Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DCD

Projecto de gestor de banco de dados dinâmico

Recommended Posts

Olá pessoal,

Encontrei este foro de programação de que gostei mesmo muito. Porque já encontrei aqui ideias bastante interessantes e soluções para alguns problemas achei por bem pedir à comunidade algumas críticas a um projecto a que tenho dedicado algum tempo.

Trata-se do seguinte...

Um gestor de banco de dados MySQL muito ao género do phpmyadmin mas que o ultrapassa porque permite definir os relacionamentos entre tabelas ao género access, além disso permite criar os formulários de forma dinâmica (tal como o access) para manipulação dos dados das tabelas. Na práctica acaba por ser um GDI para MySQL.

O objectivo é poder criar de forma bastante rápida portais de documentação contabilística, fiscal e de gestão para pequenas e médias empresas. Desta forma, a título de exemplo, suponhamos que existe um formulário que permite criar uma factura ou uma encomenda, o sistema (ou portal) deverá automáticamente considerar o documento na contabilidade da empresa.

Os objectivos do projecto são vários, essencialmente custos, versatilidade e deslocalização:

- Diminuir considerávelmente os custos de manutensão e de software para as pequenas e médias empresas, uma vez que se torna perfeitamente viável user postos de trabalho com sistemas operativos freeware;

- Diminuir consideravelmente os custos de deslocação de técnicos uma vez que o sistema de informação pode estar localizado num servidor de uma empresa fornecedora do serviço de alojamento e gestão do portal;

- Porque o sistema é muito ao género de ferramentas mais poderosas que o access, e naturalmente muito mais caras como é o caso Oracle procura-se ter um conjunto de sistemas mais ou menos adaptados a vários sectores de actividade e porque se pretende um sistema de gestão de banco de dados dinâmico permitirá adaptar sistemas existentes às particularidades de cada empresa. Desta forma pretende-se chegar ao "paleto por medida" a preços muito inferiores ao que é normal.

Os resultados:

Essencialmente 1 que vale especificar, um formulário de criação de uma factura leva neste momento mais ou menos 15 a 20 minutos a criar.

Ponto da situação:

- Está a criar e a manipular as tabelas do banco de dados;

- Está a armazenas as relações entre tabelas e campos das tabelas;

- Está a criar os formulários individuais e listagens de dados para criação de novos lançamento e edição de dados existentes;

- Em desenvolvimento - criação de formulários do género Master-Detail onde são especialmente utilizadas os relacionamentos entre tabelas e campos de tabelas criados na área design do banco de dados.

Este é o projecto em que estou a trabalhar. Com o descrito ficam certamente muitas coisas por descrever mas acho que dá uma ideia geral do que estou a fazer e já permite alguma reflexão sobre esta questão. Gostava então de receber algumas críticas construtivas sobre tudo isto.

Aquele abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou atónito com a falta de feedback! Ou eu não consegui explicar o que é tudo isto ou é mesmo desinteresse. Acredito que seja pelo primeiro motivo uma vez que esta pode ser a solução para uma grande parte dos problemas dos programadores PHP e MYSQL. Ficam, no entanto algumas imagens que me parece poderem dar alguma luz sobre o assunto.

Na imagem seguinte têm uma perspectiva do gestor de tabelas do banco de dados.

Imagem Postada

Na imagem seguinte uma perspectiva do gerador de formulários com a listagem de facturas. Note que os dados aqui apresentados são dados apenas de teste.

Imagem Postada

Este é o formulário de listagem resultante do gerador de formulários anterior.

Imagem Postada

Na imagem seguinte uma perspectiva do gerador de formulários com o formulário de criação/alteração de facturas.

Imagem Postada

Este é o formulário de listagem resultante do gerador de formulários anterior. Neste momento este tipo de formulários está muito mais desenvolvido ao nível dos campos e do SQL mas como estou em fase de correcção de alguns erros este é o aspecto que neste momento tem.

Imagem Postada

Como indicação de performance, o primeiro formulário demotou cerca de 4 minutos a criar, e o 2º cerca de 15 minutos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.