pslucasps 2 Denunciar post Postado Julho 22, 2009 Bom, venho até vocês pois tenho uma dúvida, na verdade três. A primeira é em relação a registro de domínios. Eu devo usar uma conta no Registro.Br para o registro do domínio de cada cliente ou posso alocar todos em minha conta? A mesma pergunta vale para o provedor de hospedagem. A segunda pergunta é em relação ao pagamento. Esse pagamento. Eu devo cobrar alguma porcentagem adiantada ou posso cobrar tudo no final do projeto? Se o cliente quiser fazer parcelamento eu devo aceitar? A teceira e última pergunta é em relação ao conteúdo. Muitos clientes confundem que programadores web têm a obrigação de além do site criar o conteúdo para ele, mas não é bem assim que funciona não é verdade? Vocês acham que eu devo escrever o conteúdo para esses clientes quando eles pedem ou devo dizer que não e deixar claro que eles são responsáveis por esse conteúdo? Obrigado pelas atenção. ----- Edit: Agora que percebi e acredito que a melhor área para postagem dessas dúvidas e no Brainstrom certo? Caso for se possível peço que alguém mova o tópico. Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Julho 22, 2009 Movido Consultoria http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Brainstorm Bom, venho até vocês pois tenho uma dúvida, na verdade três. A primeira é em relação a registro de domínios. Eu devo usar uma conta no Registro.Br para o registro do domínio de cada cliente ou posso alocar todos em minha conta? A mesma pergunta vale para o provedor de hospedagem. Com certeza o mais interessante para profissionais liberais é fazer com que o cliente faça o cadastro no registro.br e principalmente na empresa de hospedagem, caso você faça no seu nome e a empresa não pague algo? Você terá que pagar. A segunda pergunta é em relação ao pagamento. Esse pagamento. Eu devo cobrar alguma porcentagem adiantada ou posso cobrar tudo no final do projeto? Se o cliente quiser fazer parcelamento eu devo aceitar? Nunca começo nada sem receber algo, e aconselho o mesmo, se o valor do projeto for relativamente alto até parcelo em 3 vezes, mas é raro, normalmente 50% antes de começar e 50% quando termino. A teceira e última pergunta é em relação ao conteúdo. Muitos clientes confundem que programadores web têm a obrigação de além do site criar o conteúdo para ele, mas não é bem assim que funciona não é verdade? Vocês acham que eu devo escrever o conteúdo para esses clientes quando eles pedem ou devo dizer que não e deixar claro que eles são responsáveis por esse conteúdo? Faça um contrato de prestação de serviço, sempre deixo claro os serviços que serão prestados, ficar postando notícias e fotos para os clientes é complicado. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
pslucasps 2 Denunciar post Postado Julho 23, 2009 @quintelab: Muito obrigado. Hoje peguei meu primeiro trabalho como freelancer e já coloquei em prática suas respostas abaixo. Obrigamo mesdo, me ajudou bastante. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites