Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

camilofernandesalves

Problemas em consulta com mysql

Recommended Posts

Segue o code

if (isset($_POST['resto']) && isset($_POST['comp']))
{
    $assunto = $_POST['assunto'];
    $msg = $_POST['comp'];
    if ($resto == 'regiao')
    {
        $regiao = $reg['regiao'];
        $nacao = "";
        $tribo = "";
    }
    if ($resto == 'nacao')
    {
        $nacao = $reg['nacao'];
        $tribo = "";
    }
    if ($resto == 'tribo')
    {
        $nacao = $reg['nacao'];
        $tribo = $reg['tribo'];
    }
    echo $regiao;
    echo $nacao;
    echo $tribo;
    include ("../../fnc/conect.php");
    $sql = mysql_query("SELECT * FROM users WHERE regiao = '$regiao' AND '$nacao' AND tribo = '$tribo'") or die (mysql_error());
    while($reg = mysql_fetch_array($sql))

Olha a idéia, eu quero que caso seja enviado nação ou região venha colocar nas respectivas variáveis um valor semelhante ao comando *.* em MSDOS só que em MySQL para que todos os campos com qualquer valor venha ser pesquisado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só o que eu quero por exemplo

SELECT * FROM tabela WHERE campo = 'valor'

Gostaria de saber se tem como 'valor' ser algum comando em MySQL sei lá aonde ele deixa isso como se fosse para todos

assim como lá no MSDOS tem o *.* aonde ele seleciona tudo que ele encontrar

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de saber se tem como 'valor' ser algum comando em MySQL sei lá aonde ele deixa isso como se fosse para todos

assim como lá no MSDOS tem o *.* aonde ele seleciona tudo que ele encontrar

uê..

SELECT * FROM `tabela`

é só fazer sem WHERE nenhum ne?!

Compartilhar este post

Link para o post

Willian é nessa idéia meu colega, só tem um problema cara olha só tipo teria eu quero fazer algo automático sabe sem a necessidade de várias consultas no banco de dados, já tentei fazer com que as variáveis já fossem enviadas com o nome do campo o AND e o varlor

iria ficar assim

if ($resto == 'regiao')
    {
        $regiao = "regiao = '". $reg['regiao']. "'";
        $nacao = "";
        $tribo = "";
    }
    echo $regiao;
    echo $nacao;
    echo $tribo;
    include ("../../fnc/conect.php");
    $sql = mysql_query("SELECT * FROM users WHERE ". $regiao ." ". $nacao ." ". $tribo) or die (mysql_error());
    while($reg = mysql_fetch_array($sql))

Não foi exatamente assim mais foi nessa idéia sabe mais deu erro no server.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz.. essa linha:

$sql = mysql_query("SELECT * FROM users WHERE ". $regiao ." ". $nacao ." ". $tribo) or die (mysql_error());
não faz sentido..

você quer selecionar essas 3 colunas apenas? então você deveria fazer:

$sql = mysql_query("SELECT regiao, nacao, tribo FROM users ") or die (mysql_error());
Ou então, posta a estrutura da tabela, e alguns registros para exemplificar...

Compartilhar este post

Link para o post

Estrutura MYSQL

-- 
 -- Estrutura da tabela `jovens`
 -- 

CREATE TABLE `jovens` (
   `id` int(8) unsigned zerofill NOT NULL auto_increment,
   `nome` varchar(40) NOT NULL,
   `endereco` varchar(80) NOT NULL,
   `regiao` varchar(40) NOT NULL,
   `email` varchar(40) NOT NULL,
   `telefone` varchar(8) NOT NULL,
   `celular` varchar(8) NOT NULL,
   `nacao` varchar(1) NOT NULL,
   `tribo` varchar(20) NOT NULL,
   PRIMARY KEY  (`id`)
 ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;

-- 
 -- Estrutura da tabela `users`
 -- 

CREATE TABLE `users` (
   `login` varchar(15) NOT NULL,
   `senha` varchar(8) NOT NULL,
   `nome` varchar(40) NOT NULL,
   `email` varchar(40) NOT NULL,
   `regiao` varchar(30) NOT NULL,
   `acesso` varchar(1) NOT NULL,
   `nacao` varchar(1) NOT NULL,
   `tribo` varchar(15) NOT NULL,
   PRIMARY KEY  (`login`)
 ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1;

Olha só a respeito do post anterior essa idéia eu já tentei só que há dois problemas:

Tem que ser nas duas tabelas a users e jovens

e outro é que eu preciso do WHERE para colocar os argumento de pesquisa

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pergunta:

Porque você definiu o campo 'login' como primary key e não criou um campo 'id'?

Compartilhar este post

Link para o post

Já existem muitos registros? Se der para alterar isso, ficaria bem melhor.

Criar um campo 'id' primary key e auto_increment seria ótimo.

Quando é efetuado um cadastro a inserção acontece nas duas tabelas simultaneamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu entendi bem você quer fazer o seguinte:

Independente do que o usuário digitar no campo de busca, ele terá os resultados

da busca vindo vindo de todas as linhas das duas tabelas, mais precisamente das

colunas 'regiao' 'nacao' e 'tribo'. Correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual campo relaciona as 2 tabelas ?

tentou fazer um JOIN ?

Faça querys distintas, controlado com IF, caso precise selecionar clausulas com o WHERE, e caso queria mostrar todos os registros.

Compartilhar este post

Link para o post

Cláudio é exatamente isso!

Para no final enviar emails como mala direta

mais por exemplo se ele for da região x ele enviar para os usuários da região x

se não ele não envia

o problema disso tudo é que tem acessos diferentes

então vai ter um usuário que vai enviar para todos

e outro só para todos do mesmo país idepedentimente de tribo é muito complicado.

Mais o que eu preciso é o seguinte é que no momento do select exista um comando para simplismente falar que qualquer valor se adeque aquele parametro

ex:

SELECT * FROM users WHERE regiao = '$regiao' AND '$nacao' AND tribo = '$tribo'

quando o usuário for admin quer dizer "manda para todos"

ele simplismente vai só selecionar a regiao

e mandar bronca

então $nação e $tribo teria que ser algo como *.* em DOS entende?

quer dizer todo registro vai ser classificado nele idepedentemente da nacao ou tribo

mais a regiao tem que obedecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi mais ou menos... Faça assim. Ia explicar, mas dar um exemplo é mais fácil...

$sql ="SELECT * FROM users WHERE regiao = '$regiao'";
if (aqui você coloca a clásula, tipo, se estiver não for admim... sei lá){
   $sql.= " AND nacao = '$nacao'";
}

Ou seja, se não for admin ou sei lá qual outra condição tenha que seguir, você concatena a $sql. Depois de tudo, você joga a $sql dentro do mysql_query e executa.

Mais ou menos por aí

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

se não ele não envia

e outro só para todos do mesmo país idepedentimente de tribo é muito complicado.

Bom.....

Você tem uma tabela de usuários:

mysql> select * from users;
+-------+-------+------------------+----------------------+--------+--------+-------+-------+
| login | senha | nome             | email                | regiao | acesso | nacao | tribo |
+-------+-------+------------------+----------------------+--------+--------+-------+-------+
| u1    | asfda | Usuario limitado | limitado@dominio.com | regiao | 0      | n     | tribo |
| u2    | asdf  | Eu sou o cara    | master@dominio.com   | teste  | 1      | n     | tribo |
2 rows in set (0.00 sec)

E você tem uma tabela de jovens:

mysql> select * from jovens;
+----------+----------+------------------+--------+--------------------+----------+---------+-------+-------+
| id       | nome     | endereco         | regiao | email              | telefone | celular | nacao | tribo |
+----------+----------+------------------+--------+--------------------+----------+---------+-------+-------+
| 00000001 | Fulano   | Rua dos bobos, 0 | teste  | teste@teste.com    | 11       | 22      | b     | tribo |
| 00000002 | Ciclano  | Av principal, 1  | regiao | email@teste.com    | 11       | 22      | n     | tribo |
| 00000003 | Beltrano | Lugar nenhum     | regiao | beltrano@teste.com | 11       | 22      | n     | tribo |
3 rows in set (0.01 sec)

Ai você quer que o "Usuário limitado" só possa enviar emails para outros jovens que são da mesma região e nação, no caso dos dados acima, o "Usuário limitado" só poderá enviar emails para o "Ciclano" e para o "Beltrano" porque eles são da mesma região e nação do "Usuário limitado".

O outro ponto que você quer, é que se o nosso usuário "Eu sou o cara" possa enviar emails para qualquer jovem, independente de nação ou região, porque ele tem acesso 1.

Ok:

mysql> select u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao",j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` from `users` u join `jovens` j on ( ( j.`regiao` = u.`regiao` ) AND ( j.`nacao` = u.`nacao` ) ) OR if( u.`acesso` = 1 , 1 , 0 ) where u.`login` = 'u1';                                                                                                                                               
+-------+------------------+----------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------+                          
| login | nome             | usuario_regiao | usuario_nacao | jovem    | email              | jovem_regiao | jovem_nacao | tribo |                          
+-------+------------------+----------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------+                          
| u1    | Usuario limitado | regiao         | n             | Ciclano  | email@teste.com    | regiao       | n           | tribo |                          
| u1    | Usuario limitado | regiao         | n             | Beltrano | beltrano@teste.com | regiao       | n           | tribo |
2 rows in set (0.00 sec)

mysql> select u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao",j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` from `users` u join `jovens` j on ( ( j.`regiao` = u.`regiao` ) AND ( j.`nacao` = u.`nacao` ) ) OR if( u.`acesso` = 1 , 1 , 0 ) where u.`login` = 'u2';
+-------+---------------+----------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------+
| login | nome          | usuario_regiao | usuario_nacao | jovem    | email              | jovem_regiao | jovem_nacao | tribo |
+-------+---------------+----------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------+
| u2    | Eu sou o cara | teste          | n             | Fulano   | teste@teste.com    | teste        | b           | tribo |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | n             | Ciclano  | email@teste.com    | regiao       | n           | tribo |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | n             | Beltrano | beltrano@teste.com | regiao       | n           | tribo |
3 rows in set (0.00 sec)

Se for isso:

select
   u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao",
   j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo`
from
   `users` u
join
   `jovens` j
on
   ( ( j.regiao = u.regiao ) AND ( j.nacao = u.nacao ) ) OR if( u.acesso = 1 , 1 , 0 )
where
   u.login = 'u2'

Porém é fundamental que você modifique sua tabela e adicione um indice:

alter table `jovens` add index `jovens_rnt`(`regiao`, `nacao`, `tribo`);

Compartilhar este post

Link para o post

se não ele não envia

Bom, eu só tive essa idéia depois de ter enviado a resposta anterior, mas acho que isso aqui resolve definitivamente:

Utilizar sua coluna de acesso e fazer uma comparação binária você irá conseguir resolver a situação de:

1. Um usuário pode enviar emails para jovens da mesma região, nação e tribo

2. Um usuário pode enviar emails para jovens da mesma região e nação independente de tribo

2. Um usuário pode enviar emails para jovens da mesma região e tribo, independente de nação

3. Um usuário pode enviar emails para jovens da mesma nação e tribo, independente da região

4. Um usuário.....

Resumindo, definimos algumas bit-flags:

região = 1

nação = 2

tribo = 4

Agora fazemos algumas contas:

mysql> select 1 | 2;
+-------+
| 1 | 2 |
+-------+
|     3 |
+-------+
1 row in set (0.00 sec)

mysql> select 1 | 2 | 4;
+-----------+
| 1 | 2 | 4 |
+-----------+
|         7 |
+-----------+
1 row in set (0.00 sec)

mysql> select 2 | 4;
+-------+
| 2 | 4 |
+-------+
|     6 |
+-------+
1 row in set (0.00 sec)

Assim, se o usuário tiver acesso 0 ele poderá enviar para emails para jovens da mesma região, nação e tribo.

Se o usuário tiver acesso 7 ( 1 | 2 | 4 ) ele pode enviar para todo mundo

Se o usuário tiver acesso 6 (2 | 4 ) ele pode enviar para jovens da mesma região, porém para qualquer nação ou tribo.

A consulta ficaria assim:

select
   u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao", u.`tribo` "usuario_tribo",
   j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` "jovem_tribo"
from
   `users` u
join
   `jovens` j
on   
   (
   ( ( u.acesso & 1 ) OR ( j.regiao = u.regiao ) ) AND
   ( ( u.acesso & 2 ) OR ( j.nacao = u.nacao ) ) AND
   ( ( u.acesso & 4 ) OR ( j.tribo = u.tribo ) )
   )
where
   u.login = 'u2'

E seus dados:

mysql> select * from users;
+-------+----------+-----------------+----------------------+--------+--------+-------+-------+
| login | senha    | nome            | email                | regiao | acesso | nacao | tribo |
+-------+----------+-----------------+----------------------+--------+--------+-------+-------+
| u1    | asfda    | Minha regiao    | limitado@dominio.com | regiao | 1      | a     | pop   |
| u2    | asdf     | Eu sou o cara   | master@dominio.com   | teste  | 7      | b     | blues |
| u3    | sadfsadf | Qualquer nacao  | qqrnacao@dominio.com | teste  | 2      | c     | jazz  |
| u4    | kjhkj    | Todas as tribos | tribos@dominio.com   | nada   | 6      | d     | metal |
4 rows in set (0.00 sec)

mysql> select * from jovens;
+----------+----------+------------------+--------+----------------------+----------+---------+-------+-------+
| id       | nome     | endereco         | regiao | email                | telefone | celular | nacao | tribo |
+----------+----------+------------------+--------+----------------------+----------+---------+-------+-------+
| 00000001 | Fulano   | Rua dos bobos, 0 | teste  | teste@teste.com      | 11       | 22      | a     | metal |
| 00000002 | Ciclano  | Av principal, 1  | essa   | email@teste.com      | 11       | 22      | a     | pop   |
| 00000003 | Beltrano | Lugar nenhum     | regiao | beltrano@teste.com   | 11       | 22      | a     | pop   |
| 00000004 | Teste    | asdf             | nada   | asdfasf@asdfadsf.com | 11       | 22      | d     | pop   |
| 00000005 | Aquele   | asfdasdf         | teste  | asdf@tasdf.com.br    | 11       | 22      | a     | jazz  |
| 00000006 | Mais um  | 2345sdfgsaf      | teste  | asdf                 | 11       | 22      | e     | jazz  |
| 00000007 | Mane     | asdf             | nada   | adsf                 | 11       | 22      | h     | samba |
7 rows in set (0.00 sec)

Como o usuário "u2" tem acesso 7 ele pode enviar para todo mundo:

mysql> select u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao", u.`tribo` "usuario_tribo", j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` "jovem_tribo" from `users` u join `jovens` j on ( ( ( u.acesso & 1 ) OR ( j.regiao = u.regiao ) ) AND ( ( u.acesso & 2 ) OR ( j.nacao = u.nacao ) ) AND ( ( u.acesso & 4 ) OR ( j.tribo = u.tribo ) ) ) where u.login = 'u2';
+-------+---------------+----------------+---------------+---------------+----------+----------------------+--------------+-------------+-------------+
| login | nome          | usuario_regiao | usuario_nacao | usuario_tribo | jovem    | email                | jovem_regiao | jovem_nacao | jovem_tribo |
+-------+---------------+----------------+---------------+---------------+----------+----------------------+--------------+-------------+-------------+
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Fulano   | teste@teste.com      | teste        | a           | metal       |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Ciclano  | email@teste.com      | essa         | a           | pop         |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Beltrano | beltrano@teste.com   | regiao       | a           | pop         |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Teste    | asdfasf@asdfadsf.com | nada         | d           | pop         |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Aquele   | asdf@tasdf.com.br    | teste        | a           | jazz        |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Mais um  | asdf                 | teste        | e           | jazz        |
| u2    | Eu sou o cara | teste          | b             | blues         | Mane     | adsf                 | nada         | h           | samba       |
7 rows in set (0.00 sec)

Mas o usuário "u1" só pode enviar emails para jovens da mesma nação e tribo porém para qualquer região:

mysql> select u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao", u.`tribo` "usuario_tribo", j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` "jovem_tribo" from `users` u join `jovens` j on ( ( ( u.acesso & 1 ) OR ( j.regiao = u.regiao ) ) AND ( ( u.acesso & 2 ) OR ( j.nacao = u.nacao ) ) AND ( ( u.acesso & 4 ) OR ( j.tribo = u.tribo ) ) ) where u.login = 'u1';
+-------+--------------+----------------+---------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------------+
| login | nome         | usuario_regiao | usuario_nacao | usuario_tribo | jovem    | email              | jovem_regiao | jovem_nacao | jovem_tribo |
+-------+--------------+----------------+---------------+---------------+----------+--------------------+--------------+-------------+-------------+
| u1    | Minha regiao | regiao         | a             | pop           | Ciclano  | email@teste.com    | essa         | a           | pop         |
| u1    | Minha regiao | regiao         | a             | pop           | Beltrano | beltrano@teste.com | regiao       | a           | pop         |
2 rows in set (0.00 sec)

O usuário "u4" tem acesso 6 (4 | 2) então ele pode enviar para qualquer nação e para qualquer tribo, mas da mesma região:

mysql> select u.`login`,u.`nome`,u.`regiao` "usuario_regiao",u.`nacao` "usuario_nacao", u.`tribo` "usuario_tribo", j.`nome` "jovem",j.`email`,j.`regiao` "jovem_regiao",j.`nacao` "jovem_nacao",j.`tribo` "jovem_tribo" from `users` u join `jovens` j on ( ( ( u.acesso & 1 ) OR ( j.regiao = u.regiao ) ) AND ( ( u.acesso & 2 ) OR ( j.nacao = u.nacao ) ) AND ( ( u.acesso & 4 ) OR ( j.tribo = u.tribo ) ) ) where u.login = 'u4';
+-------+-----------------+----------------+---------------+---------------+-------+----------------------+--------------+-------------+-------------+
| login | nome            | usuario_regiao | usuario_nacao | usuario_tribo | jovem | email                | jovem_regiao | jovem_nacao | jovem_tribo |
+-------+-----------------+----------------+---------------+---------------+-------+----------------------+--------------+-------------+-------------+
| u4    | Todas as tribos | nada           | d             | metal         | Teste | asdfasf@asdfadsf.com | nada         | d           | pop         |
| u4    | Todas as tribos | nada           | d             | metal         | Mane  | adsf                 | nada         | h           | samba       |
2 rows in set (0.00 sec)

Acho que é isso...

:P

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.