Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Will Fernando

Core 2 Quad

Recommended Posts

perguntin que ta incomodando um monte.. onte eu e um amigo tava falando sobre um PC que ele quer compra que o processador Intel Corel 2 Quad .. entao

eu .. "bahh show imagina 8 nucleos de processamento"

ele .. "nao .. sao 4 nucleos"

eu .. "sim.. 4 nucleos e dois centros .. totaliza 8"

ele .. "nao .. sao 4 nucleos em dois centros"

eu .. "tah mas isso entao nao seria o 2 duo ?"

ele .. "hmm.. sei la"

eu .. "hmm.. pois eh .. tambem nao tenho certeza .. vo pergunta pra galerinha do forum :P"

ele .. "mas eh como eu flwei"

eu .. "vale uma coca ?"

ele .. "opa ^^ beleza"

qm tinha razao ? alquem tinha ? :P

malz se for bestera .. eh que hardware nao eh muito meu forte ^^

valww =]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmm acho que esse links resolve a sua duvida:

http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=200894

Cada pastilha de silício do Core 2 Duo (figura 38) integra doisnúcleos. Processadores de quatro núcleos (Core 2 Quad e Core 2 Extreme)são formados por duas dessas pastilhas integradas no mesmo chip,formando quatro núcleos (figura 39).

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo seu topico me lembrei de um artigo meio antigo do Gabriel Torres e Cássio Lima, falando sobre esse assunto, no artigo diz assim..

Existem duas formas de se fabricar processadores de múltiplos núcleos. Na primeira, também conhecida como “multi-chip”, cada núcleo é cortado de diferentes partes do wafer e então são colocados juntos dentro de um mesmo encapsulamento..

O Pentium D é um excelente exemplo de processador de dois núcleos que utiliza esta implementação. Em processadores que utilizam esta tecnologia quando um dos núcleos do processador precisa falar com o outro, esta comunicação é feita por fora do processador, ou seja, através do barramento local. Além disso, o cache de memória L2 é separado, o que significa que quando um núcleo precisa acessar dados armazenados no cache de outro núcleo, esta comunicação também é feita através do barramento local. Claro que o uso do barramento local não é a melhor opção, já que a freqüência de operação interna do processador é muito maior do que a do barramento local.

A segunda forma de fabricar processadores de múltiplos núcleos é a chamada “monolítica”. Nesta implementação os núcleos já são fabricados em apenas um único chip. Esta é a tecnologia usada pelos processadores Core 2 Duo, por exemplo. Quando os núcleos precisam conversar entre si, esta comunicação é feita internamente sem a necessidade da utilização do barramento local, já que eles foram fabricados utilizando apenas uma única pastilha de silício contendo os dois núcleos e não dois núcleos de diferentes partes do wafer montados juntos, como acontece na primeira implementação que descrevemos acima. Além disso, no processo de fabricação monolítico o cache de memória é compartilhado entre os núcleos. Em termos de desempenho, esta é a melhor opção.

Ja os novos processadores de quatro núcleos da Intel serão fabricados de maneira híbrida. Eles terão dois chips de núcleos monolíticos montados em um único encapsulamento. Isto significa que o núcleo 1 e 2 compartilham o mesmo cache de memória, o mesmo acontecendo com os núcleos 3 e 4. Caso o núcleo 1 ou 2 queria conversar com o núcleo 3 ou 4, ou acessar o outro cache, esta comunicação será feita externamente através do barramento local – que nos primeiros modelos será de 1.066 MHz.

OBS: então retirei algumas informações que podem enriquecer seu conhecimento, e tirar suas duvidas..

Link para mais detalhes. Visão Geral dos Futuros Processadores de Quatro Núcleos da Intel

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.