Hiken 0 Denunciar post Postado Setembro 2, 2009 Eu comecei a mexer na parte de "puxar" dados de um BD pelo Dreamweaver, tipo menu dinâmico, nesta situação: [Menu] • Link 1 • Link 2 • Link 3 *Os links são "puxados" do banco de dados e o seu conteúdo é mostrado numa nova página. Até aí, tudo bem, é algo "básico", pelo que andei vendo. Só que agora eu preciso fazer algo mais complexo: puxar informações por categorias e subcategorias. Vou explicar a situação: i. No site, preciso colocar uma seção chamada "Lyrics", que terá 4 links - um para cada gênero de música. (Estes links eu gostaria de chamar pelo banco de dados.) ii. Cada gênero, por sua vez, terá 'n' artistas (eu também pretendo chamá-los pelo banco de dados). iii. Por fim, cada artista terá suas músicas (cada música seria um registro numa determinada tabela, num banco de dados). iv. No site, eu gostaria que esse esquema funcionasse da seguinte forma: [Página Inicial] | Escolha o gênero | • Gênero 1 • Gênero 2 • Gênero 3 • Gênero 4 *Ao clicar num dos gêneros, o usuário é direcionado à seguinte tela: [2ª Página] | Escolha o artista | • Artista 1 • Artista 2 • Artista 3 • Artista 4 *Ao clicar num dos artistas, o usuário é direcionado à seguinte tela: [3ª Página] | Escolha a música | • Música 1 • Música 2 • Música 3 • Música 4 *Por fim, ao clicar no nome de uma música, o usuário é direcionado à página contendo a sua respectiva letra. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Acho que deu para entender o que eu quero. As minhas dúvidas são: 1. Na tabela das letras de músicas, cada registro (ou seja, cada música) terá, a princípio, dois campos: um para o título e outro para toda a letra da música. Gostaria de saber que outros campos seriam necessários. 2. Quantas tabelas vou precisa criar e com quais campos? 3. Na prática, no Dreamweaver, como eu faço para montar todo esse esquema que mostrei aqui, para "puxar" os dados do BD? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Setembro 3, 2009 Olá.. algumas sugestões: 1ª questão: em principio, p/ facilitar, eu criaria tb os campos artista e genero.. observe que pelo proprio enunciado do seu problema, você precisará dessas informações.. 3. Na prática, no Dreamweaver, como eu faço para montar todo esse esquema que mostrei aqui, para "puxar" os dados do BD? você vai utilizar consultas e filtros no bd; 1 conselho, p/ todo mundo ganhar (bastante) tempo: tente 1º criar 1 pg d busca no teu site; mesmo q você nao a deixe visivel no inicio, é otimo aprendizado p/ você testar no navegador; dpois é só aplicar a mesma lógica p/ outras pgs (no caso dos menus, você vai aplicar parametros aos links q farão parte do menu, em vez d usar campos d formularios, ok?) 1 tuto p/ você verificar: http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/379/1/Criando-uma-busca-com-o-Dreamweaver sugiro q leia c/ atenção e tente colocar em prática; qqer coisa retorne Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hiken 0 Denunciar post Postado Setembro 4, 2009 Li o tutorial, mas não consegui aplicar ao que eu quero. Para ficar mais simples, eu mudei para outra seção - Tutoriais. Criei uma tabela com a seguinte estrutura: id | categoria_tutoriais | nome_tutorial | conteudo_tutorial Inicialmente, ela tem duas categorias - Photoshop e Windows - e 4 registros (cada registro pertence a uma das categorias). O que eu quero é o seguinte: 1. Na página inicial ("tutoriais.php") seja mostrada a lista de categorias existentes. 2. Ao clicar numa das categorias, na página seguinte, mostre os seus respectivos tutoriais. Isso parece ser simples, mas como ainda tô engatinhando nessa área, tô meio perdido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Setembro 4, 2009 Ta.. tente o seguinte: na 1ª pg, crie 1 recordset; na tela q vai abrir você indica: - a conexão q você está usando; - a tabela do banco de dados - clique em "test" p/ testar a conexão; - se estiver ok, clique em ok; no modo Design, clique em Application - Bindings (nos paineis da direita) clique no sinal de mais a dreita do nome do recordset vao aparecer os nomes dos campos da tabela (c/1 raiozinho amarelo à esquerda do nome de cada coluna); arraste o campo dinamico categoria_tutoriais para area de trabalho; selecione e acione Server Behaviors - Repeat region - All records - ok; salve e teste no navegador; crie 1 nova pg, crie o recordset mas em filter selecione categoria_tutoriais, mantenha o sinal de igual a direita e abaixo deixe selecionada a opção "URL parameter" e no campo logo a direita digite uma palavra curta (sugiro "categ" sem aspas); clique em test e no campo "test value" digite o nome de uma categoria; se td ok, clique em ok nessa tela e repita a sequencia da pg anterior (exiba "bindings", arraste p/ a pg os campos dinamicos, acione Server Behaviors - Repeat region - All records - ok). retorne à 1ª pg, selecione novamente, na area de trabalho, o campo categoria_tutoriais clique c/ o botão direito e entre em Make link; no quadro q vai abrir, selecione a 2ª pg, nessa tela mesmo, acione "parameters" no campo da direita, "Name" digite "categoria_tutoriais" (sem aspas) ou clique no raiozinho e selecione o campo; em "value" - atenção: digite "categ" sem aspas. mas veja bem: isso foi 1 aperitivo; tente aprender mais o basico por conta propria, logica de banco de dados, conhecimento da linguagem utilizada e do proprio dreamweaver assim você logo vai estar arrasando, ok? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Setembro 5, 2009 no campo da direita, "Name" digite "categoria_tutoriais" (sem aspas) ou clique no raiozinho e selecione o campo; em "value" - atenção: digite "categ" sem aspas. Opss.. corrigindo: é o contrário: no campo da direita, "Name" digite "categ" (sem aspas) e em "value" - atenção: digite "categoria_tutoriais" - tb sem aspas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hiken 0 Denunciar post Postado Setembro 9, 2009 Cara, muito obrigado pela ajuda! Testei aqui (com alguns ajustes que fiz) e está tudo funcionando perfeitamente, como eu queria! (Aliás, que trabalheira...) Sobre sua sugestão, pretendo segui-la, pois realmente não manjo nada do assunto! Nesse esquema todo, quando fiz, os registros vinham repetidos; aí dei uma fuçada aqui no fórum e vi o comando DISTINCT, e consegui resolver! De quebra, ainda coloquei um "breadcrumb", com base nos parâmetros que você explicou. Um dia ainda chego lá! Mais uma vez, muito obrigado! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fernando C 128 Denunciar post Postado Setembro 9, 2009 Olá.. q bom q deu certo.. sobre Breadcrumb.. pois é.. da 1 pouco d trabalho, sim, mas vale a pena, pq fica bem legal.. [ ] e disponha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites