Leob 0 Denunciar post Postado Setembro 17, 2009 Estou iniciando a programação em C na faculdade e estou aprendendo filas e pilhas e meu professor não é dos melhores então estou com muitas duvidas, baseado em um modelo que achei na net eu criei esses 2 programas que devem ler 5 numeros e depois exibi los, agora vem as duvidas : Neste programa eu só consigo imprimir na tela o primeiro valor da pilha o que eu fiz de errado ? Este é o conceito certo de pilha ? Eu não deveria usar push e pop ? Pilha #include <stdio.h> main() { typedef struct no {int num; struct no *proximo; }tipoNo; tipoNo *topo, *novo, *atual; int a; int i; /* inclui primeiro registro na pilha */ for (i=1;i<6;i++){ printf("digite um numero: "); scanf("%d",&a); novo = malloc(sizeof(tipoNo)); novo->num = a; novo->proximo = NULL; topo = novo; } /* exibe os registros da pilha */ atual = topo; while (atual != NULL){ printf("\n numero = %d ",atual->num); atual=atual->proximo; } getch(); } Fila Esse código aparetemente funcionou mas se vocês pudessem dar uma olhada pra ver se está certo. A mesma duvida do outro exemplo é o conceito certo de fila e eu não precisaria usar insert e remove ? #include "stdio.h" #include <stdlib.h> main() { typedef struct no {int num;/* campo para os dados */ struct no *proximo;/* ponteiro para a proxima celula */ }tipoNo; /* nome do novo tipo de estrutura */ tipoNo *inicio, *novo, *atual; int i; int a; inicio = atual = NULL; for (i=1;i<6;i++) { novo = malloc(sizeof(tipoNo)); printf("digite um numero: "); scanf("%d",&a); novo->num = a; novo->proximo=NULL; if (inicio == NULL) inicio = novo; else atual->proximo = novo; atual = novo; } /* exibe a lista */ atual = inicio; while (atual != NULL) { printf("\n numero = %d ",atual->num); atual=atual->proximo; } getch(); } Desculpem colocar uma duvida tão iniciante aqui, mas é que eu tenho um professor muito ruim e eu já pesquisei bastante material se vocês pudessem dar uma olhada e dar sugestões de como mudar o código ou de material de apoio