Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Eu sou meio leigo em algoritimos e queria pedir ajuda de vocês do forum. Como faço para resolver essas estruturas de decisão? 1.Fazer um algoritmo que entre com um número e imprimir uma das mensagens: maior que 20, igual a 20 ou menor que 20. 2. Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor que 20; caso contrário, o lucro será de 30%. Fazer um algoritmo que obtenha o valor do produto e imprimi o valor venda de acordo com as regras acima. 3. Faça um algoritmo que leia a idade de uma pessoa e informe sua classe eleitoral: não eleitor (abaixo de 16 anos), eleitor obrigatório (entre 18 e 65 anos) e eleitor facultativo (entre 16 e 18 anos e acima dos 65 anos) 4. A confederação brasileira de natação irá promover eliminatórias para o próximo mundial. Fazer um algoritmo que receba a idade de um nadador e imprimir a sua categoria segundo a tabela a seguir: Infantil A 5-7 anos Infantil B 8-10 anos Juvenil A 11-13 anos Juvenil B 14-17 anos Sênior Maiores de 18 anos 5. Fazer um algoritmo para entrar com o salário de uma pessoa e imprimir o desconto do INSS segundo a tabela a seguir: Menor ou igual a 600 Isento Maior que 600 e menor ou igual a 1200 20% Maior que 1200 e menor ou igual a 2000 25% Maior que 2000 30% 6. Escreva um algoritmo que leia uma quantia inteira N, e determine a quantidade mínima de cédulas de R$ 500, R$ 100, R$ 50, R$ 10, R$ 5, R$ 1 necessárias para pagar exatamente a importância dada pelo inteiro N. Por exemplo, se a importância a pagar for R$ 309 então o algoritmo deverá imprimir: 3 cedula(s) de R$ 100 1 cedula(s) de R$ 5 4 cedula(s) de R$ 1 7. Um hotel que recebe hóspedes em regime de pensão completa tem preços diferenciados por idade e sexo conforme está indicado abaixo: PREÇOS EM REAIS POR IDADE E SEXO até 12 anos de 12 a 55 anos mais de 55 anos FEMININO 20 50 40 MASCULINO 20 60 45 Faça um algoritmo que primeiro pergunte a idade do hóspede e depois, somente se for necessário, o sexo, para em seguida fornecer o preço da diária. Muito Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Bom lição de ksa ninguém vai resolver para você camarada. Podemos te orientar, + antes temos que ver seus esforços, vou fazer a primeira pq é relativamente fácil e tenho ctz q conseguirá resolver as próximas. Inteiro num; Leia num; Se (num > 20) Então Escreva ("Maior que 20"); Senão Se (num < 20) Então Escreva ("Menor que 20"); Senão Escreva ("Igual a 20"); Fim_Se Fim_Se []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Opa vlw por me orientar vou tentar fazer aqui e posto ai você ve se está certo e obrigado por me ajudar. Grande abraço Exerc 2 Algoritmo Lucro int num inicio Escreva "número" Leia num Se (num < 20) Então Escreva "Lucro de 45%" se não (num > 20) Então Escreva "Lucro de 30%" fim_se fim_se Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Bom a 2 é para imprimir na tela o valor q o produto ficará algo + ow - assim: se (num < 20) então valor <- num + (num * 0.3); senão valor <- num + (num *0.45); fim_se Escreva (valor); []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Algoritmo Lucro int num inicio Escreva "valor" Leia num Se (num < 20) Então valor <- (num *0.3) se não valor <- num + (num *0.45); fim_se É isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Você esqueceu um detalhe. Veja novamente o exemplo q eu fiz pra você desse exercicio! []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Seria isso aqui? Algoritmo Lucro int num inicio Escreva "valor" Leia num Se (num < 20) Então valor <- num + (num *0.3) se não valor <- num + (num *0.45); fim_se estava faltando um num + era isso? 3) Algoritmo eleição int idade inicio Escreva "idade" Leia idade Se (idade < 16) Então Escreva "não leitor" Se não Se ((idade >= 18) ou (idade <= 65)) Escreve "eleitor obrigatório" Se não Escreva "Eleitor Facultativo" fim_se fim_se OBrigado por toda ajuda Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Isso msm! Acho que você já pegou a idéia ;D []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 4) Algoritmo idade nadador int idade inicio Escreva "idade do nadador" Leia idade do nadador Se (idade < 5) Então Escreva "sem classificação" Se não Se (idade <= 7) Escreve "infantil A" Se não se (idade <= 10) Escreva "Infantil B" Se não se (idade <= 13) Escreva "Juvenil A" Se não se (idade <= 17) Escreva "Juvenal B" se não Escreva "Senior" fim_se fim_se fim_se fim_se fim_se É isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Setembro 14, 2009 Você pegou a idéia mas está errando em detalhes, como: - Nome da variável escrito errado. Leia idade do nadador ? - O correto é senao, e não se não - Senao Se (idade <= 7) Cadê o entao ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 os 2 últimos erros eu entendi mas a váriavel eu não entendi por que tá errado. Poderia me explicar? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 Você declarou int idade E depois colocou Leia idade do nadador O correto seria Leia idade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 Nossa obrigado cara eu viajei agora :( Eu pensei que tinha que ser igual o algoritmo nossa sem palavras =z 5) Algoritmo desconto int valor inicio Escreva "o valor do sálario" Leia valor Se (valor <= 600) Então Escreva "Desconto Isento" Senão Se (valor > 600) && (valor <= 1200) Então valor = (valor *0.20) Escreve "Desconto de 20%" Senão se (valor > 1200) && (valor <= 2000) Então valor = (valor *0.25) Escreva "Desconto de 25%" Senão Escreva "Desconto de 30%" fim_se fim_se fim_se fim É isso? E obrigado por me dizer o erro (; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 Você comenteu o mesmo erro ao ler a variável. Altere && por e. Foi você quem fez o 4 e o 5? A lógica é parecida, mas ambos foram escrito de forma diferente. Obs. No número 4, você não informou FIM no final do algoritimo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 sim foi eu sim! é que não estou conseguindo editar lá por isso não arrumei muito estranho não dá para editar nenhum post meu =z Então o erro que eu fiz no 5 seria: 5) Algoritmo desconto int valor inicio Escreva "o valor do sálario" Leia valor Se (valor <= 600) Então Escreva "Desconto Isento" Senão Se (valor > 600) e (valor <= 1200) Então valor = (valor *0.20) Escreve "Desconto de 20%" Senão se (valor > 1200) e (valor <= 2000) Então valor = (valor *0.25) Escreva "Desconto de 25%" Senão Escreva "Desconto de 30%" fim_se fim_se fim_se fim É isso? Você disse que cometi o mesmo erro! o int não está igual o leia?0o Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 No momento em que copiei seu algoritmo você havia postado: Leia o valor do salário. Quando postei a resposta, não vi que você havia corrigido o post. No mais está ok. Obs. é possível editar o post somente alguns minutos após a postagem. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 imprimir o desconto do INSS O interessante nesse algoritmo é você fazer desse jeito: Se (valor > 600) e (valor <= 1200) Então valor = (valor *0.20); Escreva (valor + ", desconto de 20%"); . . . Ou até mesmo mostrar só o valor isso economizaria alguns escrevas; []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hargon 64 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 Bem observado quit. Outra observação, é que você colocou Escreve "Desconto de 20%", o correto é ESCREVA. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Manoel_jrm 0 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 rsrs foi um pequeno erro 5) Algoritmo desconto int valor inicio Escreva "o valor do sálario" Leia valor Se (valor <= 600) Então Escreva "Desconto Isento" Senão Se (valor > 600) e (valor <= 1200) Então valor = (valor *0.20) Escreva (valor + ", desconto de 20%"); Senão se (valor > 1200) e (valor <= 2000) Então valor = (valor *0.25) Escreva (valor + ", desconto de 25%"); Senão Escreva (valor + ", desconto de 20%"); fim_se fim_se fim_se fim Eu pensei que teria que por um valor + lá com o valor = mas fiquei na dúvida mas na verdade é depois do escreva entendi vlw! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Setembro 15, 2009 Já que está começando, desde já aprender a identar seu código. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites