Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pslucasps

[Resolvido] Freelancer - Programador

Recommended Posts

Bom, venho até vocês pois tenho uma dúvida, na verdade três.

A primeira é em relação a registro de domínios. Eu devo usar uma conta no Registro.Br para o registro do domínio de cada cliente ou posso alocar todos em minha conta? A mesma pergunta vale para o provedor de hospedagem.

A segunda pergunta é em relação ao pagamento. Esse pagamento. Eu devo cobrar alguma porcentagem adiantada ou posso cobrar tudo no final do projeto? Se o cliente quiser fazer parcelamento eu devo aceitar?

A teceira e última pergunta é em relação ao conteúdo. Muitos clientes confundem que programadores web têm a obrigação de além do site criar o conteúdo para ele, mas não é bem assim que funciona não é verdade? Vocês acham que eu devo escrever o conteúdo para esses clientes quando eles pedem ou devo dizer que não e deixar claro que eles são responsáveis por esse conteúdo?

Obrigado pelas atenção.

-----

Edit:

Agora que percebi e acredito que a melhor área para postagem dessas dúvidas e no Brainstrom certo? Caso for se possível peço que alguém mova o tópico. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido Consultoria http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Brainstorm

Bom, venho até vocês pois tenho uma dúvida, na verdade três.

A primeira é em relação a registro de domínios. Eu devo usar uma conta no Registro.Br para o registro do domínio de cada cliente ou posso alocar todos em minha conta? A mesma pergunta vale para o provedor de hospedagem.

Com certeza o mais interessante para profissionais liberais é fazer com que o cliente faça o cadastro no registro.br e principalmente na empresa de hospedagem, caso você faça no seu nome e a empresa não pague algo? Você terá que pagar.

A segunda pergunta é em relação ao pagamento. Esse pagamento. Eu devo cobrar alguma porcentagem adiantada ou posso cobrar tudo no final do projeto? Se o cliente quiser fazer parcelamento eu devo aceitar?

Nunca começo nada sem receber algo, e aconselho o mesmo, se o valor do projeto for relativamente alto até parcelo em 3 vezes, mas é raro, normalmente 50% antes de começar e 50% quando termino.

A teceira e última pergunta é em relação ao conteúdo. Muitos clientes confundem que programadores web têm a obrigação de além do site criar o conteúdo para ele, mas não é bem assim que funciona não é verdade? Vocês acham que eu devo escrever o conteúdo para esses clientes quando eles pedem ou devo dizer que não e deixar claro que eles são responsáveis por esse conteúdo?

Faça um contrato de prestação de serviço, sempre deixo claro os serviços que serão prestados, ficar postando notícias e fotos para os clientes é complicado.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
@quintelab: Muito obrigado. Hoje peguei meu primeiro trabalho como freelancer e já coloquei em prática suas respostas abaixo. Obrigamo mesdo, me ajudou bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.