Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

db*. SKITH

Sony P-72

Recommended Posts

Olá... ;)

Tem uma Sony P-72 Cybershot, e gostaria que vocês me ajudassem com ela:

- Há alguma espécie de manual para ela?:

- É uma boa câmera, dentro de seus limites?:

- O flash dela é desalhinhado, pois quando se tira foto de algum objeto ou ser, a sombra aparece, e fica muito feio. Tem como consertar isso?

Abraços! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ninja.gif

Algumas obs:

Minha Câmera tem esses negocinhos que eu nem sei pra que que serve:

EV:

-2.0EV

-1.7EV

-1.3EV

-1.0EV

-0.7EV

-0.3EV

-0EV

+0.3EV

+0.7EV

+1.0EV

+1.3EV

+1.7EV

+2.0EV

ISO:

400

200

100

AUTO

:blink: O QUE SER TUDO ISSO?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro db*.SKITH,

Você tem uma boa máquina digital compacta.

Caso você tenha perdido o manual que vem com ela, você pode baixar gratuitamente o manual do atalho seguinte: http://www.iq.sony.com/srvs/sosdocs/defaul...src=sonysupport

Basta digitar no campo Enter Model Number: o modelo DSCP72 que irá aparecer o link para baixar o seu manual.

Pela sua pergunta seguinte, imagino que você nunca tenha fotografado com cameras profissionais e/ou manuais onde pode-se controlar vários componentes da foto.

Claro que isto não é nenhum pecado. Ninguém nasce sabendo e todo dia é um ótimo dia para começar a adquirir novos conhecimentos.

1- EV - Exposure Value > Valor da exposição da foto

O fotômetro da máquina calcula automáticamente qual deverá ser a abertura do diafragma e qual a velocidade do disparador. Ex: 5.6 abertura e 1/60 de velocidade. Este cálculo é considerado pela máquina naquele momento o ideal.

Alguns fotógrafos mais experientes podem querer uma combinação abertura/velocidade diferentes desta medição SEM sair do modo automático.

Esta vontade e/ou necessidade de modificar o padrão da máquina naquela foto é baseado em experiência própria e conhecimentos mais avançados em fotografia.

Baseando-se na tabela indicada por você, caso você deixe no 0EV quer dizer que a camera fará a medição padrão e fará a foto daquele jeito.

Caso se escolha, por exemplo, -1.0EV , quer dizer que a camera fará a medição padrão e depois de obtido o resultado ela irá diminuir a exposição em 1 ponto, isto é a velocidade será maior, logo entrará menos luz na imagem.

Caso se escolha, por exemplo, +2.0EV , quer dizer que a camera fará a medição padrão e depois de obtido o resultado ela irá aumentar a exposição em 2 pontos, isto é a velocidade será menor, logo entrará o dobro de luz calculada automaticamente na imagem.

"Prá quê que serve isto. A máquina não calcula automaticamente?" :(

Esta é a pergunta que todos fazem depois de uma explicação destas.

Serve para compensar os erros ocasionais que o fotômetro comete quando está no modo automático. Lembre-se a máquina calcula tudo baseada em reflequetância de preto 18%, o que dá um cinza claro. Podem ocorre erros quando em situações extremas de contraste e luz.

Ex:

A - Fotografar modelos negros ou grandes objetos escuros.

O fotômetro sempre acha que está faltando luz e aumenta desproporcionalmente o tempo de exposição. Resultado: a foto saí clara demais. Neste caso deve-ser compensar com -2.0EV (por exemplo)

B - Fotografar com fundo muito claro ou modelos super brancos.

O fotômetro sempre acha que tem luz demais e diminui desproporcionalmente o tempo de exposição. Resultado: a foto saí escura em um ambiente totalmente claro. Geralmente a pessoa não entende o que aconteceu de errado. Neste caso deve-ser compensar com +1.0EV (por exemplo)

2 - 400;200;100;AUTO

Isto tem a ver com a sensibilidade do filme. Lembra que cada filme na loja tem um número ASA ou ISO?

ASA 100 - Para dias ensolarados ou fotos sem movimento.

ASA 400 - Para dias nublados, sem luz ou com mais movimento.

Como a sua máquina é digital e não tem filme, isto serve para você calibrar e simular a intensidade do filme. A principal vantagem da digital neste caso é que você pode fazer cada foto com um ISO/ASA diferente o que não é possível fazer com o filme normal em que todas a chapas tem a mesma sensibilidade. É ASA 100 da primeira à última.

Na modalidade AUTO a máquina mesma irá decidir na relação velocidade/abertura/asa qual será a melhor combinação.

3 - Flash desalinhado e sombra aparente.

Realmente eu não entendí o que vem a ser "flash desalinhado". :o

O Flash desta camera é embutido, portanto, fixo e para uma compacta, de muito boa qualidade.

como ele pode estar desalinhado?? Sofreu algum acidente/queda a sua câmera??

Poderia ser mais específico para que possa ajudá-lo???

Quanto à sombra mais forte aparente isto sempre acontece quando:

a - Se está com o modelo muito próximo de fundos como paredes, móveis e fundos opacos

b - apesar de estar afastado dos fundos aparece a sombra: muita luz do flash. Tente mudar o iso/asa do filme ou diminuir a intensidade do flash ou mesmo mudar o ângulo da foto para que a sombra não fique tão pertubadora na imagem.

Com uma câmera DIGITAL você tem agora uma ótima oportunidade de estudar muito os conceitos básicos de fotografia pois NÃO existe custo envolvido. Fotografou baixou no computador olhou, anotou, estudou, pode apagar da máquina e pronto. No modelo convencional : fotografa;revela;amplia;anota;estuda e COMPRA novo filme para começar tudo de novo.

Desculpem-me pelo tamanho da mensagem.

REALMENTE não tem como ajudar um colega fotógrafo com doses de informação homeopáticas. Caso não sejam bem-vindas estas mensagens grandes, por favor srs. moderadores me informem.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

:D Muito Obrigado "Lobão_BH".

Creio que: Fórum=Trocas de experiências; portanto se tem pessoas que sabem, poderiam, como você, ajudar àquelas que pouco ou nada sabem; criando assim oportunidades para esses e desenvolvimento maior na área para aqueles.

P.S. - Em relação ao Flash você tem razão... Não teria como colocar o flash junto com a lente... :blink:

- Cara, curto demais tirar fotos... Mas não sabia o tanto de recursos que esta máquina tinha... Se você tiver mais dicas me mande, ok?

:D :D :D

Abraços e Muito Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro db*.SKITH,

a sua camera é muito versátil.

Segue abaixo um link do manual em português caso seja necessário.

Manual da DSC P32-52-72 em Português/Espanhol

Esquecí de mencionar o manual em português na mensagem anterior. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Ele tem duas versões no mesmo arquivo .PDF , uma em espanhol e outra em português.

Caso você não necessite de manual em português, talvez seja útil para alguém que não tenha um domínio tão bom do inglês assim.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

HaihaiuahIUAHiA...... show de bola a explicação.... só falta pendurar o topico!!!

falows e parabens!!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Caros otavioneto, Betto e Cyber,

muito obrigado pelos agradecimentos tão gentís. :)

A idéia de um fórum é que as pessoas se ajudem mutuamente.

Um dia eu falo algo que sei e ajudo alguém, outro dia pergunto algo e alguém me ajuda.

Assim todos aprendem já que as perguntas e respostas estão aí para todos verem e não em e-mails particulares onde só um pergunta e só um responde. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.