar pastas mas foi um copiar e colar. Uma pergunta, o exec() e o system() tem a mesma função? hinom, Não vou dispor de muito tempo, vou dar uma olhada nesses softwares. Abraço e obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Will Fernando 2 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 nao cheguei a testa os 2 mas segundo o manual o exec "executes the given command ." faz o q tu mando.. e o system "executes the given command and outputs the result. " faz o troso e te da um retorno... bem sei la q tipo de retorno .. mas ali dis q da xP valww Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Will Fernando, muito obrigado, você foi bastante esclarecedor. valeu. hinom, você poderia me indicar algum CP free, além do webmin? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 você poderia me indicar algum CP free, além do webmin?O webmin é muito popular, portanto, se precisar de suporte por exemplo, pode encontrar soluções mais facilmente. Não recomendo o Plesk, mesmo a versão paga, pois ele amarra o servidor de um jeito que não tem como retirá-lo ou fazer alguma configuração personalizada. Só formatando o sistema operacional pra resolver. Em ambiente windows é extremamente lento para executar simples tarefas. O CPanel, até vale a pena adquir uma licensa, mas veja se compensa pois possui muitos recursos que muitas vezes não usamos nem 20%. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Peguei o Webmin e não sei como fazer funcionar, fiquei pensando em uma outra alternativa: Para mysql: Fazer um mini-phpmyadmin, somente para uma tabela, oque não vai me tomar muito tempo e é mais facil. Para acesso ftp: Retiro o acesso FTP e coloco uma pagina para Adminstrar os arquivos da pasta do usuario com Upload e etc.. E ai, o que acharam? É seguro fazer isso? Vai dar certo? Abraço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Diego Macêdo 6 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 Eu utilizo o CPanel e gosto muito dele. Tem uma tonelada de coisas que podem ser úteis para um site, assim como seu gerenciamento é muito fácil e intuitivo. Qual seria a real necessidade de criar um sistema como esse? Você está querendo montar um para ter um serviço de hospedagem ou você só quer por curiosidade e estudos nisso? Como nossos amigos falaram, seria ideal você adquirir um sistema desse pronto e começar a aprender ele e deixar de lado a preocupação de desenvolver um sistema novo. Pois se fosse assim tão simples, existiriam centenas de milhares. Dá uma olhada no site do CPanel www.cpanel.net Abraços! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ringeril 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2009 O CPanel é muito complexo, quero algo mais simples. Não quero monter um serviço de hospedagem completo, quero só dar acesso à uma tabela no mysql e uma pasta via FTP. Já tenho os script necessários para fazer o que falei no post acima, somente vou juntá-los. Abraço e obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Junho 13, 2009 está bom assim. se o cliente quiser mais recursos, forneça outros planos com seus devidos preços, se for conveniente Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites