montano 0 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 Boa tarde, tenho uma tb_cidades. e uma tb_cliente, onde tem um campo cod_cidade ( FK ). No meu formulario de INSERT eu tenho um select que me lista as cidades da tb_cidade, ao selecionar uma cidade eu pego o cod dessa cidade e insiro ela no campo cod_cidade da tb_cliente. Minha duvida é, quando eu fazer o select desse campo cod_cidade, ele vai me retornar o codigo ou o nome da cidade? Nao relacionei as tabelas porque nao achei onde no phpmyadmin, e tambem nao achei onde declarar que cod_cidade na tb_cliente é FK, tem como escolha, primary, unique, index. minha tabela é MYISAM. obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alaerte Gabriel 662 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 Bom eu não entendi muito bem, mais tu pode fazer o relacionamento na query com o INNER JOIN. mysql_query("SELECT tabela.campo, tabela2.campo FROM tabela,tabela2 INNER JOIN tabela.campo = tabela2.campo") Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kimura 0 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 Olá montano, Você pode pesquisar sobre: INNER JOIN, LEFT JOIN ou RIGHT JOIN. É o mais apropriado para tua situação. Obs.: Nunca esqueça que as suas tabela deverão ser do tipo INNO DB para tal relacionamento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 Nao tem como fazer isso pelo BD? Quero fazer o seguinte. tb_cidades cod <- 23 cidade <- Sao Paulo tb_cliente cod <- 12 nome <- joao cod_cidade<- 23 Para que quando eu mude digamos: Agora que chamar Sao Paulo de 'SP', nao precise mudar na tb_cliente todos clientes que estavam com cidade = Sao Paulo. Isso pode ser feito direto no BD? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Matias Rezende 50 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 Tópico Movido PHP http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Mysql Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Renan 2 Denunciar post Postado Agosto 27, 2009 não sei se é "muito correto" mudar o valor de chave primária, mas para acontecer o que você está querendo.. você tem que colocar o tipo da tabela como InnoDb.. e criar uma chave estrangeira mais ou menos assim na tabela cliente. ALTER TABLE `tb_cliente` ADD CONSTRAINT `fk_cliente_cidade` FOREIGN KEY `fk_cliente_cidade` (`cod_cidade`) REFERENCES `tb_cidades` (`cod`) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE CASCADE; -- o efeito em cascata fara com que seja alterado tbm os campos de relacionamento Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Agosto 28, 2009 Lucas, Eu estou com um problema de redundancia no meu BD. Preciso fazer isso: |cod |Cidade| |01 |SP | |cod |nome |cidade| |02 |Lucas|01| Para quando eu mudar de SP para Sao Paulo eu atualizar o cadastro do lucas. entende? no momento esta assim: |cod |Cidade| |01 |SP | |cod |nome |cidade| |02 |Lucas|SP| Como eu faço isso? tem como fazer só relacionando campos pelo phpmyadmin ou isso tem que ser programado no meu processo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Renan 2 Denunciar post Postado Agosto 31, 2009 ueh, se você sabe o problema pq não resolve? auhuha o correto é assim: |cod |Cidade| |01 |SP | |cod |nome |cidade| |02 |Lucas|01 | Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
montano 0 Denunciar post Postado Setembro 2, 2009 Lucas, Eu sei o problema, minha duvida era se eu precisava fazer isso programando ou o BD MYSQL, me fornece alguma ferramenta de relacionamento sem precisar ter que por isso na programação. ^^ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas Renan 2 Denunciar post Postado Setembro 4, 2009 Lucas, Eu sei o problema, minha duvida era se eu precisava fazer isso programando ou o BD MYSQL, me fornece alguma ferramenta de relacionamento sem precisar ter que por isso na programação. ^^ faz o código SQL mesmo uahuahua Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites