Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hargon

Anatel determina suspensão de comercialização do Speedy

Recommended Posts

As crescentes reclamações de usuários motivadas pela interrupção do Speedy fizeram com que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinasse a suspensão da comercialização desse serviço de banda larga. Em caso de descumprimento, a Telefônica terá de pagar R$ 1 mil para cada acesso comercializado.

Procurada pelo G1, a Telefônica não havia se manifestado até 9h20 desta segunda-feira (22).

Em decisão divulgada nesta segunda no “Diário Oficial da União”, a Anatel afirma que a interrupção vai “desde a data de notificação da decisão até que a empresa declare que foram implementadas medidas que assegurem a efetiva regularização do serviço e que a Anatel a comprove”.

A agência também determinou que a Telefônica apresente em 30 dias um plano para garantir a disponibilidade do serviço conforme o contrato oferecido aos assinantes. “Inclusive planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma, que indique data a partir da qual estejam implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço”, diz a determinação.

A empresa também terá de informar aos interessados na aquisição, enquanto durar a proibição da comercialização, que "em razão da instabilidade da rede de suporte ao serviço Speedy, a Anatel determinou a suspensão, temporariamente, da sua comercialização".

Caso a Telefônica não apresente um plano em 30 dias e não avise os possíveis clientes sobre o motivo da proibição, a Anatel fixa multa de R$ 15 milhões à Telefônica, além dos R$ 1 mil para cada novo acesso comercializado.

Reclamações

As determinações da Anatel foram motivadas pelas reclamações de clientes do Speedy, que recentemente enfrentaram instabilidade. Em setembro do ano passado, um “apagão” no serviço afetou usuários domésticos, além da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Detran, a Receita Federal e delegacias de São Paulo.

As reclamações, afirma a Anatel, motivaram a abertura de procedimentos para apuração de descumprimento de obrigações, considerando as consequências das diversas interrupções. A agência lembra que deve ser comunicada sobre os motivos das falhas e as ações para normalização do serviço, caso o problema dure mais de três dias consecutivos e atinja mais de 10% dos assinantes. Além disso, afirma ainda que o assinante tem direito de resposta “pronta e eficiente” as suas reclamações pela prestadora de serviço.

Durante as falhas da empresa, os usuários se manifestaram contra a Telefônica principalmente no Twitter. No dia 8 de abril, por exemplo, algumas das mensagens postadas no serviço de microblog foram: “2 dias sem internet em casa. O Speedy só pode estar de brincadeira. E ainda falam q é problema na area .... o revolta!!!”, “eu sou um dos usuários q estão com problema no Speedy desde segunda” e “posso processar a telefonica pela queda nas minhas visitas por causa do #Speedy #fail ?”.

Segundo a agência de notícias Reuters, a Telefônica tem cerca de 2 milhões de clientes do serviço Speedy.

Ainda segundo a Reuters, a Telefônica, que anunciou investimentos de R$ 2,4 bilhões no Brasil em 2009, foi alvo de abertura de ação civil pública pela Promotoria de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo que pede multa à empresa de R$ 1 bilhão por danos materiais e morais causados nos últimos cinco anos pela "má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários".

Fonte: G1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom ver que a Anatel tomou alguma atitude em relação ao serviço de pessima qualidade da telefonica, acredito que depois dessa eles tente "melhorar" o speedy...

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo que começa mal termina mal... ainda que, não chegou ao fim esta história... o pior é que não é só ai... bem que eles podiam vir aqui pro Parana investigar a Oi/Brt...

Compartilhar este post

Link para o post

Amém!

Tudo que começa mal termina mal... ainda que, não chegou ao fim esta história... o pior é que não é só ai... bem que eles podiam vir aqui pro Parana investigar a Oi/Brt...

sem querer subestima... mas não a Oi não deve ter tudo isso de clientes...

Compartilhar este post

Link para o post

É porque vocês não conhecem a minha cidade.

Aqui não existe Oi, BrT, NET e outras que eu não conheço. Aqui é o monopolio puro, a net aqui é muito cara.

Compartilhar este post

Link para o post

aqui é a velox que monopoliza

tinham que abrir a concorrência geral e acabar com as fidelizações

assim tratou mal o usuário ele vai para a concorrente

Compartilhar este post

Link para o post

A Anatel tinha que bloquear o Velox tb, quase todo mês tem uma manutenção que em geral me deixa sem conexão por uns 3 dias, e eu ligo no primeiro dia e eles falam daqui a 5 horas volta, ligo depois de 7 e vão estendendo os prazos.

A conexão vira e meche parece que cai e sempre fica nisso, nunca foi estável mais que uma semana, uma verdadeira vergonha os serviços que recebemos dessas operadoras.

Liguei para Anatel para reclamar da Velox para minha surpresa o órgão regulamentador da lei de telemarketing não cumpre o mesmo, em dois dias seguidos fiquei mais que o especificado para ser atendido, no primeiro dia eu fiquei 10 minutos e desistir, no segundo dia fiquei 7 minutos e fui atendido. "fiquei pensando com quem vou reclamar da Anatel?"

Compartilhar este post

Link para o post

onde moro é 90% speedy e 10% virtua..

tenho sorte de morar em um lugar onde tem cobertura pelos dois..

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui aonde moro, ou tem velox, ou você tem nada, pq na rua que moro tem velox, 5 casas depois da minha já não chega a rede do velox..estranho.

mais eu tive que reclamar na Anatel durante uns 3 anos para colocarem velox em minha casa...aff

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui onde moro tem Speedy e NET. nunca fui com a cara do Speedy por isso desde de que coloquei net a cabo to usando a NET. em mais de um ano a conexão so caiu uma vez e foi por cerca de 2 horas.

Compartilhar este post

Link para o post

você mora no paraiso MoOiO

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é um paraiso MoOiO. Sexta feira tava faendo um download e cai a conecção, isso se tornou normal. Se ligo para o velox dizem que está acontecendo nada, dizem que vão passar a reclamação para o suporte avançado e no outro dia retorna e nunca retorna nada. Se reclamo na Anatel nada também. Quando aparecer qualquer alternativa para o velox eu mudo na hora sem pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

onde vcs moram? nunca ouvi falar dessa tal de velox.

moro em Mauá - SP, cara nao é bem um paraiso, mas ta bom por enquanto :P

Compartilhar este post

Link para o post

velox não tinha em são paulo mas agora com a entrada da oi no estado talvez começe a operar por lá

ai voces vão ver o que é bom pra tosse

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.