montano 0 Denunciar post Postado Agosto 18, 2009 boa tarde, Venho aqui para propor um debate sobre o uso de frameworks para desenvolver sistemas. Na minha opinião, é sempre bom desenvolver com o auxilio de uma ferramenta (cake, zend, smarty e muitas outras), isso nos da mais agilidade, facilidade, aproveitamento de codigo. Para uma empresa isso é muito bom pois tempo afinal é dinheiro. Mas isso acaba criando desenvolvedores que nao sabem mais pensar por eles mesmos? trabalham em um grande empresa onde um analista passa a visao do negocio e seus casos de uso, e o "Pião" mete a cara em uma ferramenta que a empresa utiliza, montando codigos como se fosse um "Lego", "quebra cabeça". No final de tudo voce nao sabe mais a essencia da linguagem e sim como usar um framework da empresa, causando muitos paradigmas onde voce faz porque alguem mando fazer, sem saber para que serve. seria bom somente para desenvolvedores com um conhecimento amplo na linguagem PHP? e o mesmo nao deveria produzir seu proprio framwork? É possivel você desenvolver em MVC sem o uso de framworks e templats? Agradeço a atenção, estou em duvida se vale ou nao aprender a fundo esse tal de "framework" abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eibon 2 Denunciar post Postado Agosto 18, 2009 seria bom somente para desenvolvedores com um conhecimento amplo na linguagem PHP?Eu discordo.Te dá certa visão ver como outros desenvolvedores (bons) fazem as coisas.Você pode se surpreender as vezes.Mas claro...você tem que ter um bom conhecimento da linguagem e o que foi usado.--- e o mesmo nao deveria produzir seu proprio framwork?É muito interessante e bom sim,mas eu não acho que seja uma obrigação.Eu já fiz o sketch e algumas completas várias vezes,sempre usando conceitos que vem a minha mente ou coisas que observei em outros códigos e achei interessantes.--- É possivel você desenvolver em MVC sem o uso de framworks e templats?É possivel sim,mas eu não curto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Will Fernando 2 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 e o mesmo nao deveria produzir seu proprio framwork?concordo com o eibon .. principalmente é bom para estudar mesmo se dpois você nem vai utilizar :P .. faz o seu... posta aqui no forum e a galera vai dando palpites e opiniões assim é possivel você ir vendo oque pode ser melhorado ^^ quanto a questao tda dos frameworks .. penso igual a respeito de classes prontas, dreamweaver etc.. eu acho que é bom utilizar sim .. desde que você saiba oque ta fazendo .. para nao peder o "dominio" .. tipo "bah mas pq tem se ser feito dessa maneira ?" resposta comun "nao sei ... mas tem que ser assim pra funciona" ¬¬ valww =] Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eibon 2 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 dreamweaver não...plz...=x e github rula...xP Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 Nao acho uma boa usar o DW, nunca achei, mas dae me veio a duvida dos frameworks. Me digam sinceramente, muitas vezes voces utilizaram algo do framework sem saber oque fazia o PHP por tras? e ao mesmo tempo se voces sabiam fazer, seria muito mais trabalhoso fazer sem o uso do mesmo? Eibon, voce falo que MVC sem framework, você nao curte, você programa sempre com framework? e se nao programa voce usa que tipo de "padrao", por camadas? ou alguma outra. Agradeço as respostas, acho que é importante antes de começar a estudar a fundo algo, saber se tem algo melhor ou com mais futuro. valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 cada caso é um caso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
eibon 2 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 Me digam sinceramente, muitas vezes voces utilizaram algo do framework sem saber oque fazia o PHP por tras? e ao mesmo tempo se voces sabiam fazer, seria muito mais trabalhoso fazer sem o uso do mesmo?Já usei e até uso frameworks sem entender.No PHP nunca cheguei a esse ponto,por nunca ter feito tarefas muito complexas (além de já ter observado o source-code dele e das extensões dele algumas vezes,e ter um conhecimento relativamente bom na linguagem)...Agora pega o C++ por exemplo,uso a PhysX sem entender bem como funciona.Estou no ensino médio,e ainda sou muito limitado em fisica,ai entra a PhysX.--- Eibon, voce falo que MVC sem framework, você nao curte, você programa sempre com framework? e se nao programa voce usa que tipo de "padrao", por camadas? ou alguma outra. Sempre uso esse padrão.E não vejo problemas em desenvolver sem usar uma framework,o que eu não curto é desenvolver sem um sistema de templates (nem que o mais simples do mundo) e Orientação a Objetos.--- É como o hinom disse,cada caso é um caso.Eu não abomino o uso de frameworks onde o programador não entende bem como funcionam em todo e qualquer caso... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 concorco com td o q você disse, e respondendo a suas perguntas.... seria bom somente para desenvolvedores com um conhecimento amplo na linguagem PHP? poderia tb para um iniciante aumentar seu conhecimento e o mesmo nao deveria produzir seu proprio framwork? como todo tecnico de manutencao fala, eu conheço meu pc pelo barulho q ele faz, seria como ter um filho e conhece-lo, eu desenvolvi meu framework, e sei utiliza-lo perfeitamente, ja tentei varios prontos at o zend e nunca me dei bem... É possivel você desenvolver em MVC sem o uso de framworks e templats? eh perfeitamente possivel....eu desenvolvi o meu, so nao posto ainda pq esta muito interior ao dos mercado, porem tem algumas solucoes q outro nao tem.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 Igor, Meu nivel de conhecimento ainda é baixo, quais sao os pre-requisitos para desenvolver um framework? E nao digo somente na linguagem mas em modelagem tambem, design patterns isso tudo sou iniciante. valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 Basicamente, conhecimento em Orientação a Objetos, siglas "OO" ou "OOP" Porém, não precisa necesariamente disso, pois para trabalhar com um framework, basta entender como utilizá-lo, mesmo sem entender da linguagem nativa. Mas para desenvolver um framework, é imprescindível ter domínio sobre a linguagem com a qual deseja trabalhar, entender sobre OOP, MVC, ter lógica de programação apurada, etc.. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Agosto 21, 2009 Poisé hinom, assim meu OOP esta medio, tenho uma boa logica de programação, porem o MVC ainda me confunde, nao consegui achar um material correto ainda. Abri um outro Topico sobre MVC para nao mistura os assuntos aqui. valeu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
~TiuTalk~ 7 Denunciar post Postado Agosto 21, 2009 Fonte: Frameworks no PHP: O que, quando, porque e qual? Porque usar um framework de PHP? Os desenvolvedores utilizam frameworks por vários motivos, e o maior deles é para agilizar o processo de desenvolvimento. A re-utilização de código em vários projetos vai economizar muito tempo e trabalho… Isso é garantido pois o framework já traz uma série de módulos pré-configurados (e funcionando) para fazer as mais variadas e comuns tarefas como envio de e-mails, conexão com o banco de dados, sanitização (limpeza) de dados e proteção contra ataques. Estabilidade é outra grande vantagem dos frameworks. A simplicidade, que é um dos grandes “feitos” do PHP, também é o que possibilita inúmeros erros e falhas pelos principiantes… Nem todo código que funciona necessariamente está correto e bem desenvolvido. Quando usar um framework de PHP? Essa é uma dúvida muito comum em todos os níveis de desenvolvimento. Para a maioria dos iniciantes, usar um framework além de ser mais fácil vai ser mais estável, então é bom usá-los sempre que possível. Em contrapartida vários programadores experientes vêem os frameworks como ferramentas usadas pro programadores fracos, que não sabem como criar um código limpo, sólido e seguro. Quando se trabalha com projetos que tem um prazo muito curto (o que eu chamo de “prazo Jack Bauer”) é sempre bom usar um framework, pois ele vai agilizar todo o processo. Outro motivo forte para o uso do framework é que você não está criando “código artesanal”… Há todo um padrão que você deve seguir para que as coisas funcionem, e está tudo documentado e explicado em uma vasta comunidade de suporte. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites