Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rev. Beraldo

Questões sobre arte impressa

Recommended Posts

Primeiramente, olá, povo.

Eu fiz uma pesquisa na internet e me inteirei sobre o que é CMKY, suas diferenças em relação ao RGB; tentei achar algum material que explicasse quais são as regras ou ‘‘bons hábitos’’ em relação a quando fazemos uma arte que será impressa, mas não achei. Já que a busca do iMasters não está funcionando, resolvi fazer algumas perguntas meio gerais aqui.

Em primeiro lugar, há algum material ‘‘ditático’’ na internet? Depois, como vocês fazem uso do CMKY? Quando você faz todo o trabalho em RGB e passa para CMKY, há diferença de cores visível no monitor e, são essas cores que se vê depois da conversão ou as cores que se via em modo RGB que vão ser impressas?

Sei, também, que a resolução padrão para arquivos impressos é de 300 dpi. Além disso, que outros ajustes devem ser feitos?

Agradeço as respostas e espero poder ajudar em outros tópicos, respondendo o que souber.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Primeiramente, há um fórum aqui no iMasters que se chama Produção Gráfica, onde é o local mais indicado para você ter estas respostas, mas mesmo assim, vou lhe falar algumas coisas aqui mesmo...

Pela internet ( e aqui no fórum em si tb) você encontra muita coisa sobre Processos Gráficos, Produção Gráfica, CMYK, RGB e etc.

Dicas para Produção de Peças Gráficas - DiMinas

Dicas para um Trabalho Perfeito - César França

http://www.walpp.com.br/israelito/?p=135

Primeiramente, a diferença básica entre CMYK e RGB é o foto de um ser cor-pigmento (impresso) e o outro ser cor luz ( fontes de luz, como o monitor), onde a tonalidades que poderão ser geradas, são diferentes. Sim, faz diferença passar de um para outro, onde um se trabalha com 4 camadas de cor (C M Y K) e o outro apenas com três (R G B ) . O ideal quando se esta trabalhando afim de imprimir o trabalho é de se usar o CMYK, quando está apenas fazendo algo que vai ser usado eletrônicamente é o RGB mesmo.

Não se deve confiar completamente nas cores apresentadas no monitor, acreditando que serão completamente fiéis ao impresso, pois há muitos fatores que interferem nisso, como monitor não calibrado, uso de perfil de cor errado (software) e também o fato de você estar vendo numa fonte de luz ( como falado antes, a cor-luz é o RGB, então não poderá ser totalmente fiel à impressão). Por isso é muito importante antes de finalizar o trabalho, estar fazendo porvas impressas do mesmo.

Isto, 300 dpi, CMYK, é o principal mesmo para impressos. 300 dpi, caso o seu trabalho seja visto de perto, como pequenos cartazes, folders, flyers, cartões de visita, etc., a medida que seu trabalho será visto de distâncias maiores, você pode diminuir este número ( não sei a escala certa para isso), pois depois de uma certa distância, é inútil que seja feito numa resolução tão alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito. Agradeço, e desculpem por não ter visto o fórum sobre produção gráfica. Qualquer coisa, movam pra lá.

(É que num fórum sobre Photoshop me sinto mais em casa. :) )

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.