Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Little Taur

[Resolvido] [Illustrator CS4] Pen tool

Recommended Posts

Olá,

Há a possibilidade de, usando o Pen Tool, adicionar segmentos ou curvas a anchor points intermediários de uma path já existente, sem criar novas paths?

Exemplo: suponha que eu vá desenhar com o Pen Tool uma linha oscilante que represente um caule de uma folha de palmeira, e nele existam vários anchor points, já previamente adicionados por mim, de modo que eu possa traçar ramificações a partir dessa linha. O que eu não quero é que a cada ramo criado com o Pen Tool ele crie uma nova path. Não! Quero poder adicionar linhas ou curvas (usando o Pen tool) a partir de pontos intermediários do path original, incrementando-o. Sei que é possível continuar paths pelas extremidades, pois o PenTool mostra uma barra (/) associado ao ícone da Ferramenta Caneta e o segmento original é aumentado sem o custo de criar nenhum novo path pra isso. Posso repetir essa façanha com os anchor points intermediários :P?

Observem que eu também não quero aqui combinar paths com overlaps e joins, pois isso tornaria o processo mais trabalhoso.

Lembro que vi uma solução pra isso, mas foi há uns meses atrás quando mexi no Illustrator pela primeira vez e não tinha dado continuidade no programa e, desde que voltei a usá-lo, não consigo mais encontrar respostas satisfatórias na net para este problema. Espero que possam me ajudar. Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movendo tópico:

De: Photoshop http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Criação Vetorial

---

Não entendi direito sua dúvida, você fez uma linha e quer adicionar nós nela? Isso se faz com a Pen Tool mesmo, clicando onde você quer o novo nó...

Compartilhar este post

Link para o post

Movendo tópico:

De: Photoshop http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Criação Vetorial

---

Não entendi direito sua dúvida, você fez uma linha e quer adicionar nós nela? Isso se faz com a Pen Tool mesmo, clicando onde você quer o novo nó...

Não, os nós eu já adicionei. Quero que a partir de um nó intermediário eu continue desenhando com o Pen Tool, sem que isso crie uma nova path. Pense que foi desenhado uma curva com o pen tool. Nela, além dos dois pontos que representam suas extremidades, você adicionou 3 nós internos. ok! Vamos agora, A PARTIR DESSE NÓ INTERNO, clicar com a ferramenta pen tool em cima do nó e fora dele, de forma a fazer uma ramificação. Se isso for feito apenas usando o pen tool, eu terei duas paths. Mas eu não quero isso! Quero poder ir incrementando o esqueleto inicial do desenho (linha preta da figura abaixo), aumentando a única path que pretendo manter no palco. Tinha um atalho que resolvia essa situação, e permitia fazer o que eu queria sem ter que recorrer a joins entre paths, que é um negócio chato, mas não lembro qual :S... Abaixo segue uma ilustração tosca :P feita no paint, pois não tenho acesso ao Illustrator agora.

Imagem Postada

http://picasaweb.google.com/tftc05/Ilustracao#5362008433846666082

Compartilhar este post

Link para o post

uma solução util para o seu caso é você fazer dois paths e transformar em path composto

para fazer isso é assim:

seleciona os dois paths criados, clica com o botão direito e seleciona "Make Compound Path".

Obs: fiz isso no Illustrator CS3 em ingles nao sei se no CS4 existe esta opção.

Compartilhar este post

Link para o post

ah simm, agora entendi.

Bom, eu trabalho com vetores no corel, e sei que lá não é possível fazer isso, é possível combinar os objetos, mas não transformá-lo em um somente...

Isso pode ser feito com um pouco de gambiarra, observe o gif que fiz:

Imagem Postada

(pra clicar em cima do nó sem deletá-lo, criando outro nó em cima de outro, segure shift)

Compartilhar este post

Link para o post

pensei nisso mesmo, mas se ele quiser pode fazer essa "gambiarra" que você mostrou, tambem fica bom.

uso muito isto :P

Compartilhar este post

Link para o post

Gambiarra aceita :-)!

Tô apenas há alguns dias no fórum, mas já deu pra perceber que esse Pablo é mestre em suas explicações simplificadas em gif... você é o único moderador do "Criação Vetorial", man?

Bom, acho que a solução era essa mesmo e, como estamos em plano virtual, minha forma de premiá-los pela dedicação nas respostas vai nesse joguinho aí que teve, pelo menos o título, a ver com a solução (viagem! :P ), espero que não conheçam e gostem, pq ele não é novo...

http://armorgames.com/play/1846/shift-3

Vlw galera! Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Tô apenas há alguns dias no fórum, mas já deu pra perceber que esse Pablo é mestre em suas explicações

eheheh o Pablo é fera mesmo.

Bem vindo ao fórum

você é o único moderador do "Criação Vetorial", man?

Não tem muitos outros moderas por aqui

...minha forma de premiá-los pela dedicação nas respostas...

estamos aqui pra isso http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Muito fera esse joguinho :P

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.