[VAZA] 0 Denunciar post Postado Agosto 18, 2009 Pessoal, eu consigo trabalhar normalmente com MASTER-detail utilizando dbexpress, quando possuo relacionamento 1-1. Dai eu consigo fazer o crud normalmente com esse MASTER detail. Porém, como eu faço para trabalhar utilizando relacionamento 1-N? Um exemplo: Um usuário possui vários contatos dai eu com esse relacionamento, eu poderia fazer um crud dos contatos DO usuário selecionado. Qual a melhor forma de fazer isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Infoloko 0 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 Olá... tem a seguinte forma (se for o que eu entendi...) Você quer fazer as Alterações CRUD em qual tabela? Na master ou na details? Então, para fazer um sql com as duas tabelas e depois fazer as alterações necessárias em uma das duas (não sei se dá pra alterar os valores das duas tabelas (master e datail) ao mesmo tempo...) mas segue... exemplo select usu_codigo, usu_nome , con_codigo, con_nome from usuário inner join contato on (contato.con_usuario = usuario.usu_codigo) Se for essa a tabela e você quer fazer as operações na tabela contatos no provider você vai colocar no evento onGetTableName: procedure TForm1.DataSetProvider1GetTableName(Sender: TObject; DataSet: TDataSet; var TableName: String); begin TableName := 'Contato'; end; E nos providerFlags do ClientDataSet e do DataSet você deve colocar os providerFlags todos como falso para os campos da tabela USUARIO Tente isso... Se for o que eu entendi... Att. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites