DCD 1 Denunciar post Postado Agosto 7, 2009 Olá pessoal, Encontrei este foro de programação de que gostei mesmo muito. Porque já encontrei aqui ideias bastante interessantes e soluções para alguns problemas achei por bem pedir à comunidade algumas críticas a um projecto a que tenho dedicado algum tempo. Trata-se do seguinte... Um gestor de banco de dados MySQL muito ao género do phpmyadmin mas que o ultrapassa porque permite definir os relacionamentos entre tabelas ao género access, além disso permite criar os formulários de forma dinâmica (tal como o access) para manipulação dos dados das tabelas. Na práctica acaba por ser um GDI para MySQL. O objectivo é poder criar de forma bastante rápida portais de documentação contabilística, fiscal e de gestão para pequenas e médias empresas. Desta forma, a título de exemplo, suponhamos que existe um formulário que permite criar uma factura ou uma encomenda, o sistema (ou portal) deverá automáticamente considerar o documento na contabilidade da empresa. Os objectivos do projecto são vários, essencialmente custos, versatilidade e deslocalização: - Diminuir considerávelmente os custos de manutensão e de software para as pequenas e médias empresas, uma vez que se torna perfeitamente viável user postos de trabalho com sistemas operativos freeware; - Diminuir consideravelmente os custos de deslocação de técnicos uma vez que o sistema de informação pode estar localizado num servidor de uma empresa fornecedora do serviço de alojamento e gestão do portal; - Porque o sistema é muito ao género de ferramentas mais poderosas que o access, e naturalmente muito mais caras como é o caso Oracle procura-se ter um conjunto de sistemas mais ou menos adaptados a vários sectores de actividade e porque se pretende um sistema de gestão de banco de dados dinâmico permitirá adaptar sistemas existentes às particularidades de cada empresa. Desta forma pretende-se chegar ao "paleto por medida" a preços muito inferiores ao que é normal. Os resultados: Essencialmente 1 que vale especificar, um formulário de criação de uma factura leva neste momento mais ou menos 15 a 20 minutos a criar. Ponto da situação: - Está a criar e a manipular as tabelas do banco de dados; - Está a armazenas as relações entre tabelas e campos das tabelas; - Está a criar os formulários individuais e listagens de dados para criação de novos lançamento e edição de dados existentes; - Em desenvolvimento - criação de formulários do género Master-Detail onde são especialmente utilizadas os relacionamentos entre tabelas e campos de tabelas criados na área design do banco de dados. Este é o projecto em que estou a trabalhar. Com o descrito ficam certamente muitas coisas por descrever mas acho que dá uma ideia geral do que estou a fazer e já permite alguma reflexão sobre esta questão. Gostava então de receber algumas críticas construtivas sobre tudo isto. Aquele abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DCD 1 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 Estou atónito com a falta de feedback! Ou eu não consegui explicar o que é tudo isto ou é mesmo desinteresse. Acredito que seja pelo primeiro motivo uma vez que esta pode ser a solução para uma grande parte dos problemas dos programadores PHP e MYSQL. Ficam, no entanto algumas imagens que me parece poderem dar alguma luz sobre o assunto. Na imagem seguinte têm uma perspectiva do gestor de tabelas do banco de dados. Na imagem seguinte uma perspectiva do gerador de formulários com a listagem de facturas. Note que os dados aqui apresentados são dados apenas de teste. Este é o formulário de listagem resultante do gerador de formulários anterior. Na imagem seguinte uma perspectiva do gerador de formulários com o formulário de criação/alteração de facturas. Este é o formulário de listagem resultante do gerador de formulários anterior. Neste momento este tipo de formulários está muito mais desenvolvido ao nível dos campos e do SQL mas como estou em fase de correcção de alguns erros este é o aspecto que neste momento tem. Como indicação de performance, o primeiro formulário demotou cerca de 4 minutos a criar, e o 2º cerca de 15 minutos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DCD 1 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 O gerador de SQL com base nas relações entre tabelas foi deliberadamente excluido das imagens. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites