Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nTn

Otimização do BD

Recommended Posts

Pessoal, estou querendo otimizar o BD.

Eu percebi algumas coisas. O site q dou manutenção é muito acessado. Cerca de 10 mil visitas únicas por dia. Às vezes o site fica muito lento, e qd reinicio o BD volta a normalidade. Já percebi tb que às vezes o BD está consumindo muita memória RAM.

Estou achando que algumas conexões não estão sendo fechadas. Sempre conecto e desconecto no fim do procedimento, sempre usando try catch finally.

Como verificar isso, para saber se realmente estão sendo tudo fechado?

Outra coisa, como faço para otimizar os SQL para melhorar a velocidade? Pois uma consulta do maior SQL do site, pode demorar de 4 a 20s, dependendo do número de linhas retornadas. Mas eu uso paginação. Já tentei selecionar apenas as linhas q serão exibidas, mas ficou pior, pois demora o mesmo tanto para cada consulta. Do jeito que estou usando, eu pego todas as linhas da consulta e jogo numa DataTable, e numa session. Ou seja, na próxima paginação ou ordenação, pega do session.

Enfim, preciso melhorar essa otimização.

Agradeço a ajuda de todos.

Bráulio Lorenzo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nTn

É interessante você verificar o consumo de memória feito pelo SQL. Às vezes, por não ter sido estabelecido um limite para o SQL, o SO acaba sendo prejudicado.

você pode verificar isso executando sp_configure 'max server memory (MB)'; Veja se a coluna "run_value" está com o mesmo valor da coluna "maximum"; Se for o caso, deixe uns 80% da memória total. você pode fazer isso pelo modo gráfico também.

Outro ponto importante, seria otimizar as query's que estão demorando para serem executadas. Derrepente, existe a necessidade de criar ou reconstruir alguns índices.

Sugiro que você execute o SQL Profiler e monitore as query's para identificar as mais demoradas, inclusive essa query utilizada na página que você citou.

Inicialmente, essas dicas podem te ajudar. Veja também essa matéria publica aqui no iMasters. http://imasters.com.br/artigo/254/sql_..._do_sql_server/

[]'s

Fernando Silveira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.