Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cindy Emilly

Tutorial Photoshop p/ Iniciantes!

Recommended Posts

Tutorial Photo Shop para iniciantes:

by Gezuz...

 

Vamos começar bem do começo (e da onde começariamos?), aqui vai um pouco da Interface do Photoshop, seus menus e ferramentas.

 

Lembrando: Este tutorial trata da versão CS / CS2 do Photoshop.

Mas desde que o photoshop é photoshop, a unica coisa que muda a cada versão é o n° após o nome e novas funcionalidades, melhorias, etc...

 

 

Imagem Postada

 

1. Menu Principal

 

O Photoshop traz um menu principal com essas categorias:

 

File: Esse menu tem as opções relacionadas à propriedades dos arquivos, como opções de salvamento e várias outras tralhas. É o tão conhecido menu "Arquivo".

 

Edit: Este menu traz boas ferramentas de "Transformação" e opções para editar as preferencias da FotoLoja.

 

Image: Este menu traz ferramentas de ajustes e tratamento de imagem e algumas opções relacionadas às propriedades da imagem. Traz ferramentas importantíssimas.

Layers: Este traz comandos especiais para lidar com Camadas(Layers), assunto que abordarei mais abaixo!

 

Select: Este menu traz comandos para editar e ajustar as seleções feitas no arquivo ativo. Falaremos mais dessas funções logo abaixo!

 

Filter: Este é o menu que, digamos, seja o "mais útil" do photoshop: traz uma vasta coleção de "filtros" (efeitos) para ser aplicados na foto. Com um clique você pode transformar, por exemplo, aquela sua foto em um esboço de pintura!

 

View: aqui você pode configurar elementos visíveis na área de trabalho do photoshop, como o uso de guias e réguas, zoom e etc...

 

Window: Lista vários paineis e configurações de áreas de trabalho do Photoshop

 

Help: Digamos que a sua importante utilidade não precisa ser mencionada aqui.

2. Barra de opções

A barra de opções mostra, sempre, as opções disponíveis para a ferramenta selecionada. Suas opções, óbvio, mudam conforme a ferramenta em uso.

 

3. Barra de Ferramentas (tools)

 

Imagem Postada

 

rei explicar cada ferramenta, começando de cima pra baixo, da direita pra esquerda.

OBS: Podem haver mais de uma ferramenta em cada botão, logo explicarei todas no mesmo lugar.

 

Marquee Tools: É um conjunto de ferramentas de seleção. Suas principais ferramentas são: Rectangular Marquee e Elliptical Marquee, ambas fazem seleções de acordo com formas (retangular e circular, respectivamente)

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Modos de Seleção: Quatro botões onde você define qual o uso da ferramenta: criar nova seleção, adicionar à seleção, subtrair a seleção e selecionar por interceção.

Feather/Enevoamento: Uma caixinha que pede um n° em pixels. Serve pra criar uma "borda" suave e sem serrilhados na seleção.

 

Move Tool: Esse não preciso aprofundar muito. Se trata do cursor principal, usado para mover objetos ou selecioná-los

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Auto Select Layers: Com essa opção marcada, você pode clicar em uma camada na tela de edição e selecionar ela. (camadas serão abordados abaixo)

Auto Select Groups: Idem o de cima. Com a diferença que "grupos de objetos" são selecionados

Show Transform Controls: Ao selecionar um objeto, aparece uma borda que permite que você altere o tamanho da camada.

Lasso Tools: Ferramenta de seleção de "mão livre". Traz ainda outras ferramentas: Laço Poligonal(onde você cria um poligono, e este é usado como seleção) e Laço magnético(onde a seleção é formada a partir de tonalidades de cores, por onde você passar o mouse. É muito util)

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

As opções são as mesmas da Marquee Tools, com excessão da Magnetic Lasso, que traz uma opção semelhante a da ferramenta abaixo.

Magic Wand Tool: Como o nome diz, essa ferramenta tem uma função "mágica". Você clica em algum objeto na imagem, e a ferramenta trata de selecionar ele para você. Por exemplo, clica sob uma camisa branca, e ela será totalmente selecionada. PS: Essa é uma seleção feita a partir da tonalidade das cores, ela não é tão mágica assim.

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Tolerance: é a tolerancia por tonalidades a serem selecionadas. Teste valores entre 0 e 255 até a seleção lhe agradar.

Contiguos: Desmarque essa opção se quiser que cada ponto na tela que tenha tonalidade semelhante àonde você clicou seja selecionado.

Crop Tool: Essa ferramenta serve para "cortar" a imagem. Clique e arraste (formando um retangulo) da área que você gostaria, e aperte ENTER. Tudo fora dessa área será "excluido", formando uma nova imagem.

Slice Tool: Essa ferramenta tem o objetivo de dividir a imagem em várias. Não vou explicar muito sobre essa imagem, pois ela é de interesse aos webdesigners, e não aos fotoshopeiros casuais

 

band-aid(wtf?) tool: É, eu não sei muito a utilidade dessas ferramentas. Como disse, sou um pífio conhecedor do photoshop. A unica coisa útil(pra mim) nesse grupo de ferramentas é o "Red-Eye Removal Tool", que serve propriamente pra tirar aquele efeito tosco das fotos, quando alguem fica com "olhos vermelhos".

 

Brush Tool: Temos aí o tão famoso Pincel e lápis! Não preciso dizer para que servem!

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Brush: um pequeno menu suspenso com opções interessantes, como:

Master Diameter (tamanho do pincel) e Hardness (Rigidez. Quanto menor o valor, mais "suave" é o pincel. Quanto maior, mais forte, óbvio) e uma lista de pincéis "prédefinidos".

Mode: Um menu suspenso com vários modos de mesclagens/mistura. Explicarei como funciona esses modos mais adiante!

Opacity: determina a "opacidade" (ou transparencia) do pincel.

Na extremidade Direita da barra de opções há uma aba "brushes": Lá contem trocentas opções dos pincéis, como outras formas de customização. Serve para várias ferramentas.

 

Clone Stamp Tool: Trata-se de uma espécie de "Carimbo". Mantenha pressionado ALT e clique em algum ponto da imagem("molhe" o carimbo). Depois comece a pintar(carimbar) em qualquer lugar da imagem. Essa ferramenta é muito útil no tratamento de correção das imagens (como tirar aquela mão boba da foto, ou colocar seu rosto num corpo sarado)

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Traz as mesmas opções que a Brush Tool

 

History Brush Tool: Mais uma vez, não sei a função dessa jossa xD

 

Erase Tool: A boa e velha borracha. Na barra de opções traz as mesmas opções que a Brush Tool.

 

Paint Bucket Tool: Temos aí o famoso balde de tinta! e junto com o meninão, vem a ferramenta de "gradação" (gradient tool).

Na Barra de opções, o balde de tinta tem as opções da Magic Wand: Ele pinta de acordo com tonalidade de cores. Você pode alterar a tolerancia com a opção "tolerance"

Ja a Gradient Tool, é uma ferramenta que pinta "transformações de cores". Me limitarei a não abordar seu uso completo, fico devendo essa.

 

Blur Tool: Essa ferramenta, que age como um brush, trata de desfocar/embassar a imagem. Pode ser ótima como ferramenta Anti-Serrilhado

Junto dela vem a ferramenta Sharpen Tool, que tem a função oposta dessa: traz nitidez À imagem. Há também a Smudge tool, um brush que se comporta como um "dedo" sendo arrastado sobre uma pintura.

Quando Selecionada, a Barra de Opções mostra as seguintes opções:

Mesmas opções que a Brush Tool, mais:

Strenght: A força do efeito, varia de 0 a 100%

 

Dodge Tool: Essa ferramenta é util para "clarear" alguns trechos. A ferramenta que faz o oposto é "Burn Tool", que dá um efeito de queimado. Essas duas ferramentas traz a opção:

Range: Tonalidades de efeitos (variam de tons claros, médios e escuros)

Exposure: exposição ao efeito (ou a força do efeito)

Junto delas vem a Sponge Tool, que dá um efeito de "molhado" na imagem.

Path Selection Tool: Uma ferramenta de seleção de formas. Uma coisa avançada, vamos pular!

 

Type Tool: Enfim, uma ferramenta utilissima. As opções nem preciso explicar. Alguns efeitos legais mais adiante!

 

Pen Tool: Essa ferramenta serve para criar polígonos/formas. Não irei explicar ela, por preciar de um aprofundamento.

 

Line Tool: Esse Conjunto de ferramentas traz formas préfabricadas, como circulos, retangulos e linhas. A ferramenta "custom shape tool" é bem interessante, aumentando a quantidade de formas (como corações, estrelas e etc)

Bloco de "Visualização": Esse ultimo bloco traz ferramentas como "adição de comentários', conta-gotas, mão de navegação e Zoom, enfim, não preciso explicar cada uma

 

Quadros de Cores: Os Quadrados de Frente e de Tras controlam respectivamente a cor de primeiro plano e de segundo plano(plano de fundo).

 

OBS: O resto desse painel me limitarei a não explicar, por não serem tão uteis

 

Com este pouco de opções ja ficou claro que as possibilidades são infinitas! Pegue qualquer ferramenta dessas, e vá praticando. Tenta retirar aquelas rugas ou espinhas com a Blur Tool, use A Lasso Tool + Magic Wand para tirar você daquele quarto imundo e te colocar numa praia paradisíaca, entre outras coisas.

 

Várias Imagens em Apenas UMA : Camadas/Layers

 

Imagem Postada

 

As camadas são uma alternativa que visa facilitar o manuseio de vários elementos/imagens sem modificar outras.

 

O funcionamento das camadas no Photoshop pode ser compreendida dessa forma:

 

As camadas correspondem a diversas "folhas" transparentes que podem receber elementos gráficos. Quando dois elementos são colocados em duas camadas Distintas, caa um deles pode ser alterado isoladamente, sem interferir no comportamento do outro.

Cada camada é independente da outra, e um mesmo arquivo pode conter infinitas camadas.

Quando um elemento de uma camada não ocupa toda a área da imagem, é possivel ver as camadas inferiores da imagem, como se os elementos estivessem sobrepostos.

 

Vamos a alguns exemplos práticos, a partir de imagens:

 

Imagem Postada

 

No Painel Layers, Fica claro que temos a camada "Fogo" sob a camada "Seud", e está visivel na imagem... o que acontece se arrastarmos no painel Layers a camada "fogo" pra baixo?

 

Imagem Postada

 

*Pausa para um momento de Compreensão Psicológica*

Cara.. como eu aceito perder meu tempo explicando uma coisa tão banal como essa? Por favor, não me venha com dúvidas que não entenderam o funcionamento da coisa. É absurdamente simples. Pode ter quantas camadas quiser, move-las de um lado pro outro e o mais importante:

 

Imagem Postada

 

Editar qualquer camada, sem que outra seja afetada!

 

 

Pegaram o Espírito da coisa? Sim? Pronto, ja pode se considerar um futuro "FotoShopeiro". Um pouco de prática, e verá que as camadas foi a maior invenção que o homem sedentário pode criar! Não há limites

 

Montar aquelas assinaturas com várias fotos e textos agora se tornou simples, não é? Dê adeus ao Paint! As coisas vão ficar muito mais fáceis!

 

Selecionando Objetos

 

O uso mais interessante do photoshop é você pegar aquela sua foto preguiçosa... e se colocar dentro de uma rede de uma praia paradisíaca.

Parece dificil... Mas com um pouco de paciencia, fica muito fácil

 

Vou passar aqui um exemplo simples. (mais uma vez, hehe)

 

Usaremos 2 imagem:

 

O Fundo...

Imagem Postada

 

E o tal objeto a ser selecionado...

 

Imagem Postada

 

O que irei fazer: Dar um jeito deselecionar a corujona e meter ela naquele fundo!

Como eu poderia fazer isso?

nesse caso, ferramentas que não faltam:

> Poderia usar a Lasso Tool, e ir selecionando à mão livre.. mas daria um trabalho, e poderia errar bastante...

> Poderia usar a Magnetic Lasso Tool, sem problemas algum, pois essa seleciona por tonalidades. Como temos o branco beem distinto do preto, essa ferramenta seria ótima.

> Uma opção melhor que a de cima é a Magic Wand Tool, que também trabalha com tonalidades. Para esse caso, ela seria a mais prática.. É só dar um clique em todo o fundo preto, e voile! Temos o que "quase" queremos selecionado

 

Imagem Postada

 

Como dá pra ver, o fundo tem uma borda de seleção.. Mas.. o que faço para selecionar a coruja?

 

Imagem Postada

 

Opa.. só inverter a seleção !

Agora, antes de copiar e colar no fundo, vamos usar um efeito interessante...

 

http://www.uploadimagens.com/upload/9c351fa2ab683af2763ea99353980de7.jpg

 

Esse efeito trata de "suavizar" e deixar transparentes os cantos da seleção...

Agora pra concluir de vez, pressione CTRL + X (ou Edit > Cut)

Vá na imagem do fundo e pressione CTRL + V (ou Edit > Paste)

E teremos... isso!

 

http://www.uploadimagens.com/upload/e4fa0d2e757a48b7ba0c09c3a820ac05.jpg

 

Repare de como os cantos da imagem ficaram "transparentes"

É um efeito interessante pra evitar os serrilhados

Enfim, agora dá pra fazer umas FR legais, né?

 

Modos de Mistura!

 

http://www.uploadimagens.com/upload/e023f5cd9f2958626d1e8d0fbd19dff5.jpg

 

Como fiquei devendo lá em cima na explicação das ferramentas semelhantes ao Brush, vou aproveitar essa parte das camadas e demonstrar esses efeitos

 

Esses efeitos são responsáveis de misturar uma imagem com a imagem atrás dela. Os tipos de mistura variam. Alguns contrastam as cores distintas de cada imagem (a da frente e a de traz) outros efeitos somam a claridade ou dispersam a luminosidade das figuras, e assim por diante.

 

Esse efeito pode ser encontrado em várias ferramentas (como Brushs) e outros efeitos (como os efeitos de camada, que serão explicados abaixo).

 

Mas aqui demonstrarei eles usando as camadas

 

Vamos usar como exemplo, esse padrão:

 

Teremos uma camada à Frente(a coruja 'o rly'), e outra como plano de fundo(o campo). A camada da frente receberá um efeito de mesclagem.

 

http://www.uploadimagens.com/upload/0fcc428db5c3f05f1c0b1b17045f52a6.jpg

 

Lembrando que para acionar esse efeito de mesclagem, é só escolher a camada na qual será aplicada o efeito, e clicar naquele menu suspenso onde tem escrito "Normal". Escolha um efeito, e pronto!

 

http://www.uploadimagens.com/upload/045caa7b157229cefdf39952932b9abb.jpg

 

Efeito Color Burn

 

http://www.uploadimagens.com/upload/de36db3c982aac3ea58dcd162712d623.jpg

 

Efeito Color Dodge

 

http://www.uploadimagens.com/upload/da994e13947da51fbffb4074e251868a.jpg

 

Efeito Difference

 

http://www.uploadimagens.com/upload/0b869abcefe216027bba94a4c10b73af.jpg

 

Efeito Hard Mix

 

http://www.uploadimagens.com/upload/5ca0bc78f9beca574fd2d68a4989574f.jpg

 

Efeito Saturation

 

http://www.uploadimagens.com/upload/4ca6863f461d51cedf4df118ae886cef.jpg

 

Esses são apenas alguns exemplos, são vários efeitos e eles podem ser misturados à vontade.

 

Continua logo abaixo...

 

Lembrando que : as imagens usadas são apenas para lhe dar uma noção,

você escolhe suas imagens, o ponto, os efeitos, etccc...

(Não é um tutorial 100%, apenas uma noção básica)...

 

Continua abaixo: http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estilos(Efeitos) de Camadas

 

As camadas tem outra função interessante: o aplique de efeitos dinâmicos, que se adaptam em cada camada e podem ser editados facilmente em tempo real.

São efeitos como sombra, brilho, entalhe, borda, entre outros...

No exemplo, usaremos um texto. Quando você cria um texto, automaticamente é criada uma camada para esse texto.

 

 

Para aplicar os efeitos é simples, só ir para o painel Layers, e seguir por este menu:

 

 

Abrirá essa Janela:

 

 

Como pode ser visto, essa janela conta com uma lista de efeitos. Quando clicar em qualquer item dessa lista, ao lado (no centro da janela) irá aparecer várias opções para controlar/customizar o efeito. Podem ser usados vários ao mesmo tempo...

Os principais efeitos são esses:

 

Stroke (contorno)

 

Drop Shadow (sombra projetada)

 

Outer Glow (brilho externo)

 

Bevel and Emboss (relevo e entalhe)

 

Satin

 

Vários juntos

 

Filtros !

 

Filtros nada mais são que efeitos que podem ser aplicados em qualquer imagem/camada. Mas os filtros são permanentes, não podem ser retirados.. Mas podem ser "somados".

 

Irei explicar apenas as categorias. Para ver os efeitos dos Filtros, testem cada um deles nas imagens.. dando os retoques até ficar do jeito que gostarem.

 

E como o tópico ta grande demais, fico devendo imagens nessa parte.

 

Mas é só dar uma ida no Menu Filters que você encontrará:

 

>Artistic: É um conjunto de filtros com efeitos de pintura.

 

>Render: É um conjunto de filtros que aplicam efeitos que modificam e valorizam uma imagem, como efeitos de iluminação.

>Sketch: É um conjunto de filtros que servem para adicionar Textura às imagens.

 

>Blur: São filtros que tratam de suavizar e distorcer as imagens, funcionam como o efeito de desfoque das câmeras. São efeitos pesados que exigem processamento alto.

>Distort: Como o nome diz, são filtros que tratam de distorcer as imagens. São filtros mais pesados, que exigem um processamento maior.

>Stylize: Um cojunto de filtros que criam um efeito de pintura impressionista/expressionista.

 

>Sharpen: Esses filtros recuperam o foco de imagens desfocadas, aumentando o contraste entre pixels adjacentes (vizinhos). Contém filtros opostos ao efeito "Blur".

 

>Pixelate: São efeitos que agrupam pixels de cores semelhantes em pequenas células

>Noise: Esses filtros adicionam ou removem ruídos de uma imagem, podendo ser usado para remover sujeira e rabiscos.

>Texture: Aplicam texturas diversas às imagens.

 

>Brush Strokes: São filtros semelhantes ao Artistics, mas conferem uma imagem de aparencia de pintura artistica ou arte-final

Menu Image!

 

 

 

Esse menu traz várias ferramentas de ajustes e correções de imagens.

 

Vamos a alguma delas:

>Submenu Mode: Traz opções referente ao modo de cores utilizados na imagem (Monocromático, RGB(padrão), CMYK[para impressão], Index[para gifs], Grayscale, entre outros)

 

>Image Size: Contém opções para alterar as dimensões e a resolução da imagem. Essa ferramenta serve para mudar a "escala" da imagem, ou seja, toda a imagem sofre alteração de tamanho

 

>Canvas Size: Tem a função parecida com o comando Image Size, com a diferença que só a moldura(canvas ou área de edição) é redimensionada. a Imagem permanece intacta no tamanho normal. Funciona de forma semelhante a ferramenta "Crop"

 

>Rotate Canvas: Traz comandos para rotacionar a imagem. Rotaciona em 4 angulos, e tem opções para inverter verticalmente/horizontalmente.

 

>Submenu Adjustments: Esse Menu traz diversas funções importantes para o trato e correção das Imagens, explicados abaixo:

 

>>Auto Contrast: Essa função ajusta a imagem a um nivel ideal de constraste de acordo com seu tipo de iluminação e coloração

 

>>Auto Colors: Ajusta as cores de uma imagem de forma simples.

 

>>Color Balance: Permite que você ajuste os níveis de saturação(distinção do preto e branco) de uma determinada cor em uma imagem.

 

>>Brightness/Contrast: Permite o ajusto de brilho e contraste de uma imagem. É ótimo para aquelas fotos escuras demais ou cinzentadas demais... Sabendo aplicar bem esse efeito, é possível até pegar um "bronzeado" . Esse efeito é ótimo para mudar cor dos olhos, cabelos ou dar um efeito de "sepia" ou preto e branco na foto

 

>>Hue Saturation: Um dos Efeitos mais interessantes. Permite a alteração das cores (matiz/hue), sua força/distinção (saturation) e sua iliminação. A opção "colorize" força a mudança de todas as cores em uma só.

 

>>Desaturate: Retira toda a saturação da imagem, deixando ela em tons de cinza (preto e branco).

 

>>Threshold: Converte imagens coloridas ou em tons de cinza em imagens preto e branco de alto contraste.

 

 

Finalizando...

 

 

Bom galera, é só... Infelizmente não posso levar o tutorial adiante (dá um trabalho!),

o tutorial é bem básico, não serve nem de referência para os mais entendidos.

Faltou vários detalhes (até pq as possibilidades do photoshop são infinitas),

coisas banais e simples, mas isso é só para aqueles que tem vontade de aprender e receberem um empurrãozinho..

 

Espero que o tópico lhes seja útil,

e caso a aceitação seja boa e houver dúvidas,

posto mais alguns "tutoriais", aqui mesmo,

de efeitos em particular.(by gezuz)

 

Abaixo mais algumas dicas:

 

Vídeo aulas para iniciantes feito por "dedezin":

 

"Borda Bolinhas:

 

Video ensinando fazer uma borda dusando o modo mask"

 

http://www.4shared.com/file/13191085/6afb3...a_bolinhas.html

 

"Efeito campo Vetorial: Parece raios de sol"

 

http://www.4shared.com/file/13191231/8de6f...o_vetorial.html

 

"Earth Portal: EFeito Abstrato"

 

http://www.4shared.com/file/13191354/aa14c...rth_portal.html

 

"Efeito Dream:

 

Deixa a foto parecendo sonho... muito usada em fotolog"

 

http://www.4shared.com/file/13191373/64637...eito_dream.html

 

"Transformar foto em desenho: Deixa uma foto qualquer em desenho preto e branco"

 

http://www.4shared.com/file/13191434/f9017...em_desenho.html

"Como baixar e instalar fonts"

http://www.4shared.com/file/13192341/d1d0a...lando_font.html

 

"Como deixar uma imagem em tres partes"

 

http://www.4shared.com/file/13191629/9d2fe...res_partes.html

 

"Como criar reflexo de agua"

 

http://www.4shared.com/file/13192466/78cd4...flexo_agua.html

 

 

Apostila de photoshop (apostilando)

 

Hoje em dia vejo muita gente querendo aprender photoshop na internet, principalmente para editar fotos e por em sites como myspace, flog, fotolog, orkut e etc.Então estou colocando aqui a apostila básica de photoshop, um curso intensivo para iniciantes e usuários intermediários no photoshop, legalzinho a beça. Os tópicos do curso são:

 

# PRÓLOGO.

# INTRODUÇÃO

# LIÇÃO N.º 1

# O AMBIENTE DE TRABALHO E AS CONFIGURAÇÕES INICIAIS

# CRIAR UM NOVO DOCUMENTO .

# FERRAMENTAS DE DESENHO

# ENGANOS E ALTERNATIVAS .

# LIÇÃO N.º 2

# FERRAMENTAS DE SELECÇÃO.

# LAYERS .

# TEXTO

# LIÇÃO N.º 3

# TRANSFORMAÇÕES E ALINHAMENTOS.

# UM EXERCÍCIO DE RECAPITULAÇÃO .

# PATHS E CURVAS DE BÉZIER

# A IMPORTÂNCIA DOS PRELIMINARES.

# ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE IMAGEM

# LIÇÃO N.º 4

# O MUNDO A PRETO E BRANCO .

# DUOTONE: O TOQUE DE MESTRE

# QUAL O FORMATO DE GRAVAÇÃO?

# LIÇÃO N.º 5

# CRIAR A PARTIR DO NADA.

# OS FORMATOS DA WEB E A SUA OPTIMIZAÇÃO

# ÍNDICE DE IMAGENS.

# ÍNDICE GERAL

 

 

download curso photoshop

http://anonym.to/?http://jlprett.webng.com/photoshop.rar

 

Espero ter ajudado!

Qualquer coisa é só deixar um comentário...

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi você que escreveu este tuto? =S

http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=64105

 

se não foi coloka os créditos. =D

de qualquer forma a idéia foi legal.

 

Você leu?

Deu uma olhadinha no inicio, abaixo de Tutorial Photo Shop para iniciantes:

coloquei: by gezuz!!! significa:por gezuz! (não sei o nome verdadeiro)

 

ele termina em finalizando,

então pesquisei mais e acrescentei

os vídeos pra ajudar feito por dedezin,

e por último, acrescentei a apostila que eu tinha guardada,

foi baixada no apostilando,

ao fazer o download vem um leia-me com os créditos...

 

Enfim,

coloquei crédito em todoss..

apenas pesquisei o que seria útil e fui postando pra ajudar e facilitar a quem precisa...

 

Ok?

 

Obs: dá trabalho ficar pesquisando , fazendo uploads de imagens pra postar,

fora o tempo que se perde, apenas para ajudar os que precisarem, e os créditos estão aí...

 

Quem ler o tutorial verá os créditos no início e no final, verá os créditos:

 

gezuz forum.outerspace

dedezin scriptbrasil

apostilando

 

a diferença é que coloquei apenas by gezuz ...

aos que conhecem, saberão que aquele foi quem o fez...

by=por (feito por-postado por, etc)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.