Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Scaico

[Resolvido] Botoes e formulários

Recommended Posts

Oi galera, tudo bem?

Faz muito tempo que não passo por aqui, mas hoje preciso de uma ajuda.

O que acontece é o seguinte:

Na home do site que estou criando, pretendo colocar uma área com os dizeres:

"Escolha aqui e peça seu orçamento!"

E logo abaixo, um Jump Menu ou algo do tipo com as duas opções de serviços que o cliente faz:

- Eventos Corporativos

- Eventos Sociais

Independente da escolha, o botão "OK" irá enviar para a página "orcamento.php". (Pra ser sincero, nem isso consegui direito... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif )

Contudo, o que eu gostaria era que ao clicar no botão e chegar na página "orcamento.php", a opção que ele escolheu na página anterior já esteja "acionada" no formulário de contato. (Nesse caso, vai ser um radio button).

A forma tosca de se fazer isso seria criando "orcamentosocial.php" e "orcamentocorporativo.php"... Mas eu gostaria que o usuário tivesse a opção de mudar de ideia, entendem?

Bem, espero que tenha ficado claro. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode mandar via url (array $_GET do php), e receber isso tratando na próxima página.

para clicar no OK, e ir.. basta você definir o action do formulário.

Poste o código simplificado do que já fez, com esse formulário.

Compartilhar este post

Link para o post

você pode mandar via url (array $_GET do php), e receber isso tratando na próxima página.

para clicar no OK, e ir.. basta você definir o action do formulário.

Poste o código simplificado do que já fez, com esse formulário.

Na verdade, não existe código simplificado ainda...

O site estava em layout até pouco tempo atrás e eu só estou querendo adiantar essa questão.

Mas basicamente, seria isso:

<form method="post">
  <select id="myselectbox">
    <option value="#"></option>
    <option value="orcamento.php">Eventos Sociais</option>
    <option value="orcamento.php">Eventos Corporativos</option>
  </select>
<input name="botao" type="submit" />
</form>

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade tem bastante coisa errada no teu form... Dá uma estudada no HTML básico e depois vai pro PHP... Veja estes links aqui...

http://www.w3schools.com/TAGS/tag_form.asp

http://www.w3schools.com/TAGS/tag_select.asp

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

Como disse, o formulário não estava pronto ainda. Por isso tem bastante coisa errada. Eu peguei um exemplo qualquer e colei aqui, pois o William havia requisitado.

Obrigado pelas suas sugestões de leitura, mas já dei uma boa estudada no HTML básico e já trabalho na área faz algum tempo. Também não tenho muita intenção de aprender PHP.

Meu trabalho é front-end e qualquer tipo de programação mais complexa que um sendmail aqui na empresa é terceirizada.

Havia postado essa questão no fórum de HTML e CSS, mas ela foi movido para cá, provavelmente por eu ter usado extensão PHP nos meus exemplos e pela sugestão do William conter a array &_GET.

Na realidade, sei que a solução deve ser via PHP.

Enquanto não encontro nenhuma melhor, estou usando o seguinte:

<input name="eventos" type="radio" id="eventos_0" value="social" <?php $eventos = $_GET["eventos"]; switch($eventos)
{ case sociais: echo 'checked="checked"'; break;}?>  />Eventos Sociais

<input name="eventos" type="radio" id="eventos_1" value="corporativo" <?php $eventos = $_GET["eventos"]; switch($eventos)
{ case corporativos: echo 'checked="checked"'; break;}?> />Eventos Corporativos
Com isso, ao entrar em orcamento.php?eventos=sociais o radio button estará checado.

Não acho que seja a melhor solução, pelo pouco que conheço de PHP. Apesar de funcionar.

Mas também não acho necessário contratar um freelance para algo tão simples. Por isso quis contar com a ajuda do fórum.

Se eu fosse alguém que não deu uma estudada no HTML básico e já estava indo pro PHP, acho que já teria ficado satisfeito com essa gambiarra. Mas não estou.

Então se você puder me ajudar, ficarei grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como eu faria...

<form method="post" action="orcamento.php">
  <select id="evento">
    <option value="">Selecione</option>
    <option value="sociais">Eventos Sociais</option>
    <option value="corporativos">Eventos Corporativos</option>
  </select>
<input name="botao" type="submit" />
</form>

No que recebe, você faz algo assim...

<input name="eventos" type="radio" id="eventos_0" value="social" <?php echo (isset($_POST['evento']) && $_POST['evento'] == 'sociais') ? 'checked="checked"': ''; ?> />Eventos Sociais

Faz a mesma coisa para o corporativos.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos,

o method="post" não está gerando a URL orcamento.php?eventos=valor

já o method="get" gera.

Por isso, acho que não deu certo quando usei seu código:

<?php echo (isset($_POST['evento']) && $_POST['evento'] == 'sociais') ? 'checked="checked"': ''; ?>

Na realidade, meu form está exatamente igual ao que você sugeriu, apenas com o method="get" e com classes pra estilização.

Como na essência, o seu código serve para o mesmo motivo que o que eu usei (definir qual radio deve ser marcado), ha alguma diferença entre eles?

E no final, essa solução é errada? É uma gambiarra?

Compartilhar este post

Link para o post

o method="post" não está gerando a URL orcamento.php?eventos=valor

já o method="get" gera.

Por isso, acho que não deu certo quando usei seu código:

Sim, porque usando o método post, o valor de eventos vai por $_POST e não por $_GET. Recebendo como eu coloquei e colocando o método post vai funcionar. Quando gera a url orcamento.php?eventos=valor é porque foi por $_GET. Aí eu pergunto. Precisa?

E no final, essa solução é errada? É uma gambiarra?

Não. É a solução correta para o desenvolvimento procedural.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.