Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cindy Emilly

Informações sobre: DPI e Resolução de Imagens!

Recommended Posts

Percebi que algumas pessoas estão com dúvida sobre dpi, resolução de imagens e afins...

As informações abaixo podem lhes ajudar a entender melhor:

 

( um pequeno tutorial montado por mim , através de informações encontradas em dicionários, enciclopédias,

wilkipédia, um pequeno resumo por Breno S. Barboza do site folhadigital.wordpress.com, e acrescentei por mim mesmo algumas informações ...)

 

Pontos por polegada

 

Imagem Postada

Imagem ampliada dos pontos produzidos por uma impressora jato de tinta em qualidade rascunho. A área original é um quadrado com lado de 0,5 polegadas impresso com 150 pontos por polegada (75×75 pontos).

 

Pontos por polegada (ppp), em inglês dots per inch (dpi),

é uma medida de densidade relacionada à composição de imagens, que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear na superfície onde a imagem é apresentada.

Também é comum encontrar referências a essa densidade pelo termo "resolução de imagem" ou simplesmente "resolução".

A resolução é indicada pela composição da densidade horizontal e vertical, que podem ser iguais ou diferentes.

De maneira geral, quanto maior o número de pontos por polegada, mais detalhada e bem definida é a imagem.

 

Interpretações rigorosas fazem distinção entre diferentes densidades de imagem, da seguinte maneira:

 

"Pontos por polegada" para imagens gravadas em algum suporte (papel, transparência etc.) por uma impressora.

"Pixels por polegada" para imagens apresentadas em monitores de vídeo.

"Amostras por polegada" para imagens captadas por sensores óticos

(de câmeras digitais, scanners etc.).

 

Popularmente, entretanto, fabricantes de equipamentos e consumidores utilizam o termo "pontos por polegada" para qualquer uma dessas situações. A expressão "pixels por polegada", em inglês pixels per inch (ppi), é normalmente reservada para mostradores eletrônicos, como monitores de vídeo e outras tipos de telas digitais.

 

 

Impressoras pessoais

 

Normalmente, uma impressora pode trabalhar com densidades diferentes de impressão, que podem ser escolhidas pelo usuário em função de sua necessidade. A escolha da densidade é disponibilizada pelo controlador de dispositivo da impressora (printer's device driver). Densidades maiores levam mais tempo para imprimir, gastam mais tinta ou toner, e produzem imagens de melhor qualidade.

 

Algumas densidades de impressão típicas (horizontal×vertical em pontos por polegada)

 

Impressora matricial com cabeçote de 9 pinos: 60×60 a 240×120.

Impressora matricial qualidade carta (letter quality, LQ)com cabeçote de 24 pinos:

60×60 a 360×180.

 

Impressora jato de tinta: 75×150 a 600×300 ou 1440×720 (e até 9600, dependendo do modelo).

Impressora laser: 600×300 a 1200×1200.

 

Relações entre resolução de monitor e de impressora

 

Imagem Postada

Uma imagem com 10×10 pixels no monitor de vídeo precisa de uma densidade de impressão bem maior em uma impressora jato de tinta, para obter-se qualidade semelhante.

 

Uma impressora jato de tinta necessita um número bem maior de pontos por polegada para imprimir com qualidade semelhante uma imagem mostrada no monitor de vídeo, com determinado número de pixels por polegada.

 

A impressora trabalha com pontos formados por quatro canais de cores (normalmente o padrão CMKY), cada um deles com apenas uma opção de intensidade (quantidade fixa de tinta por canal), enquanto um monitor de vídeo forma um pixel utilizando três canais de cores (RGB), cada um deles com 256 níveis de luminosidade diferentes.

Sendo assim, o número de cores que podem ser gerados pela impressora em um ponto é 24 = 16, enquanto um monitor de vídeo pode gerar 2563 = 16.777.216 pixels diferentes.

Algumas impressoras têm capacidade de variar a quantidade de tinta de cada canal de cor ou ter canais de cores adicionais, mas mesmo assim haverá menos opções que as disponíveis em um monitor.

A maioria das impressoras resolve essa limitação utilizando recursos de meio-tom (ou dithering) para simular cores adicionais, necessitando de muitos pontos de impressão para obter o efeito de um único pixel na imagem do monitor.

 

 

Referências:

 

Polegada

 

A polegada é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros

 

A polegada tem sua origem na medida realizada com o próprio polegar humano (não todo ele, mas a distância entre a dobra do polegar e a ponta). Uma medida rápida do polegar de um ser humano adulto fornece aproximadamente 2,5 cm de comprimento para esta distância.

 

Hoje em dia, ela é definida em função da Jarda. Esta por sua vez é definida em função do metro (unidade adotada na maioria dos países).

 

Equivalências

 

1 polegada é igual a:

0,027777777777778 jardas

0,083333333333333 pés

1.000 miles

 

1 pé = 12 polegadas.

 

No Sistema Internacional de Unidades a unidade fundamental de comprimento é o metro. No sistema CGS a unidade fundamental de comprimento é o centímetro.

 

 

Notação

 

O símbolo internacional normalizado para polegada é in.

Por vezes, a unidade polegada é também representada por uma dupla plica (p.ex. 30″ = 30 in). Da mesma forma, o pé (unidade) é representado por uma plica, e então 6′2″ significam 6 pés e 2 polegadas (que medem 1,8796 m).

 

É de se notar que não há espaço entre o número e as plicas, ao contrário do que ocorre entre o número e o símbolo in.

 

No entanto, por falta de conhecimento ou por dificuldades técnicas, a plica dupla é às vezes erradamente representada por umas aspas curvas (”) ou por umas aspas ASCII ("); do mesmo modo, a plica (′) é às vezes erradamente representada por um apóstrofo (’) ou por um apóstrofo ASCII (').

 

 

Aparelhos de televisão, monitores de computador e aros de pneus;

 

Aparelhos de TV e monitores de computador costumam ser vendidos com medidas da diagonal em polegadas. Para formatos 4:3, uma regra prática para converter para centímetros é usar 1 polegada de diagonal = 2 cm de largura. Essa medida também é utilizada em aros de pneus, tanto de bicicletas tanto de veículos automotores.

 

Imagem Postada

Fita que usa polegadas como unidade de medida.

 

Resolução de imagem

 

Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam maiores detalhes na imagem.

 

A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão). Ademais, pares de linhas são usadas freqüentemente em vez de linhas individuais. Um par de linhas é constituído de uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes, enquanto linhas contam ambas as linhas apagadas e acesas. Uma resolução de dez linhas por mm significa cinco linhas apagadas alternando com cinco linhas acesas, ou cinco pares de linhas por mm. A resolução de lentes fotográficas e filmes são mais freqüentemente citadas como pares de linhas por mm.

 

Resolução de imagem em monitores CRT

 

Um televisor ou monitor CRT com 525 linhas de varredura produz uma imagem com ligeiramente menos que 525 linhas de televisão de resolução. A relação entre as linhas de resolução e o número de linhas de formato é conhecido como Fator Kell, em homenagem a Raymond D. Kell, que elaborou os detalhes da resolução visual em sistemas de varredura na RCA, na década de 1930.

 

Resolução em pixels

 

O termo resolução é freqüentemente usado como uma contagem de pixels em imagens digitais, ainda que os padrões norte-americanos, japoneses e internacionais especifiquem que isso não deve ser usado, ao menos no campo das câmeras digitais. Uma imagem de N pixels de altura por N pixels de largura pode ter qualquer resolução inferior a N linhas de altura da imagem ou N linhas de TV. Mas, quando a contagem de pixels é referenciada como resolução, a convenção é descrever a resolução em pixels como o conjunto de dois números positivos inteiros, em que o primeiro número é a quantidade de colunas (largura) de pixels e o segundo é número de linhas (altura) de pixels; algo como 640 X 480, por exemplo.

 

Outra convenção popular é citar a resolução como a quantidade total de pixels na imagem, tipicamente informada como o número de megapixels, os quais podem ser calculados multiplicando-se as colunas de pixels pelas linhas de pixels e dividindo-se o resultado por um milhão. Outras convenções incluem descrever pixels por unidade de comprimento ou pixels por unidade de área, tais como pixels por polegada ou por polegada quadrada. Nenhuma dessas resoluções em pixels são resoluções de verdade, mas elas são amplamente citadas como tal; servem como limite superior em resolução de imagem.

 

Abaixo está uma ilustração de como a mesma imagem pode aparecer em diferentes resoluções de pixels, se os pixels forem pobremente renderizados como quadrados. Normalmente, uma reconstrução suave da imagem a partir dos pixels seria preferencial, mas para efeito didático, os quadrados ilustram melhor a situação.

 

Imagem Postada

 

Resolução em várias mídias

 

DVDs têm, 480 (NTSC e PAL-M) ou 576 (PAL e SECAM) linhas (ou linhas de televisão, ou linhas por altura de imagem).

A HDTV tem 720 ou 1080 linhas.

O filme fotográfico de 35mm é escaneado para lançamento em Blu-ray ou HD DVD em 1080 ou 1920 linhas (a partir de 2005).

O negativo do filme fotográfico de 35mm utilizado no cinema pode apresentar uma resolução de 6000 linhas.

O filme positivo de 35mm usado na projeção cinematográfica tem cerca de 2000 linhas, resultantes da impressão análoga do negativo de um interpositivo, e possivelmente um internegativo, e de uma projeção positiva.

Os filmes mais recentes são escaneados em 4000 linhas, o que é denominado escaneamento 4K, antecipando futuros avanços na projeção digital ou resoluções mais altas em monitores de tela plana.

Referência:

 

PIXEL

 

Pixel ou Píxel, (sendo o plural píxeis) (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

 

Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307.2 mil pixels, a 800 x 600 temos 480 mil, a 1024 x 768 temos 786.432 mil e assim por diante.

 

Megapixel

 

Megapixel (ou Megapíxel) designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 Megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels terá exactamente 1.310.720 pixels.

 

 

.............

Imagem digital

 

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos.

Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo de rastreio e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.

 

Tipicamente, as imagens raster são imagens fotográficas, e as imagens vetoriais são desenhos técnicos de engenharia. Os quadrinhos ilustrados se assemelham em qualidade a imagens raster, mas são impressos em plotters que passaram a imprimir à maneira das impressoras comuns por jato de tinta.

 

Imagem de rastreio e imagem vetorial

 

Imagem Postada

Imagem vetorial ao ampliar...

Uma imagem vetorial é redimensionável sem perda de qualidade

 

Imagem Postada

Imagem raster ao ampliar.

já a definição de uma imagem raster é comprometida com a ampliação.

Imagem de rastreio (Raster)

 

Imagens raster (ou bitmap, que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contém a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais.

O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra matricial, etc.

 

Um bitmap pode ser preto-e-branco ou colorido. Há um padrão chamado RGB, do inglês Red, Green, Blue, que utiliza três números inteiros para representar cada uma das cores primárias, vermelho, verde e azul.

 

Necessidade de compactação

 

A cada ponto da imagem exibida na tela ou papel corresponde um pixel desta grade, de forma que a maioria das imagens requer um número muito grande de pixels para ser representada completamente. Por exemplo, uma imagem comum de 800 pixels de largura por 600 de altura necessita de 3 bytes para representar cada pixel (um para cada cor primária RGB) e mais 54 bytes de cabeçalho. Isso totaliza 1.440.054 bytes. Embora a representação de imagens na memória RAM seja feita geralmente em bitmaps, quando se fala em um grande número de imagens armazenadas em discos magnéticos e transmissão de dados via redes surge a necessidade de compressão desses arquivos, para reduzir o espaço ocupado e o tempo de transmissão.

 

A compactação de dados pode ser com perda ou sem perda. Os principais formatos adotados para a compressão de dados na internet são o Compuserve GIF, o JPG, ou JPEG, e o mais atual e livre o PNG.

 

 

...A imagem de rastreio tem esse problema ao se aumentar as dimensões da imagem, os pixels vão-se distribuir por uma área maior, logo tornando a imagem mais indefinida. E claro que iremos ter de guardar cada pixel. A qualidade de uma imagem digital se dará sobre dois aspectos, a quantidade de pixel por polegada (resolução da imagem), e o número de pixels na horizontal e na vertical (tamanho da imagem em centímetros).

 

Por exemplo: Se uma imagem possui 1.000 pixels x 1.000 pixels, significa dizer que possui um milhão de pixels, ou 1M como é mais comum nas propagandas de máquinas digitais, mas isso não necessariamente quer dizer que está imagem é de alta qualidade, porque ainda falta a relação com a quantidade de pixels por polegada (DPIs) da imagem.

 

Para uma boa definição é preciso que a imagem tenha 300DPIs (dots per inch, ou, pontos por polegada), isso permite que se faça uma cópia de alta qualidade em papel fotográfico, o tamanho desta cópia (10x15 - 15x18) vai depender de quantos pixels a imagem possui na vertical e quantos na horizontal.

 

A título de curiosidade vale ressaltar que a maior imagem digital do mundo foi criada pela empresa canadense Aperio criou uma fotografia digital com a qualidade de um Terapixel, ou seja, com um trilhão de pixels. O arquivo de imagem tem 143 GB e tem o formato BigTIFF, inventado pela companhia para a utilização em análises de exames médicos.

 

Imagem vetorial

 

A imagem vetorial é criada recorrendo a entidades de desenho como retas, pontos, curvas polígonos simples, etc.

 

A imagem vetorial era originalmente dependente de equipamentos de desenho controlados numericamente como um plotter de traçagem e, sendo dependente de interpretação pelo dispositivo, a imagem de uma entidade como a linha necessita de poucas informações para ser representada, como o tipo de linha, a sua cor, sua espessura, o ponto de início, o ponto final. Plotters de traçagem encontram-se em desuso, obsoletizados por plotters de rastreamento que imprimem desenhos à maneira das impressoras, fazendo primeiro uma conversão de um desenho vetorial para um desenho de rastreio. O tamanho dos arquivos de desenho vetorial são relativamente menores que os arquivos de desenho de rastreio.

 

Desenho vetorial (já comentei sobre vetor aqui no fórum)

 

Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem, em relação à sua origem, de duas formas distintas:

Desenho vetorial, que se baseia em vetores matemáticos;

Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;

 

Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

 

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

 

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizazam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

 

Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

 

Formatos comuns de imagem vetorial

 

SVG Padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C

CDR Formato proprietário da Corel®

AI Formato Adobe Illustrator

EPS Photo Shop

CMX Corel Draw X3

WMF Windows Meta File (Meta-arquivo do Windows)

 

Exemplo de uma imagem vetorial:

Imagem Postada

 

............

 

Estrutura da imagem digital

 

A maioria dos formatos de imagens digitais são precedidos por um cabeçalho que contém atributos (dimensões da imagem, tipo de codificação, etc.), seguido dos dados da imagem em si.

 

Um arquivo de imagem JPEG que é originada por câmeras fotográficas digitais não é um arquivo de imagem na acepção da palavra. A imagem contida no JPEG sofre compressão com perda de dados, ou seja, a imagem original não é recuperável em 100%, o que não ocorre com uma imagem bitmapeada.

 

O arquivo JPEG acrescenta dados numa região de metadados com informações sobre a data e hora da tomada da foto e, dependendo da câmera, até mesmo sobre o local por onde foi obtida a fotografia. Acrescenta ainda as características físicas da fotografia (sensibilidade ISO, velocidade de obturação, abertura do diafragma, etc) e, mais, contém uma miniatura da imagem para efeito de visualização e catalogação das fotos armazenadas na própria câmera fotográfica.

 

.........

Formatos de ficheiros de imagem

 

JPEG - Joint Photographic Experts Group

 

A extensão em DOS é "JPG". É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimidia, por ter uma compactação excelente, algo fundamental ao meio, e por suportar até 16.777.216 cores distintas.

TIFF - Tagged Image File Format

 

Arquivo padrão para impressão industrial (offset, rotogravura, flexogravura); também muito usado como opção nas câmaras fotográficas.

É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens do desktop para bureaus, para saídas de scanners e separação de cores.

O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos.

 

GIF - Graphics Interchange Format

 

Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG.

 

BMP - Windows Bitmap

 

Normalmente usado pelos programas do Microsoft Windows. Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.

 

SVG - Scalable Vector Graphics

 

É um formato vetorial, criado e desenvolvido pelo World Wide Web Consortium.

 

PNG - Portable Network Graphics

 

É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão (regulável). Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade, ao contrário de outros formatos, como o JPG.

 

PCD - Kodak Photo CD

 

Este é um formato proprietário lançado pela Kodak, em 1992 como parte um sistema de digitalização e armazenamento de imagens para suprir a demanda no início da popularização das imagens digitais. Dessa forma, um rolo de filme era capturado por um scanner em imagens com 36 bits (12 bits por cor) e transformado em arquivos digitais por uma estação de tratamento chamada Photo Imaging Workstation (PIW). As imagens então são gravadas em um CD usando uma estrutura especial (livro bege), porém compatível com os leitores comuns de CD. O produto não alcançou massa suficiente para se estabelecer no mercado e foi descontinuado pela Kodak. O formato, porém ainda é lido e aceito pelos principais programas de edição de imagens.

 

DWG - AutoCAD drawing

 

Arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.

 

 

RAW - Família de formatos de arquivo RAW

 

RAW refere-se à família de formatos de imagem RAW que são originados pela maioria das câmeras digitais profissionais. O formato RAW não é padronizado nem documentado, e difere de fabricante para fabricante.

 

dentre outros....

Visualizadores de imagens digitais

 

As imagens GIF, JPEG and PNG podem ser vistas simplesmente usando um web browser porque eles são formatos padrões na Internet.

Geralmente os softwares peracionais como windows e linux, já vem com alguns visualizadores básicos,

só não aceita algumas extensões de arquivos..

 

Outros formatos de imagem digital podem ser abertos por visualizadores comerciais que reconhecem uma grande variedade de arquivos de imagem (tanto vetoriais como rastreadas); XnView e o IrfanView são dois visualizadores que disponibilizam versões gratuitas para uso não comercial.

 

Os formatos RAW em sua maioria são formatos proprietários, não seguindo uma padronização. Sua visualização requer visualizadores fornecidos pelos próprios fabricantes das câmeras que originam o arquivo e que tornam o arquivo RAW públicamente visualizável transformando o arquivo em formato BMP, JPEG, TIFF ou outro, após sua manipulação.

 

Rasterização e vetoriação

 

Imagens vetoriais são convertidas para imagens raster (rasterização) geralmente com o intuito de obter cópias usando impressoras de rastreamento bastante comuns em SOHOS (Small Office/Home Office).

 

O inverso também é possível. O objetivo neste caso é transformar uma imagem raster em imagem vetorial (vetorização) para obter imagens escaláveis que podem sofrer ampliação e impressas em plotters sem perda de definição de imagem.

 

Conversores internos ao software de origem da imagem costumam converter para algum formato não nativo. É possível encontrar também conversores independentes (alguns deles gratuitos) para conversão de raster para vetor (software raster to vector), assim como no sentido inverso de vetor para raster (software vector to raster).

 

................

 

Um resumo sobre Dpi, pixel e resolução por Breno S. Barboza:

 

Dpi.

 

DPI é uma medida de resolução da imagem de uma impressora ou de um monitor. Essa sigla significa Dots per Inch e que no português quer dizer Pontos por Polegada.

Normalmente a maioria das câmeras digitais capturam as imagens em 72 dpi porque esta é uma resolução que, numa monitor, apresenta-se de modo aceitável, mas se imprimirmos a foto assim, no papel ficará simplesmente terrível, como uma série de quadradinhos de cores aglomerados lado a lado.

Assim, antes de imprimir, se a câmera salva as imagens em 72 dpi, teremos que abrir a foto num programa editor de imagem e mudar a resolução, passando a resolução de 72 dpi para 300 dpi, se quisermos realmente ver impressa uma foto com qualidade e tamanho aceitáveis.

Concluímos assim que as resoluções com valores 72, 85 e 92 dpi podem ser consideradas baixas e são mais usadas em imagens que serão exibidas em monitores, e as resoluções que possuem os valores de 150, 200 e 300 dpi são consideradas altas, conseqüentemente mais usadas em empresas gráficas para realizações de impressos.

 

Pixel.

 

Pixel é um elemento em um dispositivo de exibição, onde é possível atribuir-se uma cor qualquer.

Um pixel é a menor unidade que forma uma imagem digital, e quando milhares de pixels se unem, podem formar uma imagem inteira, no caso, uma imagem digital.

Se ampliarmos demais uma fotografia, nós a veremos realmente um aspecto de pequenos grãos, que são pixels.

Na verdade, uma imagem fotográfica digital é uma ilusão de ótica, formada pelo agrupamento de pixels unidos, que é percebido pela vista humana como uma imagem sem arestas.

 

Resolução.

Resolução é a quantidade de pixels existentes em uma polegada quadrada de uma imagem.

Se você possui uma imagem com 96 pixels por polegada, quer dizer que você possui uma image que é constituída por 9.216 cada polegada quadrada, ou seja, 96 pixels de altura por 96 pixels de largura.

Dessa forma podemos concluir que quanto maior o numero de pixels existentes em uma imagem, maior será a quantidade de informações e maior será o arquivo.

 

 

...............................................

 

 

No Photo Shop você verá as configurações de sua imagem em dpi podendo alterá-las em:

 

imagem>tamanho da imagem>resolução em pixels por polegada

 

image>image size>resolution em pixels/inch

 

.................................................

 

 

Espero que estas informações sejam úteis a quem possua alguma dúvida.

 

Caso desejem saber algo mais, é só perguntar!

 

Créditos: Tutorial montado por Cindy Emilly,

Informações retiradas de:

Dicionários;

Enciclopédias;

Wilkipédia;

Um resumo por Breno S. Barboza do site folhadigital.wordpress.com;

E informações acrescentadas por Cindy Emilly....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o material é muito bom

 

qual a fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte:

 

Créditos: Tutorial montado por Cindy Emilly,

Informações retiradas de:

Dicionários;

Enciclopédias;

Wilkipédia;

Um resumo por Breno S. Barboza do site folhadigital.wordpress.com;

E informações acrescentadas por Cindy Emilly....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Cindy

 

 

excelente, mais informações pra massa cinzenta

 

 

Obrigada pessoal!Imagem Postada

 

Valeu Pantoja, admiro-lhe por realmente ler os tópicos e por elogiar.

Essa atitude estimula aos membros a compartilharem novidades ou a postarem o que acham útil,

simplesmente com o intuito de ajudar aos que precisam das informações.

 

Realmente Alexandre Cruz, são úteis para a "massa cinzenta"... Imagem Postada

 

Estive sumida por uns dias, peço perdão a todos...

As férias acabaram...

De volta ao trabalho e aos estudos!

Mas farei o possivel para visitar mais vezes o fórum...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então parabéns pelo ótimo trabalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.