Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Alano

Aprendiz java

Recommended Posts

Bom, estou começando aprender JAVA e estou com várias dúvidas que os livros não falam e quando pesquiso nada de útil encontro. Confira abaixo algumas dúvidas minhas:

O que preciso saber para aprender JAVA (somente os realmente necessários)

Gostaria de saber o que preciso realmente e necessariamente conhecer para começar a aprender java?

Sugerem alguma IDE rápida e boa? (atualmente uso Net Beans, porém é meio lerda)

Estou procurando uma IDE rápida e boa e de prefêrencia gratuita. Com Syntax Highlighting e depuração de erro.

Como funciona esse negócio de nome do arquivo interfere no código?

Tipo, li que o nome do arquivo deve ser o nome da classe... Acho que é isso :X. Porém, não entedi

Por que no meu Promt de Comando (Windows XP SP3), não possui a função "javac"?

Instalei corretamente tudo e o JAVA funciona. Porém quando vejo nos tutoriais para abrir o promt de comando e compilar o projeto usando (javac) aparece que não é reconhecido pelo sistema.

Grato, e seria apenas isto que estou com dúvida para começar a programar.

Obs: Tenho um conhecimento intermediário em PHP, básico em C++, excelente em Visual Basic, e intermediário em Lógica de Programação.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1-) Bom cara eu recomendo a você baixar umas apostilas da Caelum o conteúdo é otimo.

Uma apostila legal para você começar: http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/

clique no botão lá pra salvar o pdf.

2-) Qnt a IDE n posso dizer muito, como na facu eu uso o JCreator eu n reclamo pq ele você tem q fazer "na unha" digamos, agora outros compiladores como o Eclipse te ajudam muito muito na hora de programar.

3-) Bom posso estar falando besteira, afinal nunca quis saber o pq tbm :s, + se você n colocar o msm nome da erro de q a classe é publica e tal.

4-) Instalo certo? variaveis de ambiente e td certinho?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

O que preciso saber para aprender JAVA (somente os realmente necessários)

• Logica de programação ( estritamente necessário )
  • Orientação a Objeto ( altamente necessário também )
  • Ter alguma noção de como as coisas básicas funcionam ( ex: laços, testes condicionais ... )

Sugerem alguma IDE rápida e boa? (atualmente uso Net Beans, porém é meio lerda)

O notped++. Bem rápido. Mas acho que não tem depuração de erro...

Java é Case sensitive. Ou seja, significa que um programa ou um compilador faz a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Logo, se você irá criar uma classe chamada cliente, o nome do arquivo terá, obrigatoriamente ( pois é da própria definição da linguagem ) que ser o mesmo da classe ( cliente.java ) e com o mesmo case.

Por que no meu Promt de Comando (Windows XP SP3), não possui a função "javac"?

Porque você não setou as variáveis de ambiente do seu sistema operacional. Só por isso. O que você usa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Java é Case sensitive. Ou seja, significa que um programa ou um compilador faz a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas. Logo, se você irá criar uma classe chamada cliente, o nome do arquivo terá, obrigatoriamente ( pois é da própria definição da linguagem ) que ser o mesmo da classe ( cliente.java ) e com o mesmo case.

O nome precisa ser igual quando no arquivo alguma classe for pública. O nome do arquivo deve ser igual ao nome da classe pública. Por convenção o nome da classe inicia-se com letra maiúscula.

Quando um arquivo tiver códigos de classes não públicas o nome do arquivo não precisa ser igual ao nome de alguma classe.

Outra observação é que cada arquivo só pode ter uma classe pública.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.