Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alisson Fernando

Arte Digital X Arte Manual

Recommended Posts

Vocês acham que a arte digital já está roubando os campos de atuação dos desenhistas?

Será que ela pode substituir totalmente a arte manual?

Eu particularmente acho que não, alguém tem algo a opinar?

(Se isso já foi discutido anteriormente peço desculpas)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a arte tradicional nunca será deixada para trás, ela é a base de tudo, veja você mesmo assistindo making of de filmes 3D, enfim, todos os personagens são "rascunhados" no papel antes de qualquer coisa.

^^

Compartilhar este post

Link para o post

O homem começou a desenhar desde o Paleolítico Superior (40.000 a.C.) e até hoje vem desenvolvendo esse trabalho com maestria, seja no meio digital ou convencional. Acredito eu, pobre mortalzinha, que a arte digital não vem, senão para acrescentar conhecimento à arte tradicional. Pois, como dizia Lavoisier: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". E a arte faz parte da natureza humana. Então acho que a arte digital é apenas mais uma ramificação da arte tradicional, uma tranformação na forma como representamos visualmente nossas emoções através das artes plásticas, e não uma oponente.

Eu, particularmente, penso como os amantes de disco de vinil, que dizem que o som do disco de vinil é melhor do que o som digital por que as velhas bolachonas tem uma "personalidade" própria. Assim também a arte tradicional desperta mais desejo, curiosidade e amor pois, é possível tocar o material, sentido a textura da tela ou do papel, o cheiro das tintas.

Acho que é isso! Beijinhosss!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a Ananova, não acho que a arte digital vai de confronto com a tradicional ou vice-versa, ao contrário, uma só veio pra acrescentar e facilitar a outra.

Não acredito que uma veio pra substituir a outra, porque até onde eu sei as duas exigem muita habilidade do artista, habilidade esta que é distinta uma da outra. Sempre haverá adeptos da arte digital, assim como da tradicional por questão de preferência. No entanto, hoje não consigo imaginar um artista digital que não tenha uma boa noção da arte tradicional, assim como o uso do computador vem facilitando e muito a criação de desenhos e pinturas mais elaboradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que no meio comercial a tendência é de a arte digital cada vez ganhar espaço, mas tendo sempre um artista, pode ser num tablet comum, num Cintiq ou num "papel eletrônico" do futuro próximo. Ele só tem que se adaptar aos novos instrumentos

A arte tradicional só vai acabar quando todas as pessoas perderem o facínio por ela, o que acho difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a arte tradicional nunca será deixada para trás, ela é a base de tudo, veja você mesmo assistindo making of de filmes 3D, enfim, todos os personagens são "rascunhados" no papel antes de qualquer coisa.

^^

Exatamente isso. Gosto de ver extras de filmes da Pixar, onde mostra o Story Board que é todo o filme desenhado em papel. É apartir disso que o filme é passado para animação digital.

E ai que manual e digital se juntam para formar um só objetivo. Sem duvida que nesse caso um depende do outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um autor chamado Martin Mckenna, ele fala sobre essa relação de arte digital e tradicional no prólogo do livro dele, achei bem interessante. Se você tiver oportunidade ver, o livro chama "Fantasy Art Now", de 2009.

Resumindo o que ele diz, a arte digital é uma adaptação pra mercado, mal interpretada por muitos desenhistas,ela não é exatamente uma substituta, até pq a base das duas artes é a mesma, uma pessoa que não sabe fazer uma aquarela convencional, não vai fazer grandes coisas tb numa aquarela digital.

Alias, o livro todo é bem legal, recomendo hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.