zeant 0 Denunciar post Postado Junho 24, 2009 Boas pessoal, Antes de mais eu queria dizer que sou novo no Asp.net e tenho sempre muitas duvidas ^_^ A minha duvida neste momento é como é que eu carrego um Dropdownlist, eu já coluque no ficheiro ("minha_pagina.apsx.vb") o seguinte codigo: Protected Sub Page_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load Try Dim stringligacao As String = ConfigurationManager.ConnectionStrings("ligacaoBD").ConnectionString Dim ligar As OleDbConnection = New OleDbConnection(stringligacao) Dim frase As String Dim da As OleDbDataAdapter Dim ds As DataSet frase = "SELECT * FROM tempresas WHERE aestado_emp=" & "'" & "0" & "'" ligar.Open() da = New OleDbDataAdapter(frase, ligar) ds = New DataSet With DropDownList1 .DataTextField = "anome_emp" .DataValueField = "anome_emp" .DataSource = ds.Tables("tempresas").DefaultView .DataBind() End With DropDownList1.Items.Insert(0, "Escolha a Empresa") ligar.Close() Catch ex As Exception Response.Write(ex.ToString) End Try End Sub Mas la linha a vermelhor da-me o seguinte erro: System.NullReferenceException: A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto. em WebApplication1.l40.Page_Load(Object sender, EventArgs e) em C:\Documents and Settings\zeant\Ambiente de trabalho\Software\WebApplication1\WebApplication1\minha_pagina.aspx.vb:line 33 Alguem me pode ajudar???? Cumps, zeant Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cega86 0 Denunciar post Postado Junho 24, 2009 use DataTable ao invés de DataSet da = New OleDbDataAdapter(frase, ligar) dt = New DataTable da.Fill(dt) DropDownList1.DataTextField = "anome_emp" DropDownList1.DataValueField = "anome_emp" DropDownList1.DataSource = dt.DefaultView DropDownList1.DataBind() Não saco muito de vb pois programo em c#,mas o caminho é por aí. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
zeant 0 Denunciar post Postado Junho 24, 2009 Funcionou prefeitamente... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif mas agora pergunto, não posso usar um dataset porque? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/pinch.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Cega86 0 Denunciar post Postado Junho 24, 2009 Zeant, até acredito que você possa usar o DataSet porém no código que você estava usando faltou vincular o DataSet no DataAdapter como fiz aqui com o DataTable: dt = New DataTable da.Fill(dt)por isso ele tava reclamando.Eu prefiro usar o DataTable pois ele tem mais recursos,mas faça o teste trocando por DataSet se funcionar poste aqui porque eu nunca tentei assim. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites