Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

scorpio

China recua oficialmente em planos de filtro para internet

Recommended Posts

China recua oficialmente em planos de filtro para internet

'Greem Dam' seria instalado para bloquear 'conteúdo impróprio'. EUA testam projeto para burlar censura na web de China e Irã.

 

A China confirmou seu recuo quanto ao plano de pré-instalar o controverso software de filtragem de internet "Greem Dam" em todos os computadores pessoais vendidos no país. O filtro, porém, ainda deve ser adotado nas escolas e nos cibercafés.

 

Li Yizhong, ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, disse na quinta-feira (13) que a revelação em junho de que havia planos de instalar o software em todos os computadores --causadora de fortes protestos internacionais-- "não havia sido suficientemente ponderada".

 

"Nós respeitamos plenamente a liberdade de escolha de todos, e de forma alguma forçaremos a instalação nos computadores de todos os consumidores", disse em entrevista coletiva em Pequim.

 

"Mas ainda instalaremos o software nos computadores de escolas, cibercafés e locais públicos", afirmou.

 

O governo da China usa os controles sobre a internet para prevenir o acesso de seus cidadãos a informações on-line que considera moralmente corruptoras ou politicamente delicadas, ou para controlar tendências potencialmente desestabilizadoras, como um nacionalismo fervoroso.

 

A China tem cerca de 300 milhões de usuários de internet. Aproximadamente 42,6 milhões de computadores pessoais deve ser vendidos no país neste ano, segundo a empresa de pesquisa Gartner.

 

 

Driblando a censura

 

O governo dos Estados Unidos está testando, em segredo, uma tecnologia na China e no Irã que deixa os residentes daqueles países burlarem as telas montadas por seus governos para limitar o acesso a notícias na internet.

 

O sistema de "feed por email" (FOE, em sua sigla em inglês) envia notícias e dados através de tecnologia que evita os protocolos de verificação de regimes restritivos, disse Ken Berman, chefe de tecnologia da informação do Conselho de Diretores de Radiodifusão do governo dos EUA, que está testando o sistema.

 

Os mecanismos de publicação de notícias são enviados através de contas de e-mail, incluindo os serviços do Google, da Microsoft e do Yahoo.

 

"Temos pessoas testando o sistema na China e no Irã", disse Berman, que tem uma agência que administra o serviço de notícias Voice of America. Ele deu poucos detalhes sobre o novo sistema, que ainda está na fase inicial de testes.

 

A internet se tornou uma ferramenta poderosa para cidadãos de países onde o governo censura a mídia regularmente, possibilitando que descubram e reajam a importantes eventos sociais e políticos.

 

Jovens iranianos usam serviços de rede social como o Facebook e o Twitter, assim como telefones celulares, para coordenar protestos e dar relatos sobre manifestações após a polêmica eleição presidencial do país em junho.

 

Em maio, na véspera do vigésimo aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, o governo chinês bloqueou o acesso ao Twitter e ao Hotmail.

 

Sho Ho, que ajudou a desenvolver o FOE, disse em e-mail que o sistema não pode facilmente ser ajustado para funcionar na maioria de telefones celulares.

 

 

 

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1267615-6174,00-CHINA+RECUA+OFICIALMENTE+EM+PLANOS+DE+FILTRO+PARA+INTERNET.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é um grande avanço na china

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai dar o que falar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mesmo existindo em alguns pontos fica mais livre

 

existem filtros por aqui também isso é normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.